terça-feira, 7 de novembro de 2017

Playstation Revival

Aconteceu algo na semana que eu tava jogando o God of War, eu acabei vendo um video no Youtube que passou para outro e para outro, sabe como é, nem sei oque eu comecei vendo mas o que importa é que eu acabei assistindo um video do primeiro Gran Turismo, nossa vc não tem ideia da nostalgia que eu senti vendo esse video, as musicas, os sons, e até o gráfico agora ultrapassado mas que tem uma característica única do jogo.

E aí tem outro detalhe que eu não comentei, pois o vídeo que eu vi tinha uma boa qualidade e a pessoa estava jogando o jogo no PS3. E isso me intrigou muito. O Street Fighter EX como você sabe eu jogo no próprio PSX, porém na minha HDTV de 42", eu a coisa não ficou boa, sério mesmo é bizarro, e não é que a tela muito grande, durante as lutas a tela muda de tamanho, como se fizesse zoom in em alguns stages, e em várias partes as cores ficam piscando, ou como alguns dizem é vazamento de pixels, algo horrível e que não acontecia na minha antiga HDTV LCD de 32". Isso desanimou um pouco.

Depois do vídeo, descobri que nossos PS3 rodam jogos originais de PS1, eu achei que não dava mais desde que eles tiraram a retro compatibilidade, mas foi só sobre o PS2 mesmo. Então até procurei o jogo no ML e no ebay, achei preços razoaveis de 40 reais, mas com 22 de frete, vindos dos States achei por 34 reais e só 9 reais de frete! Vai entender! Porém com risco de taxação na alfandega, então pensei melhor, e baixei a rom mesmo para colocar no emulador do PC, e não é que o emulador está com boa qualidade? Melhorou bastante e nem precisa configurar os plugins como no passado, não é 100% perfeito, mas aonde achei os defeitos pouca importa, como um bug na tela de loading e erros de sobreposição nos replays da corrida, grande coisa, o jogo que importa está ótimo e fica muito bem na HDTV. Então acabei jogando um pouco e matando a saudade. Aproveitei também e fui atrás dos jogos de sk8 do PSX, são jogos que joguei antes de ter um PSX e sempre ficava com dúvida de quais jogos eu realmente joguei e ou fechei, e tirei essa dúvida, além de jogar um pouquinho.
O que eu sei é que deu uma vontade de jogar mais o PSX, mas calma não tô tendo nenhuma idéia maluca pra encher mais nossa cuca, é uma coisa bem light.

Depois de ver que o PS3 roda PS1 e desistir de comprar o GT, a primeira coisa que eu fiz foi procurar aquele CDzinho maneiro de demos do PS1, o único original que eu tinha, infelizmente não achei, pode estar lá na casa dos meu avós ou sei lá, mas uma hora vou achá-lo para testar no PS3. E essa é minha idéia.

Como eu não achei meu CD, baixei uns 2 ou 3 desses CD de demo no Emuparadise, que aliás tem um monte lá, e joguei no emulador, achei mó barato, e por incrível que pareça vi alguns jogos ali que eu jamais tinha visto no PSX, nem de nome, nem de foto/vídeo, e não foi só 1 ou 2, jogos praticamente esquecidos com o tempo, e joguei alguns joguinhos que achei que não ia gostar mas acabei gostando de jogar, bem maneiro. E minha sugestão é essa:

Colocar um cd de demo de nossa escolha na próxima Wave, não nessa porque tem o Sherlock, você tinha um desses se eu não me engano então sabes como é simples o gameplay, afinal fechar um demo é normalmente uma baba, eu sempre quis jogar as outras versões desses discos, os que mais tem são esse Interactive CD Sampler Disc/Pack e o da Official Playstation Magazine, e dá pra ir jogando em sequência se for legal. E tudo no emulador. O que achas?

14 comentários:

  1. O que eu esqueci de comentar sobre o GT, eu joguei muito o primeiro, menos o segundo, bastante o 3 e o 4, e moderadamente o 5 e o 6, mas nunca voltei em nenhum momento par rejogar os antigos em nenhuma versão, então foi muito legal jogar o GT1 de novo, e pretendo continuar jogando aos poucos, afinal eu nunca fui muito longe nesses jogos, nunca os fechei, com exceção de um final no GT5 eu acho, porém provavelmente o GT1 foi oque eu mais explorei e com certeza por mais tempo, afinal ralei muito pra aprender a jogar na época.
    E ainda descobri que o Modo Arcade tem objetivo com final e tudo! Eu nem sabia disso, nunca dei muita bola pro Arcade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, eu lembro que eu gostava mais do modo arcade até, se não me engano liberava pistas para jogar de 2 nesse modo.

      Excluir
    2. Sim, libera pistas e mais carros para o Single e 2-Players, mas que na verdade são as pistas e os carros que estão no Simulation. E pode até ser legal, mas gostar mais que o Simulation acho que é algo inédito, hehe

      Excluir
    3. Acho que gostava mais por ser mais simples e ter as recompensas.

      Excluir
  2. Que massa! Será que Crono Cross roda no PS3 então? =D

    A idéia dos CDs de demo é legal, mas se baixar e gravar roda no PS3?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, sendo original, praticamente todos os jogos rodam, porém o PS1 tem trava de região em quase todos os jogos, se seu PS3 é europeu o jogo de PS1 tem que ser europeu, de acordo com o video que eu vi.

      CD-R acho que não, pois tem que ser original, mesmo sendo um demo.

      Excluir
    2. Hum, a questão então é saber se a troca de CDs funciona, no PS2 acho que não funcionava pro Chrono Cross.

      Excluir
    3. Eu joguei recentemente na versão digital que comprei, e quando acabou o CD1 eu salvei no Memory Card, e ao colocar o CD2, fiz o load do meu save, igual os FF, então não sei porque não funcionaria, talvez não funcione se vc não salvar/carregar o jogo.

      Excluir
    4. Bem, eventualmente vou testar, tenho este e Final Fantasy Chronicles originais. =D

      Acho que o Chrono Cross está até lacrado ainda.

      Excluir
    5. Caraca, dá dó abrir, vc não comprou na PSN? Não tem o demo?
      Eu achei a caixinha do CD demo, mas o CD não tava dentro, devo ter posto um dos tubos ou porta-cd.

      Excluir
    6. Demo do Chrono Cross não tenho não, acho que não comprei na psn, não me lembro agora.

      Excluir
    7. Ah eu quis dizer o CD de demo que vinha no PS1, ele é original. Eu procurei todas as minhas caixas aqui e não encontrei o meu. :(

      Excluir
    8. Ah ta, vou ver se acho o meu no final de semana.

      Excluir
    9. Achei um outro CD de demo, diferente do meu, mas é um original escrito PSOne, coloquei no PS3 e funcionou, muito massa, devia ter descoberto isso antes.

      Excluir