sábado, 12 de novembro de 2016

Reta Final Plot - Ordem e Gameplay

Discussão para a ordem a se jogar e forma de jogar os jogos.

Estou pré-montando a ordem com base no modelo que vc fez na lista candidata e partimos daí.

1-Street Fighter Alpha 3
2-Street Fighter Zero 3 Upper
3-Final Fight 3
4-Rival Schools (PSX-US)
5-Street Figther II: The World Warrior
6-Street Fighter II': Champion Edition
7-Street Fighter II' Turbo: Hyper Fighting
8-Street Fighter II: Special Champion Edition
9-Shiritsu Justice Gakuen Nekketsu Seisyun Nikki 2 (PS3)
10-Super Street Fighter II: The New Challengers
11-Super Street Fighter II Turbo
12-Super Street Fighter II Turbo HD Remix (PS3)
13-Street Fighter: The Movie (Arcade)
14-Street Fighter: Real Battle on Film
15-Street Fighter EX (Arcade)
16-Street Fighter EX Plus Alpha
17-Street Fighter EX 2 (Arcade)
18-Street Fighter EX 2 Plus (PSX)
19-Street Fighter EX 3
20-Project Justice (DCT-JP)
21-Pocket Fighters (Arcade & PSX)
22-Street Fighter II Movie (PSX)
23-Ultra Street Fighter IV
24-Street Fighter III: 1st (Arcade)
25-Street Fighter III: 2nd (Arcade)
26-Street Fighter III: 3rd Strike HD Online(PS3)
27-Captain Commando

Primeiro vou focar as repetições:
Seção I: SFII, temos 4 seguidos, sugiro separar o Special.
Seção II: SSFII, 3 seguidos, sugiro separar o HD.
Seção III: EX, 5 seguidos, encaixar jogos neutros entre eles.
Seção IV: SFIII, 3 seguidos, acho que encaixar 1 entre eles.

Umas das opções seria tirar o Special e o HD Remix e colocar entrar os EX, o Captain Commando etre os SFIII, isso resolveria, ficaria assim:
5-Street Figther II: The World Warrior
6-Street Fighter II': Champion Edition
7-Street Fighter II' Turbo: Hyper Fighting
9-Shiritsu Justice Gakuen Nekketsu Seisyun Nikki 2 (PS3)
10-Super Street Fighter II: The New Challengers
11-Super Street Fighter II Turbo
13-Street Fighter: The Movie (Arcade)
14-Street Fighter: Real Battle on Film
15-Street Fighter EX (Arcade)
16-Street Fighter EX Plus Alpha
8-Street Fighter II: Special Champion Edition
17-Street Fighter EX 2 (Arcade)
18-Street Fighter EX 2 Plus (PSX)
12-Super Street Fighter II Turbo HD Remix (PS3)
19-Street Fighter EX 3
...
24-Street Fighter III: 1st (Arcade)
25-Street Fighter III: 2nd (Arcade)
27-Captain Commando
26-Street Fighter III: 3rd Strike HD Online(PS3)

Com alguns jogos neutros como Rival Schools, Pocket Fighters e Movie dá até pra misturar mais, mas parece bom assim.

Outro ponto que vc teria que ver, é PS2, mas parece que só ficou um jogo, SF EX 3, então é só vc se programar na hora que for chegar ele, não sei se a ordem dele iria influenciar em algo pra vc.

Só tomei base na ordem anterior, o que vc tem a dizer?

Gameplay
*Alpha/Zero 3
Vc concordou mas não chegou a discutir sobre o tema, eu fiquei em dúvida quanto ao modo V, recapitulando a sugestão era jogar com um char em um modo no Alpha 3 e joggar no outro modo no Upper, por exemplo: Alpha 3 - Ryu A-Mode, Upper - Ryu X-Mode.
Na minha dissertação eu comentei que o V estava mais próximo do A, então poderia ficar a critério jogar no A ou no V, porém em minha opinião pessoal eu prefiro sempre escolher o A, apesar que em 1 ou 2 personagens eu sei que tem uma leve diferente no modo V.

Outro ponto são os vários modos no jogo que são liberados, Saikyo, Maze, etc. Acho que vamos ignorar tudo isso né?
E pra finalizar, todos os chars tem a opção Classic. =/ Virou balaio.
Será que escolhemos alguns para representar?
Será que fechamos pelo menos uma vez com cada um dos modos para dizer que jogamos tais modos?

Ficam aí essas questões.

*EX
Fica em aberto a forma de jogar o EX1 e EX2 pois teremos 2 versões de cada, é claro que aquele modo de golpes é prioridade pra mim e vou com tudo nesse modo, porém como o Arcade é novidade e no PSX eu já fechei com todos antes, estou pensando em jogar full a versão Arcade e no PSX fechar com os novos e ver o de novo. Principalmente no EX2 que tem novos chars e bem diferentes.
Porém não dá pra cravar esse método pra vc, visto que vc não fechou no PSX, pode ser mais vantajoso justamente o contrário, dar uma passada no Arcade e fechar pra valer no PSX.
Entao acho que podemos deixar meio em aberto, desde que se feche com todos os chars no total, mesmo se for metade/metade, e é claro o modo de golpes, que é um dos momentos que estou esperando nesse composto, se a gente não jogar ao mesmo tempo esse modo perderá toda a graça.

*SF3
Não sei oque fazer, mas estou preocupado com os chars bizarros, como são 3 versões e provavelmente já jogaremos com todos no HD Online, teríamos que jogar o 1st e 2nd de novo, Ryu, Ken e cia não tem problema, mas os bizarros não sei.
Talvez fechar com todos no 1st e no 2nd jogar só os novos e com os jogáveis (Ryu, Ken, Chunli, Gouki, etc), é uma idéia oque acha?
A emulação pode influenciar tb, assim como no EX se uma versão for melhor emulável poderiamos levar em conta tb.

42 comentários:

  1. Sobre a ordem, pensei em algo mais diversificado, como:

    1-Street Fighter Alpha 3
    3-Final Fight 3
    2-Street Fighter Zero 3 Upper
    15-Street Fighter EX (Arcade)
    5-Street Figther II: The World Warrior
    6-Street Fighter II': Champion Edition
    16-Street Fighter EX Plus Alpha
    7-Street Fighter II' Turbo: Hyper Fighting
    8-Street Fighter II: Special Champion Edition
    17-Street Fighter EX 2 (Arcade)
    10-Super Street Fighter II: The New Challengers
    11-Super Street Fighter II Turbo
    18-Street Fighter EX 2 Plus (PSX)
    12-Super Street Fighter II Turbo HD Remix (PS3)
    19-Street Fighter EX 3
    4-Rival Schools (PSX-US)
    13-Street Fighter: The Movie (Arcade)
    9-Shiritsu Justice Gakuen Nekketsu Seisyun Nikki 2 (PS3)
    22-Street Fighter II Movie (PSX)
    14-Street Fighter: Real Battle on Film
    24-Street Fighter III: 1st (Arcade)
    21-Pocket Fighters (Arcade & PSX)
    25-Street Fighter III: 2nd (Arcade)
    27-Captain Commando
    26-Street Fighter III: 3rd Strike HD Online(PS3)
    20-Project Justice (DCT-JP)
    23-Ultra Street Fighter IV

    Subi o EX em vez do Rival Schools devido a quantidade de jogos, assim da para misturar com os SFII melhor. Porém podemos manter essa ordem com o RS antes, ai ficaria:

    1-Street Fighter Alpha 3
    3-Final Fight 3
    2-Street Fighter Zero 3 Upper
    4-Rival Schools (PSX-US)
    5-Street Figther II: The World Warrior
    6-Street Fighter II': Champion Edition
    9-Shiritsu Justice Gakuen Nekketsu Seisyun Nikki 2 (PS3)
    7-Street Fighter II' Turbo: Hyper Fighting
    8-Street Fighter II: Special Champion Edition
    15-Street Fighter EX (Arcade)
    10-Super Street Fighter II: The New Challengers
    11-Super Street Fighter II Turbo
    16-Street Fighter EX Plus Alpha
    12-Super Street Fighter II Turbo HD Remix (PS3)
    17-Street Fighter EX 2 (Arcade)
    13-Street Fighter: The Movie (Arcade)
    18-Street Fighter EX 2 Plus (PSX)
    22-Street Fighter II Movie (PSX)
    14-Street Fighter: Real Battle on Film
    19-Street Fighter EX 3
    24-Street Fighter III: 1st (Arcade)
    21-Pocket Fighters (Arcade & PSX)
    25-Street Fighter III: 2nd (Arcade)
    27-Captain Commando
    26-Street Fighter III: 3rd Strike HD Online(PS3)
    20-Project Justice (DCT-JP)
    23-Ultra Street Fighter IV

    Também passei o Final Fight 3 para entre os dois Zero 3 e passei o IV para depois do 3. Estava pensando e, embora pelo plot o IV venha antes do 3, talvez seja melhor seguir a ordem de lançamento para acompanhar a evolução da jogabilidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei da primeira lista, podemos fazer assim.

      Eu tb concordo em drixar o iV por último. Por varios motivos, por ser o mais recente e por q no fim das contas a gente sabe o nivel dos finais.

      Excluir
  2. Gameplay - Alpha/Zero 3

    Tenho que estudar certinho esses modos X, Y e V. Eu mais ou menos sei as diferenças, mas quero estar 100% certo de como funcionam antes de decidir. Farei isso nos próximos dias para discutirmos as opções.

    A respeito dos modos extras, depende de como eles funcionam. Darei uma estudada nisso também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu comentei um pouco sobre eles nos outros tópicos, mas resumindo i modo X simula o Supe Turbo, jogando vc percebe a falta de alguns counters, defesa aerea etc. Tem mais força e um especial.
      No A é de Alpha e a oq a gente jah conhece com 3 especiais.
      E o V é basicamente o Alpha tb com Custom Combo porém tem mais defesa eenos ataque.
      O saikyo, mazio e o outro muda o balanço de ataque e defesa mas esses modos a divergências sobre oq faz. Vc vai ter q desbloquear esses modos jogando.

      Excluir
    2. Ah tah. Esses últimos achei que eram modos extras tipo survival, time trial, etc. xD

      Excluir
    3. Dei uma lida sobre estes modos (Classic, Mazi e Saikyo).

      Classic é igual ao X, exceto que não tem super e barra de defesa. Não vejo necessidade de jogar.

      Mazi parece interessante (da mais dano, leva o dobro de dano), exceto que "Your opponent only needs to win one round to defeat you". Passo.

      Saikyo é literalmente uma piada. xD Não há nada de positivo. Passo também.

      Excluir
    4. Nossa essa de um round não sabia, é pra ter um desafio a mais, interessante até, mas não pra gente hehehe.

      E o classic, q decepção ser só isso, eu esperava q o char agisse como os EX, se bem q o modo X já tem muito do classic nos golpes basicos.

      Excluir
    5. Me parece que o modo principal mesmo é o A (seguindo a evolução do gameplay dos jogos), então esse vai ser minha prioridade. Então no Alpha 3 PSX acho que o A deve ser o modo.

      No Upper podemos jogar dai com o X ou deixar em aberto entre o X e o V, ai cada um escolhe o que der na telha conforme vai jogando.

      Estou pensando em fechar com os 3 modos com um mesmo personagem num dos jogos também, mas ai vou esperar para ver meu desempenho e isso não precisa virar requisito da LGM.

      Excluir
    6. Pra maioria também, mas o Shin Gouki é basicamente o do modo X, a Classic Chunli também é X, agora eu lebrei que tem alguns chars extras, a verdade Classic Chun-li é do Modo X e não do modo Classic.
      Mas tirando isso o problema é o Upper, a dificuldade dele pelo pouquinho que joguei é bem grande, então melhor pensar em deixar seu melhor personagem+modo para o Upper.

      Vc quer fechar nos 3 modos com apenas 1 char ou com todos?

      Então a sua idéia de A, X e V foge do meu conceito em que X é um modo único então deveria ser jogado, e o A e V são relativamente iguais, por isso X e (A ou V) e não o contrário.

      Excluir
    7. 1 char. Não sou tão louco assim. xD

      O meu conceito é, A é a evolução da jogabilidade, X e V são aberrações adicionadas para fazer volume. xD

      O meio termo parece ser jogar com o A no PSX e com o X no Upper e ignorar o V.

      Excluir
    8. Eu não os vejo assim. Na verdade eles dividiram o q já existia em 3 partes. O V do Custom Combo existe desde o Alpha 1 e o X tem os especiais e movimentos classicos.
      O A não é nenhuma evolução é menos do que tem no Alpha 2.

      Excluir
    9. Eu não escolhi as palavras certas. O que eu quis dizer, é que a jogabilidade continuada nos jogos futuros é o modo A, enquanto o modo X é o modo "nostalgia" e o modo V (imagino eu) tenha sido tirado do A o custom combo para ficar mais equilibrado em campeonatos.

      Excluir
    10. Mas resumindo, seria bem vindo novas ideias de gameplay que se encaixassem no definido antes, pois lembrando eu já estava com o jogo em curso, então já joguei da forma antes definida, alguns com A e alguns com X, vc pode fazer como falou mas eu já iniciei do modo mais livre.

      Excluir
    11. Hum, achei que o que eu tava falando era o que já tinha sido definido no início do ano. xD

      O importante é fechar com o char X em um modo no PSX e em outro modo no Upper. ^^

      Excluir
    12. Ainda lendo sobre o jogo e dando uma testada no practice mode. Pelo que li, o modo V é o usado pelos "pros". A informação de que o modo X o personagem é 20% mais forte e que no modo V o personagem é 20% mais fraco também não é bem assim. Cada personagem vária, a Rose por exemplo no modo X é apenas 10% mais forte.

      No modo A e X a escolha do range do golpe é mais voltada para o automático, enquanto que no V se tem mais controle de qual golpe se vai aplicar.

      Ex: Ryu com seu chute forte tem o roundhouse (long-range) ou o clássico 2 hit (short-range). No modo V é mais fácil determinar qual chute você quer usar, enquanto que nos modos X e A a CPU calcula para você qual chute usar.

      Observo que esse exemplo usei apenas para explicar o que acontece, mas não necessariamente esse golpe do Ryu é o caso, não testei.

      Por fim, gostaria de saber porque essa série não tem consistência, um combo do Alpha 1 não funciona no Alpha 2 e por sua vez um combo do Alpha 2 não funciona no Alpha 3... Isso é o fator que mais me desmotiva nessa série. =/

      Excluir
    13. Vale lembrar detalhes mais fortes como não ter defesa aerea no X.
      Os golpes comuns tem diferença mas na sabia q a cpu q escolhe. Talvez o fato de estar perto ou longe do adversário....Que é como sempre foi na série. Isso me lembra do Ex Dhalsim.
      Sim os jogos são bem diferentes, gostar de a versão não garante gostar da outra. E independente do modo q se escolha X V ou A jogar o Alpha 3 ew bem diferente que jogar o Alpha 2.

      Excluir
    14. Pelo que entendi vc iria jogar no psx só com no modo A e no upper X ou V.

      Excluir
    15. Isso, mas o que eu achei que estava definido era "jogar no psx só com no modo A e no upper X". Mas devo ter entendido errado no início do ano.

      Excluir
    16. A diferença é o "só". A proposra foi se vc escolhe jogar com um char no modo A no psx vc joga no X no upper. Mas cada char vc pode escolher seu modo preferido.
      Como eu conheço bem o Alpha 3 eu já sei quais eu gosto no modo A e quais no modo X (Gouki, Chunli, Vega,...) Acho q vc vai descobrir isso ainda, mas oq vc falou tb pode ser feito se vc ainda não tiver essa noção.
      Mesmo assim eu recomendo explorar eses modos tudo no psx q dá pra aproveitar mais o jogo. O modo world tour pode ajudar tb.

      Excluir
    17. Vai ver li errado mesmo... mas tranquilo então, o importante é fechar em modos diferentes. ^^


      Mas até acontecer, estou meio pessimista que vamos conseguir com todos no Upper já que se perder pro Vega é game-over. você falou da dificuldade do Upper, o que acontece é que o Upper o padrão é 4 (como nos outros arcades), já no PSX é 2 (como a maioria dos ports).

      Excluir
    18. Pode ser por causa disso então mas o pior é o gameover do vega. :(

      Excluir
  3. Gameplay - EX

    No Plus Alpha eu não consegui o 100% no modo de golpes, mas o modo Arcade eu fechei também. ^^ Já o Plus Alpha 2, este não joguei.

    Não me importo de fechar de novo, teria apenas que ver apenas se jogar a versão Arcade antes terá algum impacto (isto é, causar cansaço). O Plus Alpha tem alguns outros modos extras também, não me recordo exatamente quais, mas são opções.

    Acho bacana sua idéia de deixar meio aberto e definir como obrigatório apenas fechar com todos pelo menos uma vez. Assim cada um pode ver como foi seu desempenho e está sua vontade se quer jogar mais ou menos. ^^

    Sim, o modo de golpes é o principal! =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tb não fiz 100% mas lembro que algums chars como Ryu e Chunli e fiz todos oq foi uma grande conquista, não é fácil.

      Legal se tiver mais modos eu realmente não lembro mas jogarei com ctz.

      Excluir
    2. Eu acho que consegui 100% só com um personagem, mas nem me lembro qual. Fico imaginando se será mais fácil agora com mais experiência... ^^

      Nesse jogo vamos criar um tópico só pra esse modo para trocarmos idéias!

      Excluir
    3. Olha não sei heim, hehehe.
      Na verdade muito do que eu melhorei nos Street Fighter foi pelo que aprendi nesse modo desse jogo, na questão de timing e como fazer alguns combos, é tenso.

      Com ctz, acho que dá pra trocar info sim, alguns combos só funciona de uma forma específica, lembro de tentar muitas formas de iniciar uma voadeira por exemplo, no pixel exato para funcionar.

      Excluir
    4. Ai vamos jogar e não conseguimos completar nem um hadouken! xD

      Excluir
  4. Gameplay - SFIII

    Hum. Sei que do um pro dois, os chars sofreram um rebalanceamento. Já do dois pro três não me recordo. Para mim dependeria da dificuldade do jogo. Se for tranquilo fechar jogando com os bizarros, ai acho que da para fechar com todos em todas as versões, mas se a dificuldade for difícil mesmo para os clássicos, dai temos que cortar mesmo.

    Mas estou mais interessado no III-3 do que nos outros dois, até porque em teoria é a versão final do jogo e tem troféus. hehehehe

    Se fosse para focar em apenas uma, esta seria minha escolha para jogar a sério e as outras seriam mais para conhecer mesmo. Mas entendo seu lado de que já jogou bastante o III-3 e pouco das demais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas foi mais ou menos isso q eu falei. O 3rd já vamos jogar todo ele por ser no ps3/online e trofeu. No 1st ou 2nd é q estou considerando alguma mudança na forma de jogar.

      Excluir
    2. Hum, eu tinha entendido o contrário. xD Reli e agora vi. hehehehe

      Excluir
    3. Esse tema ainda ficou em aberto.

      Excluir
  5. Boa notícia! Terminei Final Fight 2 e agora estamos "parelhos" nos jogos.

    Por outro lado to progredindo bem devagar no Alpha 3 e estou muito tentando a comprar o novo Civilization, e se isso acontecer deve impactar no desempenho agora no final do ano não só no plot, mas do resto todo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Putz. Eu voltei hoje a LGM mas infelizmente acaba de falta luz aqui =\ Escutei um estrondo de gerador explodindo.

      Justo agora fim de ano é que vou avançar bastante na lgm visto que estarei de férias. Porém tenho vários projetos paralelos além de familia e tal sempre tem um monte de coisa.

      Entre tudo isso, tem um projeto de joga todos os meus consoles pra não estragar, mexer nos computadores e organizar a bagunça de casa. Mesmo assim acredito ter mais tempo pra jogar que noa últimos meses.

      Que novo Civilization? É o VI? Eu confesso que os ultimos q sairam não me animaram muito. Eu fechei o 1 no Snes. E fechei o 2 no PSX que curti demais. Depois eu comprei o III no Pc e joguei um pouco. Depois ficou repetitivo.

      Excluir
    2. Vixi!

      Eu devo tirar uns dias de férias também, mas é como você falou, são muitos planos... Espero pelo menos que eu mantenha ativa a LGM, conseguindo isso já fico feliz.

      Sim é o VI. Eu nunca joguei um jogo da série, mas eu gosto de jogo de estratégia, mesmo os não tão bons então...

      Excluir
    3. Caraca nunca jogou? Os pontos fortes dos primeiros era escolher uma civilização fazer negocios de comercio evoluir cidades conquoatar novas e contruir monumentos. Parece obvio mas no Civ V o jogo tava muito preocupado com outras coisas do que esses items.

      Excluir
    4. Como não joguei os outros tenho a vantagem de não ter reações a qualquer mudança. ^^

      Não vou me decepcionar ou reclamar de nada porque sei como funciona o 6 e somente ele.

      Eu só posso repassar o que ouvi, e o que ouvi é que Civ 6 corrige alguns problemas do 5, mas mantém o core. Também ouvi falar que é melhor Civ de lançamento (antes de receber patchs e dlcs) do que o 4 e 5, isto é, menos bugs e falta de conteúdo.

      Excluir
  6. Você quer mudar a ordem do Ultra SFIV? Ainda da tempo, visto que originalmente pela ordem do plot, o SFIV viria antes do SFIII.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que você ta pensando? Colocar logo após o Turbo?

      Excluir
    2. Eu não to pensando em nada, estou disposto a ouvir sua ideia pois vc comentou q preferia ter colocado antes.
      Mas eu não queria q fosse agora depois do turbo pois queria desbloquear minha conta primeiro.

      Excluir
    3. Ah certo, como que tá isso? Lembro que você comentou em algum lugar, mas não achei o tópico onde foi isso.

      Talvez então mudar para logo após o SF2 HD que também é no PS3? Caso você já tenha resolvido o problema da conta, claro.

      Excluir
    4. Eu cheguei a ligar pra Sony que resolveria em 24horas se eu comprasse um card, o problema é que fiquei esperando meu certão de credito resolver, passou 60 dias e eles me ligaram dizendo que não conseguiram. =/
      E eu não resolvi com a Sony pois por algum motivo esse problema bloqueou minha conta do Mercado Pago, então semana passada consegui fazer um repago pelo Mercado Pago, então espero receber algum email da Ebanx e do MercadoPago nessa semana.

      Se minha conta estiver online pode ser depois do SF2HD sim.

      Excluir