sexta-feira, 14 de abril de 2017

Impressões Street Fighter II (Arcade)

Achei que já tinha criado este post anteriormente, que pena que não, pois joguei faz um tempinho já.

Para refrescar a memória eu joguei novamente. Pelo que me lembro este é a minha versão favorita entre 2, 2' e 2 Turbo.

É difícil como todas as versões do Arcade, mas é a que achei menos apelona das 3 primeiras. Nessa versão se você conseguir acertar uns 3 ou 4 golpes em um curto espaço de tempo é certeza que o oponente vai ficar tonto, isso ajuda bastante, porém nem sempre da pra atacar rapidamente.

Quando eu joguei para valer eu tinha conseguido fazer bem essa estratégia, porém não me recordo exatamente que sequência de golpes a CPU é mais vulnerável. Talvez envolvesse apenas soco e chute forte, talvez não. Uma coisa que lembro, e acho que que é válido para as próximas versões também é que as vezes a CPU ativa o cheat mode e te agarra ou chuta quando não podia (de costas por exemplo), é meio que um bug do jogo.

Do que posso te falar nessa segunda jogada que dei é que as vezes vale a pena ser agressivo, outras vezes vale a pena ficar defensivo e apenas contra-atacar os ataques aéreos, geralmente depende do oponente. O Zangief me pareceu vulnerável a rasteira forte, porém só joguei com o Guile nessa segunda vez.

Talvez eu volte a fazer mais um jogo ou outro, porém já completei o jogo da outra vez e não quero queimar a boa vontade, já que ainda tem outras versões desse jogo e pelo que lembro o Turbo é beeeem mais difícil. D-:

15 comentários:

  1. Esse SF2 que é super simples, pois não tem combos e nem super e nem nada pelo menos aparenta não ter.
    Mas por trás tem esses fatores, ni fundo tem os combos e tem esses detalhes de tontear ou não, eu não sou bom em explorar isso mas já vi em muitas revistas e até no YouTube jogadores da epoca explicando.

    E o sf2 provavelmente um dos jogos mais debulhados e estudado de todos os tempos possui varios livros de estratégia. Eu sempre comento e vou comentar de novo da revista que eu tinha mostrando como jogar com a chunli enfrentando cada um dos adversários. Vale lembrar qye eu não peguei o boom do SF2, pois nessa época eu só tinha um atari que nem funcionava mais e os Arcades em Floripa era quase zero e como eu era criança muitas vezes nem podia jogar. Então eu via nas revistas e nessa edição eu praticamente decorei as estratégias da chunli por isso quando fui conhecer o jogo já comecei e fiquei com ela pra sempre. Joguei bem pouco do Turbo, joguei aquele fliperama de rodoviária, não tinha dinheiro pra comprar muitas fichas, só comprei duas. E só no Super SF2 aí sim joguei bastante, as as estratégias ainda funcionavam menos nos 4 novos hehehe.

    Nessa revista já dava pra ter uma idéia de como o jogo funciona, como vc comentou sobre a cpu as vezes fazer um golpe inesperado é pq internamente existe algumas prioridades a chunli e o guile tem uma vantagem em agarroes por exemplo q vc tem q tomar cuidado assim como outros tem um soco ou chute, vantagens no aereo ou no anti aereo. E no fim das contas o jogo fica super complexo, isso foi bastante explorado e os pros tem essa noção de pixels e tal. E se for estudar nesse sentido a cpu do sf2 é bem justa a gente que ainda não conhece todas as regras diferente do MK que a cpu resolve ganhar e vc não pode a fazer nada além de descobrir um bug de ficar num canto fazendo algo pra ganhar.

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    1. Em todos os jogos de Street Fighter tem esses esquemas de prioridades e tal, mas nesse jogo tem umas coisas de outro nível, por isso chamei de bug. hehehehe

      Ano passado quando joguei para valer eu tinha formulado alguma estratégia baseada nesse esquema de tontura, infelizmente não me recordo como explorei isso.

      O que posso dizer é que no Champions e no Turbo a dificuldade vai aumentando cada vez mais e fica bem chatinho. O turbo me lembra até um dos Muscle Bomber que gastava 30 fichas e não fechava...

      Porém eu não conheço nenhuma estratégia, se pesquisar talvez fique mais fácil. Mas do ponto de vista de alguém que não tem conhecimento, este primeiro é mais amigável.

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    2. Ah sim, várias dessas coisas que to me referindo foram corrigidas nas versões seguintes! ^^

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    3. Ainda tem o ponto da versão Arcade eu nunca joguei nenhum desses jogos no Arcade com exceção do sf2 original.
      Também não lembro se nessas revistas de estratégia se era pra versão arcade ou caseira, ou até genérica.

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  2. Fui jogar ontem, e nossa como eu tava destreinado.
    Depois de jogar várias versões do Alpha e do EX, eu tinha esquecido a forma de jogar, fiquei indo pra cima que nem um louco e apanhhei bastante, com o tempo fui lembrando como funciona, os golpes tiram muito dano então é mais estratégico que a porra louca do Alpha.
    Entretando os slow-downs me ferraram e decobri que a CPU do SF pode ser tão cheater quando no MK.

    E por essas razões gastei 20 fichas pra fechar com o Ryu. Aí descobri que se usar golpe forte com ele, já era, só de apertar uma rasteira forte a CPU me derruba sem nem mesmo o frame do Ryu mudar de posição, piada!
    Mas então usando golpes médio e fracos a CPU toma na fuça bem fácil. Isso explica muito minha facilidade com a Chun-li, já que a estratégia consiste basicamente de chutes médios e agarrões, mesmo com ela demorei pra engrenar, perdi algumas fichas, mas logo lembrei como devo fazer e aí foi fácil, mas não dá pra errar muito, é interessante ver como é como se fosse outra série.

    Foi estranho sair de um jogo rápido, EX no novo MAME/PC, para esse jogo lento, e isso me fez pensar como não valeu a pena essa sequencia o Plot, baseada no plot, visto que o in-game não mostra nada de útil, é bem decepcionante, só funciona se ficar imaginando que a história está passando, mas em resumo não funcionou. Não é como se fosse Tekken em que é bem perceptível.

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    1. Eu já tava esperando a mudança, então acho que não me impactou tanto. Se pudesse voltar no tempo para mudar algo, eu colocaria a ordem por ano de lançamento, indo dos jogos mais novos na frente (UltraSF4 no caso) e indo pros jogos mais antigos.

      E a CPU usa cheats sim infelizmente.

      Para mim o complicado é que a cada SF2 vai ficando cada vez mais difícil o jogo novo.

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    2. Mas a idéia era boa, os jogos em si é que não corresponderam.

      No SF2 pelo que eu é fácil identificar um padrão para vencer não é como MKII que não tem o que fazer mas vou descobrir ainda, já nos ports não tem isso não,é bem tranquilo fechar.

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    3. O que eu quis dizer, é que indo pelo lançamento do mais novo pro mais velho, teriamos matado os jogos mais "importantes" antes de entrar nas ondas de repetições.

      Não sei, minha memória dos ports não é muito boa não, exceto do super do SNES.

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    4. É mais em relação ao snes que me referi mesmo.^^

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  3. Não sei se é sorte ou azar mas como tem saído bastante draw e double ko desde o início do composto.
    Fiz dois draw nesse jogo e quatro double ko, foram dois na mesma luta com o bison/vega seguidos. Aí perdi pra ele no quinto round!

    Já no EX aconteceu algo diferente tava 1 a 1, 3° round e deu double ko, cada um ganhou um V, ou seja dois a dois mas acabou ali e eu ganhei e passe de estagio. :)

    E jogando agora com o ultimo char no sf2 saiu um hadouken de fogo uma vez, não lembro de ter isso nessa versão.

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    1. Hum, não tenho certeza, acho que desde os alphas eu comecei a ter vários double ko's...

      Massa, acho que não cheguei a ter isso no EX.

      O hadouken de fogo está presente em todos os jogos do arcade eu acho, é meio que randômico, não sei se foi proposital ou apenas um bug, mas fora o fato de ter cor laranja, ele não tem mais nada de diferente. Também fiquei surpreso da primeira vez.

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    2. bug não deve ser, já que o Ryu faz um no final Super Master.

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  4. Finalmente acabei com todos. 174 fichas. Desempenho pífio. Média de 21,75 por lutador, tirando a Chun li todos ficaram ali na casa das 20 fichas.
    Em Porto Alegre a ficha desse jogo era .25 em 2002 mas vou adotar o preço daqui na mesma época que era R$1,50. São R$261,00 gastos... :(

    Eu lembro da época que eu sabia jogar esse jogo, quando criamos esse composto milênios atrás essa série era a principal para jogar e a que eu mais conhecia mas hoje parece que foi em outra vida. O analógico não ajuda muito errar um golpe é fatal e esse é um jogo que eu preciso das setas.

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    1. Wow, fui contar as minhas para comparar e fiz com 80! =D

      Eu até tenho controle de seta para PC, mas mantive o analógico para ficar mais próximo do Arcade, porém também prefiro as setas.

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    2. Bem melhor, pouco menos da metade das minha fichas, vc gastou "só" R$120,00 haha.

      Outra coisa que me atrapalhou muito, e continua me atrapalhando no CE, são os slow-downs, no sentido que as vezes faço um pulo para fazer um golpe e o slow down faz com que o personagem não compute que eu apertei o botão e aí eu pulo e ele não faz nada e acabo sendo acertado.

      Se eu jogar de novo com os chars, vou conseguir melhorar o desempenho, pois perco muito até entender qual a melhor estratégia com e contra cada char. Meu gameply é muito limitado a Chun-li apenas. Já no Super que joguei bastante no Snes eu tenho um bom desempenho com quase todos, pelo menos é isso que eu lembro da época.
      Mas sei lá como vai ser no Arcade também né.

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