segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Plot Fighters - Testes - Mame

Este tópico cobre os testes dos jogos da reta final do Plot, especificamente dos jogos Arcade (exceto CPS e CP2). São eles:

  • Street Fighter Alpha 3 Upper
  • Street Fighter EX
  • Street Fighter EX 2
  • Street Fighter III
  • Street Fighter III 2
  • Street Fighter: The Movie

Configurações: Mame 0.178, Bios, Roms e CHDs 0.179 (fonte das Bios, Roms e CHDs: Planet Emu).

Status das Roms antes de rodar:

  • Street Fighter Alpha 3 Upper - NOT WORKING
  • Street Fighter EX - WORKING - gráficos e sons não estão perfeitos
  • Street Fighter EX 2 - WORKING - gráficos e sons não estão perfeitos
  • Street Fighter III - WORKING - gráficos não estão perfeitos
  • Street Fighter III 2 - WORKING - gráficos não estão perfeitos
  • Street Fighter: The Movie - WORKING

Fase 1 - Testes Rápidos

Esta fase consiste apenas em baixar as roms e chds (se necessário), e ver se roda jogando uma luta.

Resultado: Street Fighter III, III 2 e The Movie rodaram, restante não.

SFIII apenas reparei que (parece) que a qualidade da renderização dos personagens está com a qualidade ruim, talvez isso seja do jogo já que não joguei o original, mas acredito que seja a imperfeição mencionada no status do jogo. Parece quando o PC fica com a paleta de cores limitada saca? Mas da para jogar tranqüilamente! Notei pequeno bug gráfico no scroll vertical da animação dos cenários no início da luta.

SFIII 2: Curiosamente não reparei na mesma imperfeição do jogo anterior, talvez seja o personagem que lutei que é menos perceptível. O bug do scroll persiste. Da para jogar tranqüilamente.

SF TM: Seu funcionamento parece perfeito.

Fase 2 - Pesquisa rápida / adição de arquivos extras.

Basicamente adição de BIOS necessária para cada um dos jogos restantes e pesquisa na internet se o erro persistiu.

Resultado: Street Fighter EX e EX2 rodaram, Upper não.

EX e EX2: Para rodá-los é necessário as BIOS zn1 e zn2 respectivamente. Após a adição da BIOS eles rodaram bem. Percebi apenas algumas (possíveis) distorções no som (principalmente na tela da qsound). Da para jogar tranqüilamente ambos.

Upper necessita da BIOS naomigd, porém mesmo com a adição, continuou não funcionando.

Conclusão (fase 1 e 2)

Todos os jogos testados, com exceção do Upper, rodam bem e podem ser jogados, com pouco ou nenhum problemas em relação aos gráficos ou som, porém que não impactam no jogo. A jogabilidade deles parece perfeita.

Já o Upper precisará de uma pesquisa mais profunda, possivelmente com o uso de outro emulador.


Update Duzznakke
SFF Zero 3 Upper rodando no DEmul 5.6

77 comentários:

  1. Possível que o problema com o Upper seja a versão do MAME inferior a das roms e bios. Não quis reinstalar o MAME agora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. To impressionado q os EX rodaram, a velocidade ficou boa. Pois nessa bios sempre ficavam travando.

      O Upper eu já desconfiava mas talvez a melhor chance é procurando um emulador específico da NAOMI.

      SFIII eu acho q joguei uma vez nos Arcades, n lembro se era inferior porem lembro q o emu de Dreamcast tb tinha falhas nessas coisas.

      Excluir
    2. Fiz uma rápida procura e yeremos que procurar um emu chamado makaron parece ter uma boa compatibilidade com naomi.
      Mas o legal é q há varios novos emus hj.

      Excluir
    3. "a velocidade ficou boa"
      Isso foi uma pergunta ou você testou ai? Se foi pergunta, a velocidade ficou boa sim.

      Ah sim, esqueci de falar sobre os SF3, quando carrega pela primeira vez, o jogo vai dizer algo como "novo CD detectado" e ele vai instalar o tal do CD, para só depois o jogo funcionar. Demorou uns 10 minutos pro 3-1 e uns 20 pro 3-2.

      Excluir
    4. Até onde sei, não existe emulador da Naomi especificamente, mas emuladores de DreamCast que também rodam Naomi. Imagino que a arquitetura seja parecida.

      Desses emuladores, o que vi que parece ser constantemente atualizado é o "Demul". Supostamente ele roda o Upper.

      Excluir
    5. era uma pergunta sim, faltou o ?. Massa.

      Faz sentido, pois oque muda entre Arcade e Dreamcast é bios e alguns detalhes.
      Alguns chamam o makaron de emu de Naomi e outros de Dream. Independente disso, eu vi no fórum de Naomi que o Demul é melhor para jogos da placa Atomwise e o makaron para placas Naomi, não sei oque é esse Atomwise.

      Alguns arcades são baseados em consoles e vice-versa, o ZinC é o PSX (SFEX, Soul Blade), Naomi é Dreamcast e Ultra64 é N64 só para citar alguns.
      Putz achei esse página excelente no system16 ("A" fonte pra Arcades), mt legal.
      http://www.system16.com/base.php#3

      Excluir
    6. "Desses emuladores, o que vi que parece ser constantemente atualizado é o "Demul". Supostamente ele roda o Upper."
      Como eu falei, vários disseram que jogos Naomi roda melhor no makaron e não no Demul, resta testar.

      Excluir
  2. Eu espero o Celeron q eu tenho acesso aqui tb suporte de boa, lembrando q agora eu é q tenho o PC mais fraco.

    ResponderExcluir
  3. Po cara testei o EX aqui, e ele não tá muito diferente de quando testei tempos atrás, ele está com um leve lag de velocidade, é pouco mas vc vai perceber quando jogar no PSX, agora o pior é o som, ele fala Hadouken, Shoryukken, etc sempre 2 vezes travado, muito chato, aí tb acontece?
    Mas dá pra jogar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, o som é perfeito, ou pelo menos bom o suficiente para eu não perceber problemas.

      Não notei lentidão, porém talvez a lentidão que você ta dizendo não seja erro e essa versão do Arcade seja mais lenta que a versão do PSX, é uma possibilidade.

      Você tem uma versão atualizada do Mame? Não baixe pelo emuparadise, lá tem muita coisa com versão antiga. Sugiro o planetemu.

      Excluir
    2. Ou é o computador aqui que é ruim.

      Eu baixei a rom no planetemu, mas o emulador eu não lembro. Eu vou conferir a versão, vc está usando MAME32 ou MAME64?

      Excluir
    3. o meu é o MAME64 0.155, depois vou atualizá-lo e testar de novo,

      Em relação ao MAME a primeira coisa a fazer agora, é ver em algum fórum se realmente não roda o Upper, antigamente sempre tinha uma lista não-official e oficial de compatibilidade, aí dá pra saber se precisamos fazer algo pra funcionar ou não funciona mesmo.

      Excluir
    4. A ultima versão nem sempre roda a maior quantidade de jogos, experiência própria.

      Excluir
    5. Tem algo estranho aí, não tem mais a versão 0.178 pra baixar no site oficial, então baixei a 179 e a 177, e uou, mouse e diferente telas no MAME!!!
      O problema é que essas duas não rodam mais a minha rom do EX, e a Bios Pack 179 não tem mais os plugins ZN, tudo é do Planetemu, oque q tá acontecendo?

      Excluir
    6. Você baixou as ROMs da versão 0.179?

      Não sei porque não vem no pack, mas no planetemu vá em ROMs e na letra Z. Procure por zn1 e zn2, baixe e coloque estes zips no diretório das ROMs.

      Excluir
    7. Ah, pera, vem sim, é que o nome é diferente. coh1000c.zip e coh3002c.zip, pode olhar no pack que tem eles.

      Excluir
    8. Coloquei todas as bios lá inclusive essas ch, será que tem que extrair desses zip?
      Vou tentar ver na letra Z, pois mesmo a bios antigas ZN não adiantou.
      Sim baixei todas as roms do planetemu 0.179.

      Excluir
    9. Funcionou!
      Na verdade eu não tinha colocado as novas bios na versão 179, só na 177. Aí funcionou e com o som sem aquela travada, na verdade parece que o som está bem atrasado, a musica ficou mais lenta, parece que tá mais lento que na versão 155, mas pode ser impressão, de fato a qualidade sonora piorou da versão 155 porém sem a travadinha e isso faz toda a diferença, prefiro jogar na 179 com o leve chiado do que com a travada que comentei antes.

      Excluir
    10. Não posso dizer se está mais lento ou não que o original, mas me pareceu adequado.

      O que posso dizer de certeza é que não teve chiado nos meus testes, será que é a questão do hardware?

      Excluir
    11. Eu não to comparando com o original ,estou comparando com a versão anterior do MAME64 0.155.
      Pode até ser hardware, mas vc mesmo percebeu problemas no som e o próprio status do jogo diz problemas com som e video, parece ser da emulação mesmo. Mas em cada computador pode ter essas diferenças sim, a cada dia que passa estou quase convencido a comprar o note igual ao seu, mesmo tendo que dividir o uso com a mulher, que pagaria metade.

      Excluir
    12. Voltando ao tema, hehe
      Eu ainda estava jogando com o notebook antigo, bem travado e tals.
      Instalei hoje no PC novo ( o mesmo que o seu, acer Aspire ES 15). E também coloquei o novo MAME possível v0.185, não sei se a versão do MAME também afetou mas o jogo tá perfeito.
      Mas não só isso, parece um pouco acelerado, oque me parece ótimo, tá mais rápido que na versão Plus Alpha do PSX, por isso acho que a emulação deve estar um pouco mais rápida do que deveria, mesmo assim, tá excelente.

      Excluir
  4. N sei se foi sem querer, mas ficou legal o simbolo de radioatividade no Testes hahahahahhaa.

    ResponderExcluir
  5. Atualmente estou fazendo um teste de máquina, ou seja, só testei o EX1 pra ver se o processador aguenta, o mesmo com o III 1st, pois o emu vc já viu que funciona.

    Então testei o III, e funcionou muito bem, na verdade está perfeito fiquei impressionado. Não sei se vc quer mostrar uma imagem, mas oque vi aqui é o jogo mesmo, sem nenhum problema de sprite ou rederização.
    Eu emulei uma vez o 3rd Strike do Dreamcast e tinha problemas de sprites porém o 3rd Strike é bem superior a esse.

    Agora um comentário sobre o jogo, quem teve a idéia estúpida de colocar só o Ryu e Ken e o resto um bando de desconhecidos? Meu deus né, péssimo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabe quando no Windows 98 você mudava a paleta de cores de 32 bits para menos ou quando a placa dava pau e ficava com pior qualidade, é mais ou menos isso que notei na Eliza? (a capoeirista), porém talvez seja o normal e não sei, pois só joguei antes a versão 3rd Strike.

      Ah sim, na época eu lembro que achei um absurdo. Pelo menos põe meia dúzia de conhecidos né.

      Excluir
    2. Putz só joguei com Ryu, mas dá um olhada no google imagens, pois o 3rd Strike visualmente é mais bonito mesmo. Mas pode ser um glitch só com a Eliza.

      Excluir
  6. Bom, temos algumas opções, uma é fuçar mais no MAME. A outra são esses emuladores Dream/Naomi.

    Eu consegui com algum sacrificio baiar uma versão otimizada do makaronEX, e parece que ambos estavam certos, ele é um Emulador de Dreamcast E da NAOMI, logo na intro vc tem que escolher oque vc quer emular, sendo portanto um multi-emulador.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Markaron hasn't been updated in a years unfortunately. I heard some games worked, but it was still in early development".

      Demul não roda o Upper, ou pelo menos não sem aparentemente rodar no mame primeiro, porém no mame não funfa. xD

      Excluir
    2. Não estou muito confiante que vamos fazer funcionar essa versão do Arcade... =/

      Excluir
    3. A questão do emulador receber atualizações não importa em nada se ele já rodar o jogo que a gente quer, na romlist do makaron diz Playable sem nenhum erro na coluna de problemas.
      Lembrando que mesmo Demul, makaron e qql outro não é simples emular, sempre dá trabalho para acertar as configurações e versões, não é como os emuladores bonitinhos como Snes9x,ePSXe e Mame nos jogos básicos, com certo esforço dá pra conseguir rodar se estiver como playable em algum lugar.
      Minha primeira tentativa tb falhou, mas é assim mesmo.

      Excluir
    4. e o makaron é de dificil configuração, outro grupo lançou esse EX para facilitar os usuarios a usarem ele. Lembra um pouco o Mame antigamente.

      Excluir
    5. É um problema porque é possível que não funcione no windows 10.

      Também não é assim, eu rodei um Atelier no Demul (acho que foi esse) há alguns anos e não demorei mais do que alguns minutos. Depende do jogo, alguns são de boa, outros não.

      Excluir
    6. Então, não tenho experiencia no Demul pra dizer, mas com certeza não tem a taxa de acerto de um Snes9x que deve ser 99%. é isso que quero dizer, há muito tempo atrás no Zsnes se eu quisesse jogar um jogo diferente como o Alpha eu tinha que instalar plugins auxiliares, no Project 64, para cada jogo eu tinha que mudar as configurações, hoje esses 2 que citei tão bonitinho é carregar e jogar, esses emuladores mais obscuros não são assim, como agora com o Upper, eles não tem um configuração default que rode direto a maioria dos jogos.
      Esse Demul eu nem conhecia, antigamente no Dreamcast os mais famosos era NullDC e um outro lá.

      Excluir
    7. Eu to usando windows 8, mas qualquer coisa, uma máquina virtual xp, resolve. Mas vamos ver, eu praticamente nem comecei ainda a tentar fazer esse emulador funcionar, se depender de mim eu não desisto fácil, mexer com emuladores é uma coisa que eu até curto de fazer.

      Excluir
    8. Chankast! funcionava bem comigo.

      Excluir
  7. Tava fuçando os releases do Mame no forum do NGEMU, e só pra vc ter uma idéia de como as coisas são, o Upper começou a fucionar no MAME 0.131u2, porém utilizando parametros na linha de comando. Mas pode ser que deiou de funcionar em versão mais novas, porém eu vou tentar nesses emuladores Naomi primeiro, mesmo rodando no MAME disseram que tava lento. Mas tem muito por vir aí pesquisando.

    ResponderExcluir
  8. Ok, o problema de travamento de som é performance deste notebook que eu uso, aconteceu exatamente igual com o Zero 3 Upper. Eu vou tentar amanhã tentar rodar com mais recurso livre e te passo mais info para rodar, mas a versão é a 5.6
    O makaron não funciona em notebook de chipset(gpu) intel série 5, foi oque criador do emu disse, por isso gera erro aqui.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Massa! Quando testei usei a versão alpha 7 alguma coisa.

      Excluir
    2. Como a versão mais atual do MAME resolveu a travada no som, talvez de pra corrigir nessa versão tb.
      Depois vou tentar com a versão 5.7 tb. Eu fui direto na 5.6, pois tem videos no youtube rodando nessa versão.

      1-Eu mudei o GD-ROM plugin para ddrDemul.
      2-Naomi Bios para epr-21576g(Japan)
      3-Rom do Emuparadise de 172MB descompactada.
      4-Config > Region > Japan
      5-Tem que usar a opção Load decrypted Rom.

      Versão exata: demul64-0.5.5-759

      Excluir
    3. Não não, a versão que eu tinha baixado era a 7, não a 5.7. xD

      Excluir
    4. Nossa. Mas se era Alpha, deve ter uma versão próxima mais completa, alpha é pra ser uma versão nova em experimentação.

      Excluir
    5. É o que imaginei, mas tem muitos alphas "perfeitos" hoje em dia, ai resolvi arriscar.

      Essa Rom descompactada é o CHD? Como faz para descompactar?

      Excluir
    6. Então parece que a história dessa rom é uma conversão do CHD+Rom do MAME em um formato dat/bin, mas é só tirar do zip mesmo da rom que está no emuparadise e em alguns outros sites.
      A conversão é obrigatória, usar a do MAME não é compatível.

      Vc tb precisa usar uma bios naomi.zip que é diferente da do MAME, acho que vou te enviar por email, demorei um pouco pra encontrar.

      Excluir
    7. No caso do Alpha version. Eu não culpo o Mame ou o Demul em abrir mão de emular o Upper em favor de outros jogos exclusivos ou mais avançados. Quando a emulação é inicial é assim mesmo, aconteceu com o dreamcast e acontece com o Saturn. Essa versão pode estar melhor em vários outros aspectos.

      Excluir
    8. Só vou conseguir mexer de novo nos emu, a partir de Sabado e no feriado. Se vc for testar mais versões tenta fazer a mesma configuração.

      Excluir
    9. No emuparadise existe Upper do MAME, GBA e PSP. Tem que baixar a do MAME e descompactar, é isso?

      Excluir
    10. Não, eles tem uma seção Naomi ROMS :)
      http://www.emuparadise.me/Sega_NAOMI_ROMs/street_fighter_zero_3_upper/73512

      Excluir
    11. Engraçado, na busca essa opção não aparece.

      Excluir
    12. Pra falar a verdade peguei o link direto de um fórum de emulação nem sei como faz pra acessar pelo emuparadise.

      Excluir
    13. Ok. Funcionou aqui. O naomi.zip funciona o do MAME sim, porém é o naomigd.zip do MAME e tem que renomear para naomi.zip. Eu usei a versão 0.7 alpha. E coloquei o naomi.zip (zipado) na pasta de ROMs e não em plugins. O restante usei suas configurações.

      Rodou legal aqui, porém pareceu um pouco lento. Coloquei no turbo e ficou algo entre o normal e o turbo. Talvez seja a velocidade do jogo que é diferente, não sei.

      Detalhe, o emulador travou quando abri as configurações de controle com o jogo rodando. Fora isso não apresentou problemas.

      Excluir
    14. Ficou mais lento mas ficou bom? Ou vc vai testar outras versões?

      Excluir
    15. Como escrevi acima, no turbo me pareceu que a velocidade ficou entre o normal e o turbo. Na velocidade normal me pareceu abaixo do normal. Porém lembro que cada versão muda essas velocidades então vai saber.

      Não vou testar outras, porque para mim esta está boa. Vou esperar o seu parecer para ver se vai rodar decentemente ai. Se ficar ruim ai, dai cogito outras possibilidades.

      Excluir
    16. Quando vc fala turbo é a opção dentro do jogo ou é no emulador?

      Tomara que seja do jogo.

      Excluir
    17. Uma coisa que achei bizarro é que, dentre as diversas versões do Alpha/Zero 2, algumas tem opção de escolher entre normal e turbo, outras não. E dentro das que tem opção, teve pelo menos uma versão que nem funcionava e sempre ficava no turbo. xD

      Excluir
    18. Eu lembro q vc comentou isso, mas na LGM eu só estou jogando na config default então não cheguei a ver como fica.

      Excluir
    19. Apenas para esclarecer, estou me referindo a opção que aparece na seleção de personagens, não no "Options". Nesse caso não considero como "configuração padrão", e sim "sem configuração padrão".

      Excluir
    20. Ah sei to ligado.
      Eu não tenho mexido nessa opção tb.

      Excluir
    21. Sobre os plugins.
      Na versão 0.7 mudou tudo, eles agora usam os arquivos do MAME e não funciona mais as que eu tenho, e tem que ser na pasta roms ao inves da plugin, tudo oque vc falou, mas tirando o "funciona" para "precisa".

      Infelizmente essa ultima versão não funcionou aqui, ela gera erro que eu ainda nao fui ver, então eu preciso trocar o plugin da GPU para o DX11old, só que fica em camera lenta, muito lenta e o som fica só ruído. Tem várias versões entre a minha e essa, mas a boa notícia é que tá quase certo aqui que vamos comprar o note igual ao seu no fim do ano.
      Na Luíza ele aumentou pra 2K, mas tem na americanas.

      Excluir
    22. Eu to curtindo o note. Os emuladores tem rodado de boa (até agora pelo menos ^^), ele inicia rápido e aquece pouco. Verdade que não tenho forçado ele, o mais exigido do note até agora foi rodar o emulador com o Firefox aberto em segundo plano rodando o YouTube. xD

      Os únicos problemas que tive, foram problemas de configuração do Windows que ainda tenho que ajustar, como desligar a tela com pouco tempo de inatividade por exemplo. Se o note "dorme", ele demora para acordar, tanto que eu tava achando que ele tava travando, mas na verdade ele só demora bastante para acordar.

      Se duvidar aumentaram o preço para fazer "promoção" na Black Friday. =/

      Excluir
    23. Pensei nisso tb. Aumentar pro Black Friday.
      A primeira coisa q vou fazer é tirar esse windows ou melhor instalar um linux nele e talvez o Windows 7.

      Isso de demorar pra voltar acontecia aqui tb.

      Excluir
    24. Olha se ele rodar bem o dreamcast vai ser uma maravilha. Bom eu tenho o dreamcast mas a questão é q o pc tem potencial pra emular coisas boas como a Taito, Gamecube, Wii etc.
      Meu PC antigo rodava o dream mas não era um note.

      Excluir
    25. Compramos!
      Porém não consegui fazer ele conectar a internet ainda.

      Não gostei das setinhas juntas mas devo usar bem mais o joystick e o pg down. E adorei ele ter o num pad.
      Ele não conecta no wifi assim como vc não conecta comigo no ps3 achei curioso porém essa é uma reclamação comum na Internet.

      Excluir
    26. Massa!

      Whaaaaaa...? Sua internet é tão bem protegida que nem você consegue acessá-la! xD

      Excluir
    27. Eu consigo, só o note novo que não consegue, pelo jeito não ocorreu com vc, muita gente diz que resolveu atualizando o driver, é oque vou tentar.

      Excluir
    28. Aqui conectou direto, se não eu teria comentado algo antes. Não funciona nem Wi-fi nem com cabo?

      Excluir
    29. O problema é especificamente no wifi. Não tive tempo de atualizar o driver para testar.

      Excluir
    30. Consegui fazer funcionar. Eu tive que trocar o wifi de WPA para WPA2, talvez agora até consigamos jogar online.

      Excluir
  9. Próximos testes serão dos jogos de DreamCast e PSX. O PSX ainda não sei se vou jogar no PC ou no PS2 ou ainda um misto dos dois, mas por via das dúvidas quero deixar pronto no PC se precisar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lembrando que, meu antigo PS2 deixou de funcionar o modo vibration e o slot 1 do Memory Card enquanto eu jogava jogo de Play1 no PS2, e depois disso, nunca mais coloquei algo de PS1 no meu PS2, e inclusive re-comprei um PSOne.

      Excluir
    2. Eu tive muitos problemas no PSX com memory cards (e controles também). Sempre desconfiei que a culpa era dos memory cards, não sei se a qualidade deles que era ruim ou talvez as conexões do PSX com eles, mas sempre tive essa impressão de que eles causam dano.

      Excluir