segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Final Fantasy Gaiden - Four Warriors of Light

Mais um jogo do DS. Infelizmente, parece que o lado Square da Square-Enix prefere incluir os FFs Online na série principal, mas não este do DS.



O ponto negativo (pelo menos até termos um video mais completo) é que a trilha sonóra é parece mais de Dragon Quest do que de um Final Fantasy.

7 comentários:

  1. Hum..legal, bem a cara do DS.
    Mas quanto à série principal, ela era exclusiva da Sony até o PS2, e parece que a versão principal do FFXIII tb é do PS3.
    E nos portáteis, às vezes não é a equipe principal, e tb fica mais aberto para novas possibilidades no jogo, já os FF numerados costumam sermais burocráticos, além de terem muito conteúdo, coisa que no DS é difícil.

    ResponderExcluir
  2. Pode ser, mas o "FFXIV" (online II) vai sair para PC também. Se for por força de contrato até entendo, mas não sei se é isso mesmo.

    Até onde sei, os principais sempre trazem novas possibilidades, então também acho díficil ser o motivo... e o pior é que o online é considerado da série principal, então qualquer coisa pode ser considerado também.

    Alias, considerando que o FFXIV vai ser lançado junto com ou próximo ao XIII, significa que um dos dois não está com a equipe principal, o que elimina a possibilidade de ser a equipe o problema.

    Agora algo não entendi... "além de terem muito conteúdo, coisa que no DS é difícil".

    A palavra conteúdo foi o mistério. Passei um bom tempo pensando o que você quis dizer. Cheguei a conclusão que por conteúdo você se referia ao tamanho do jogo, é isso? Bem, trabalhando bem com os recursos, daria sim par fazer um jogo longo no DS.

    E lembre-se também que Dragon Quest IX vai ser lançado no DS. O jogo mais aguardado pelos japoneses não tem conteúdo? Alias, estou apostando nesse jogo, parece que vai sair melhor que qualquer FF em produção.

    ResponderExcluir
  3. No DS é dificil, eu digo, pelo que foi feito, mesmo, eles poderiam fazer, mas preferer fazer jogos curtos, mais sensacionalismo, mais casual que um bom RPG. Mas só constatei oque normalmente fazem. E não só com o DS, as versões alternativas costumam ser muito aquém das principais, e isso inclui as versões GameCube, Wii, etc..

    No PC foi lançado o online e outros tempos depois. O XIe o XIV pelo jeito, eles saem no PC mas o jogo é igual, PS2/PC, PS3/PC.

    Eles realmente tem mais de uma equipe, isso é fato. O XII e o XIII foram feitos ao mesmo tempo em certos tempo, mas um grupo de cabeças da square participou dos 2. Mas eles podem formar um grupo A, B, C, etc. E os recursos terão preferencia nesses jogos, os do DS, Wii, por exemplo por enquanto sempre ficaram com outro grupo.
    OS novos FF tem coisas novas, mas são coisas novas aos poucos, tipo a base da série mais um sistema novo, no seguinte ele tem o novo do anterior e um novo de novo, tipo isso foi um exemplo. Um jogo como Crystal Chronicles, que são vários elementos novos, funciona como um teste ao meu ver, e não entra direto com jogo principal, o Wii e o DS, são consoles propícios para experimentar coisas diferentes, e são publicos diferentes, o fãs dos FF atuais está no PS2 e PS3, afinal eu e um monte de gente comprou o PS2 por causa do FF e o PS3 foi escolha de muitos pelo FF, claro que tem os outros, mas o FF pesa, outras pessoas que pararam na era 2D, não fazem tanta questão e comprar Wii ou Xbox.

    DQIX do DS melhor que FFXIII do PS3, ah isso eu dúvido.
    Deixa ver se eu entendi, o ultimo DQ, foi o DQVIII no PS2, e o próximo DQ é o IX sendo feito para o DS (sem port ou versão alt.), isso vai ser interessante, se não for uma versão de aquecimento para o IX real ou uma alternativa pois o DS não suportaria o de outro console não vai ter tanta graça. Mas se é o IX mesmo, não tenho dúvidas que será um jogo bom.

    ResponderExcluir
  4. Entendo, mas FFXI era online, ou seja completamente diferente e entrou direto na série principal, algo que não consigo concordar. Outro ponto é que até onde sei este jogo do DS é um RPG normal, não tem tantas inovações, logo não seria motivo para não por na série principal.

    "DQIX do DS melhor que FFXIII do PS3, ah isso eu dúvido."
    Eu não dúvido de nada, mas acredito nisso sim. Até agora vi uns três vídeos de cada jogo, além de ter lido eventualmente algo sobre. E DQ está parecendo muito mais atrativo. Na real do que vi de FFXIII a vontade de jogar ele é mínima... não sei, derrepente eles estão guardando o melhor pro final.

    DQIX é exclusivo do DS sim.

    Para fechar, novamente, se o online é considerado da série principal, então qualquer coisa pode ser também, não há limites!

    ResponderExcluir
  5. Então, no meu primeiro comentário, eu disse vários fatores, e um deles pode ser o motivo de esse jogo do DS não ser da série principal, acredito muito que é pelo menos um daqueles.
    Aquele FFXI como sendo da série principal eu também acho nada a ver. Foi uma bela sacanagem, provavelmente para chamar o público, se tivesse sido chamado FF Online apenas, acho que ia ser mais ignorado do que já é.

    Oque eu vi, e faz tempo de FFXIII, achei muito inovador no sentido técnico os FF contumam ser assim, a cada novo eles tem o mais avançado, como efeitos, gráficos e processamento com alguma coisa, e nisso é gosto, eu gosto de ver novidades nisso também, desde o FFVII exceto o IX, cada jogo veio com um visual ou elementos técnicos de tecnologia recentes quem impressionaram (ou tentaram) os jogadores.
    Esse é o caminho do FF hoje e como eu gosto desse estilo que aprendi com o FFVII, e depois joguei bastante (apesar de não fechar) o VIII, X e XII, e vc jogou mais as versões tradicionais de FF e DQ que essas, essa discussão nossa não vai acabar nunca.
    Por melhor que seja a produção final do FFXIII é muito provével que vc vá preferir o DQIX, e vice-versa pra mim.

    Vc disse que o FFXIV tb é online, eu espero que tenha um modo online ou seja integrado ao mundo online, mas se for um MMORPG de novo, eu espero que seja muito bom e inovador para um MMO para ser chamado de FFXIV. Tirando esses FF de lado um pouco, acho que tinhamos que jogar esse do DS antes de continuar a pensar que ela possa ser da númeração principal, acho que essa é a discução, já que FF não plot a seguir, só existe o número mesmo, e há tantos outros FF sem número. Mas é dificil ver hoje os FF saindo dessa sequencia atual para voltar a esse jogo do DS, estilo mais tradicional. Se o FF fosse que nem o Megaman, daria certo, eles puderam lançar o Megaman 9, mas é como se Mortal Kombat 7 fosse em 2D. (E nesse caso seria mais que uma excelente idéia, hehe) (É questão de gosto mesmo.)

    ResponderExcluir
  6. Até onde sei é um MMORPG puro, sem modo offline.

    É provável que eles estejam seguindo esse seu raciocinio mesmo, mas ainda não concordo com eles. Minha bronca maior é com os on-line, até porque andei lendo e este FF Gaiden nem Nobou tem...

    Mas não tenho preferência por uma série ou outra, até porque joguei pouco de ambos, bem agora estou recuperando os FFs... pode ser que quando eu jogue FFXIII eu adore, minha opinião até agora é baseada apenas em vídeos.

    Falando nisso, eu não achei este FF Gaiden muito atrativo também, só postei porque achei que devia. hehehehe

    MM9 é até extremo demais, no mínimo podia ter o capricho de um SNES né. Mas um MK7 2D seria demais!

    ResponderExcluir
  7. Esses vídeos dos FF, não dá pra ter muita noção de como vai ser. Quando eu vi o trailer do FFXII eu achei bem malzinho, tá certo que muita gente achou ruim e eles extenderam o prazo do jogo pra reformulá-lo, e quando saio eu gostei bastante do jogo, e usou bem a potência do PS2, apesar que ouvi de alguns fãs de FF que não gostaram muito da história, como eu não não joguei o jogo todo, não me pronuncio mas tava gostando.

    ResponderExcluir