terça-feira, 28 de novembro de 2017

Mudança de foco na LGM

To pensando nisso faz tempo, acho que desde o início do ano. A LGM começou com seu foco voltado mais para jogos / séries antigas. Aos poucos a minha vontade com relação a estas séries foi mudando, e não é que não queira mais jogá-las, pelo contrário, mas tendo em vista que o tempo que tenho disponível é limitado, penso em mudar o foco da LGM.

Meu interesse hoje é maior nos jogos disponíveis no PS3 e PS4. Teve vários indies que tenho interesse em jogar pra valer (maioria no PS4), e tenho uma porrada de jogo em disco no PS3, além dos jogos da Plus e PSN.

Além disso tem dois fatores que ajudam: a comodidade e os troféus. A comodidade principalmente vem da questão dos controles, no PS3 já ta tudo pronto, no PC sempre da algum problema infelizmente. Os troféus talvez nem pesem de verdade, o que pegou pra mim foi quando você apresentou o psnprofiles, é as estatísticas e números que acabaram criando o meu interesse.

Mas veja bem, não quero eliminar os outros jogos da LGM, apenas mudar o foco (talvez permanentemente, talvez temporariamente, só o tempo pode responder). Outra coisa é que uma porção destes jogos estão disponíveis no PS3 / PS4. Por exemplo, tem o mega man legacy collection vol 1 e 2 no PS4, estes jogos estariam dentro do "foco" também.

Então o que estou propondo? Para falar a verdade eu não sei direito também, faz tempo que to pensando nisso, mas não cheguei numa solução definitiva. O que sei é que quero gastar mais meu tempo jogando os jogos dos consoles (PS3 e PS4), sejam eles antigos ou não, porém ter sempre aberto a possibilidade de incluir algo de fora. Na prática talvez isso já esteja se tornando verdade, pois esse ano jogamos bastante via LGM PS3.

Talvez mesclar a LGM PS3 com os jogos dos compostos e ir escolhendo cada wave o que jogar, assim quando der vontade de checar algo, é possível. Nesses casos fica aberto para decidir se pegaríamos o 1o jogo do composto ou se seria livre a escolha do jogo. Poderíamos também incluir algum tipo de "sorteio" como fazíamos na LGM tradicional, mas em vez de sortear compostos, sortearíamos jogos, ou então manteríamos o sorteio de compostos, mas em vez do composto ganhador ser jogado, os jogos dele entram como opção na gama de jogos da nova LGM no estilo LGM PS3.

Em resumo, estou dizendo que minha vontade é de jogar mais jogos no PS3/PS4 e menos fora. Isso pode significar jogar todo 2018 apenas no PS3/PS4, ou não. Por isso queria um sistema que permita pender para um lado ou outro, dependendo da vontade no momento da escolha.

17 comentários:

  1. Vc nem precisava postar isso, ei já percebi há muito tempo sua preferencia no PS3, a favor do PC ou do próprio PS2.
    Eu já estava há meses pensando no próximo passo da LGM, porém eu esperava o fim do Plot que vem se arrastando por causa desse motivo também.
    Por isso que também venho pegando alguns jogos que eu sempre quis jogar fora do PS3, porém eu também não tenho tanto tempo e acabo jogando poucas coisas.

    De qualquer forma, já que vc postou, eu já pensava em ideias de como seria a LGM pós-plot, e teria que ser muito mais específica nos jogos que realmente queríamos jogar, e quanto menos sorteio melhor, no sentido de achar algo em comum, como nas waves que não tem sorteio.

    Eu tb sou a favor de jogar os jogos que temos em disco e na Plus, porém ultimamente devido a perceber que não ia mais ocorrer com a LGM, eu estou com projetos de jogar algumas coisas, eu já postei o PS Revival, e estava há varias semanas para postar oque eu quero fazer, que é jogar meus jogos de PS2, que estão ali estragando e eu nunca nem coloquei no PS2, por exemplo.

    E a LGM, bom o PS3/PS4 hoje já faz parte da LGM também, mas teremos que ser mais precisos nos clássicos, ou usando os collections claro ou ir nos principais, como fizemos quando fomos para Zelda, FF e Mario. E rejogar jogos antigos estou quase eliminando totalmente de minhas listas, a não ser que seja no PS3.

    O nosso próprio desempenho no SF EX, e em alguns outros jogos especificos já demonstrava isso, jogos que eram super cotados pela gente, quase não andam, eu pretendo terminar o plot - logo logo já chega no PS3, e aí pensar em uma forma de reformular de novo.

    Provavelmente seria mesclado com as waves também. Mas isso vc teria que pensar se vc tem vontades em jogos antigos, ou se vc não tem mais interesse neles. Eu por exemplo, me divirto muito conhecendo novos sistemas, como eu fiz com o Amiga CD32.
    E eu quero muito jogar meus jogos de PS2, só não estou jogando porque eu sinto que estou atrasado no PS3, quero liberar mais jogos da Plus importantes e os fisicos também.

    ResponderExcluir
  2. Até o fim do plot, acho que é uma boa hora de repensar o que realmente temos vontades de jogar do que ficou pra trás, sabendo como é degastante um composto. Eu tenho alguns jogos em minha mente, no seu caso eu acho que influenciei muito com vários jogos séries, hoje eu não sei quais realmente vc tem um vontade própria, sem contar Megamans que estão nos collections de hoje. Eu por exemplo, tenho um jogo em mente, Alundra, pois eu tinha e joguei o jogo, e vale a pena tentar jogá-lo até o fim, é um jogo que eu sei que é bom e que ficou pendente, diferente de Alundra 2 que eu nunca joguei, Alundra vc poderia comprar na PSN, não que eu recomente, até pq se vc não conhece o jogo, essa não é a idéia de escolhar, mas é um exemplo pro futuro. Ser bem mais específico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sempre estou aberto a RPGs, no caso do Alundra, digamos que decidimos que o jogo vai entrar na wave 10, o que eu gostaria é que não seja obrigatório o Alundra 2 entrar na wave 11 obrigatoriamente. Pode acontecer, mas teria que ser porque queremos jogar imediatamente, e não por obrigação.

      FYI, eu provavelmente compraria o jogo na PSN se o preço for aceitável.

      Excluir
    2. Ah sim, e não estou com pressa de decidir algo, o plot ainda está ativo, não desisti dele não!

      Só postei mesmo para saber o que você está pensando e ir discutindo com calma como iremos proceder.

      Excluir
    3. Sobre o Alundra 2, é exatamente oque eu quis dizer, se antes ele era incluído por ser da série, hoje ele não tem que entrar só por esse motivo, já que a minha vontade atual é só no Alundra 1 mesmo.

      O que eu estava pensando era isso mesmo, eu já vinha percebido e não tinha como lutar contra, deve ter passado uns 2 anos em que vc claramente não está confortável em jogar no PC ou no PS2, eu já passei por isso quando trabalhava muito e comprei o PS3.

      Excluir
    4. Eu também queria manter o Plot, mas tenho pensado agora, se a gente não pula o EX 2, a minha grande vontade é no grid do EX1, e não muito no EX 2 e muito menos no EX 3.
      Eu sinto na pele oque vc está sentindo com a questão do PS3, no caso do EX1, em que acabei de falar que é minha vontade, mas pelo fato de eu ter que instalar o PS1 na HDTV e depois desinstalar, o fato de o jogo ter ficado horrível, e eu já ter começado no PS1 ~não dá pra começar tudo de novo no emulador, e nem colocar na minha outra TV, pois lá estamos reformulando e tá tudo bagunçado, eu acabo ficando com preguiça de instalar e jogar, e por isso ainda estamos nesse jogo. E uma coisa que agora percebo são os controles, se no meu imaginário eles eram perfeitos no PS1, com certeza não são mais, eu tenho cerca de 6 controles de PS1, e nenhum respondeu bem, ou por falta de precisão no hadouken (fundamental para o grid) ou porque são ásperos e machuca o dedo, então até o Dual Shock 3 faz a diferença nessa discussão, com certeza se tivesse na PSN valeria a pena comprar o jogo no PS3. E é algo que eu fico ligado a partir de agora em jogos de PS1. E porque não ficar de olho no ML ou no ebay se tiver jogo original e barato do PS1.

      Excluir
    5. Devido a forma como esta se arrastando eu estou aberto a qualquer sugestão no plot. Eu tenho curiosidade nesses jogos, mas talvez seja melhor cortá-los mesmo. Sempre podemos usar aquelas ideias de remixes para adicionar no futuro esses jogos que ficaram pra trás.

      Excluir
    6. O principal problema é que está segurando os jogos de PS3, SF3 e SF4, como vc comentou antes, a gente tem que chegar logo neles. Depois a gente acaba comprando o PS4, e esses jogos ficarão encalhados por anos, não duvide disso.
      E na real a questão de plot mesmo, na história do jogo, não há nada que nos prenda, não há nenhum grande mistério, e nada que a gente não saiba para impedir de jogar.

      Excluir
    7. Verdade, é como falei tempos atrás, eu já não ligo mais pra ordem, prefiro garantir esses o quanto antes porque como você falou, nunca se sabe o que vai acontecer no futuro.

      O único mistério é achar uma história coerente! xD

      Excluir
  3. Algumas coisas para deixar mais claro:

    Não quero excluir os jogos antigos, porém criar um novo método (como a wave) para que se desejado jogar apenas os jogos mais recentes por algum tempo seja possível, assim como o contrário. Possivelmente isso vai diminuir a frequência destes jogos antigos, mas não eliminar.

    Mesmo que foquemos mais no PS3 e PS4, vários compostos podem ser jogados ali dentro. Ex: Metal Gear, GTA, Tomb Raider, etc.

    Eu ainda tenho vontade de jogar todos os outros jogos, porém o que não quero mais, pelo menos por enquanto, é jogar vários destes em sequência. Por exemplo, podemos jogar um RPG do SNES, mas não quero me comprometer a jogar toda a série. Idealmente gostaria que jogássemos o jogo X na wave Y, se curtirmos e queremos, na Wave Y+1 incluímos outro jogo da série, caso contrário não há amarras. O sequencia poderia entrar daqui a 3 waves e não haveria problema também, seria algo bem flexível.

    Claro que não to dizendo que isso vale pra tudo, cada série seria um caso específico a ser analisada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, entendi, depois do plot eu já tinha idéias de voltar ao esquema que uma vez pensamos de mini-compostos que eram uma parte do composto, e compostos mistos, como se fosse waves, jogar as séries realmente está inviável, como visto no plot. A diferença é que vc deixa claro que tem ser mais wave, mais livre do que até eu tinha pensando.
      E não tem problema isso, acho que tem que ser assim mesmo.

      Vc disse Tomb Raider? Tem algum collection com os originais, ou vc está se referindo a comprar na PSN?

      Sabe uma coisa que eu esqueci de dizer, e que realmente é muito bom no PS4, há jogos de PS1 e PS2, na forma classic que ganharam troféus, isso só no PS4, como o FF7 por exemplo!
      Eu estou em um momento em que eu quero jogar jogos de Snes que está pendente comigo, e no caso de PS1 e PS2, eu estou muito nostálgico, como vc viu com Gran Turismo e também queria muito jogar Need for Speed. De qualquer forma, são jogos específico, e não a série toda de 50 jogos.

      Eu quero futuramente aí, fazer um post com 10 jogos classicos que tenho vontade de verdade, não estou considerando como vc falou, Metal Gear, GOW, Silent Hill,DMC, pois se está no PS3/PS4 não foi afetado.

      Excluir
    2. É verdade, tem saído alguns clássicos com troféus e isso é bacana. No caso do Final Fantasy 7 eu acho que saiu na steam antes (com troféus) e imagino que eles devem ter relançado no ps4 só adicionando esses troféus da steam.

      Estava me referindo a PSN mesmo, mas se sair uma versão com troféus seria melhor ainda. ^^

      Excluir
    3. Pelo que eu vi na época são trofeus diferentes, não foi algo copiado da steam, foi um lançamento de vários jogos com trofeus no mesmo dia ano passado, até porque na steam é a versão PC da Eidos, e no PS4 é o original PSX. Mas lembro quando saiu a noticia que os trofeus são diferentes da Steam. Infelizmente não são muitos jogos clássicos que possuem trofeus, a não ser em re-releases em HD por exemplo.

      Excluir
    4. Sei que as versões são diferentes, mas me parece trabalho a toa repensar novos troféus em vez de usar a listagem criada anteriormente. Mas melhor pros jogadores, é algo que motiva os viciados a jogarem ambas.

      Excluir
    5. Bom, fui dar uma pesquisada em vez de ficar imaginando aqui, o setlist é parecido com o da Steam, mas com algumas mudanças, até porque a Sony obriga um certo balanceamento em pontos que pode ser diferente da Steam, ou outros ajustes que eles acharam melhor.
      Mas oque me surpreendeu é que a versão do PS4 não é do PS1, e sim do port do PC. =O
      Isso explica outro detalhe, não há jogos de PS1 no PS4!! Nem sem trofeus, e o leitor do PS4 tb não é compatível.
      Na internet alguns dizem que o unico jogo de PS1 no PS4 é FF7, oque seria estranho e agora se explica pelo fato deste FF7 não ser do PS1. Então cuide bem do seu PS3 pra jogar os PSOne Classics, se der vontade!

      Excluir
    6. Interessante. Bem, eu sempre quis fechar o FF7 do PC, se for via PS4 melhor. xD

      Verdade, mais um motivo pro PS3 durar bastante. hehehe

      Excluir
    7. Eu joguei bastante no PC, e te falar, a versão é até pior na minha opinião, a parte mais nítida é na qualidade do audio, no PSX as músicas eram qualidade que vc conhece, mas no PC eram midi, uma grande decepção, entretanto dizem que nesse relançamento da steam eles arrumaram isso, e a grande vantagem do PC eram patches e mods, então dava pra melhoram bastante o jogo original, mas no fim das contas não tinha nada de diferente no jogo.

      Excluir