sábado, 31 de janeiro de 2009

Super Mario Bros. 3 [USA]

Primeiro deixa eu esclarecer que estou usando save-state para simular o estado do video-game ligado direto, dessa maneira posso continuar o jogo de onde parei sem gastar luz e aquecer o ambiente desnecessáriamente. Note que após "salvar" só dou um "load", do contrário eu começo tudo de novo.

Desde que anunciei que estava pondo SMB.2 em stand-by, comecei a jogar SMB.3.

Então, semana passada (acho, não estou certo dos dias exatos) joguei pra valer, fui do world 1 ao 3, salvei, desliguei, liguei, dei load, worlds 4 ao 5, salvei, off-on, dei load, world 6, cheguei ao castelo, game over e na hora de salvar (pra desligar) dei load, ai a desgraça estava feita e fiquei sem jogar algum tempo.

Ontem comecei de novo, dessa vez é pra valer (só faltou a músiquinha do Rocky xD), passei dos worlds 1 e 2 rapidamente, fiquei algum tempinho no 3, mas ainda assim foi fácil, salvei-off-on-load, passei pelos worlds 4, 5 e 6 e cheguei no 7, cansei e salvei.

Hoje passei pelo world 7, com um estoque razoável de itens e umas 12 vidas, e cheguei no world 8. Agora, quando o AVGN diz que o oitavo mundo é o inferno, ele tá falando sério! Poxa, depois de passar por dois tanques e um navio, e pelos levels-armadilhas, cheguei as fases tradicionais (numeradas). Passei da primeira perdendo boa parte das vidas e o resto perdi na 2, GAME OVER! Seleciono continue, volto ao início do mundo 8, mas felizmente os tanques e navios não voltam, mas as fases sim, passei pelas duas no sufoco, e com 2 vidas vou pro castelinho, depois de andar um monte nesse castelinho, morro, e morro de novo, GAME OVER!

Ai cansei, passei da fase 1 (veja que vai ficando mais díficil a medida que me irrito) e resolvi usar os items remanescentes, guardei todas as nuvens que ganhei para esse momento, passei pela fase 2, depois pelo castelinho (com as nuvens), e finalmente avistei o castelo do Bowser! Me animo um pouco de novo e vou enfrente, antes do castelo, mais um tanque... Algumas vidas depois hego no castelo, com 0 vidas! É tudo ou nada (já esperando pelo nada)! Equipo meu último P-Wing e vamos que vamos. Sem dizer muito spoiler, a fase é injusta, que o estilo 8 bits tanto gosta. Se ao menos tivesse algum checkpoint...

Conclusão, cheguei a ver o Koopa, sim, tirei até uma snap-shot (me arrisquei muito aqui), e comecei a luta com o Koopa, alguns segundos depois, GAME OVER! Com algumas nuvens restando, seleciono continue e torço para fechar o jogo de uma vez por todas... Chego no castelo do Koopa de novo, mas dessa vez sem P-Wing...

Com uma folha equipada (e imaginando que as flautas que peguei poderiam servir para pular a fase e ir direto ao Koopa...) tento, quase chego no Koopa, mas morri... Desliguei o jogo antes que arremessasse o controle pela janela e penso o que fazer agora...

Desistir do jogo? Recomeçar tuuuuuudo de novo? Usar as flautas (até poderia, mas só faria eu chegar ao world 8 enfraquecido)? Reusar o save-state (isso acabaria com o efeito de simular o não desligamento... : [ )?

O mundo 8 me lembra de Zelda II, quando temos que ir do ponto inicial de save até o castelo final e então percorrer um level phoda para chegar ao chefe final... mas pelo menos havia SAVE! Não tinha essa necessidade de jogar tuuuuuudo de novo quando desligado o video-game... E mais, o caminho pra chegar ao castelo final é muito mais fácil em Zelda II que o World 8, e se desse game-over, pelo menos reiniciava no início do castelo, diferente de SMB.3.

O mais provável é que eu desista, ou ponha em stand-by, avançando aos próximos jogos. Se ocorrer de fechar SMB.3-JP já mato SMB.3-USA, se não, quem sabe...



No momento, vou ver se Mario is Missing é como eu lembro. : )

11 comentários:

  1. Tentei inserir esse vídeo por html puro, mas não deu, ai usei a ferramenta do blogger, e depois de umas tentativas consegui, mas as vezes fica meio bugado...

    ResponderExcluir
  2. Nossa no final do seu texto e percebo que tudo isso era da versão USA, que ótimo! :(
    É por isso que Mario é tão famoso no JP, é hardcore mesmo! Eu achava que só Lost Levels era assim.

    ResponderExcluir
  3. Não conseguimos fechar SMB.1 e 2, porque no 3 seria diferente? huahuahuahua

    É por isso que cada vez mais aumenta minha admiração com Zelda, desde o ínicio eram magníficos! Foram feitos de uma maneira que dão essa sensação de grandeza mesmo com o passar dos anos, como se fossem quase imunes ao tempo!

    E nem uma palavra sobre o video? :(
    Uma hora pra achar um video com essa parte e uma ferramenta pra editar. E eu achei que tinha combinado tanto com Mario... hehehehehe

    ResponderExcluir
  4. E há algo pra falar, depois de um Game Over? É sem palavras.
    Essa cena que vc editou deveria estar presente em algum jogo de NES, extamente igual, iria ser o review mais engraçado do AVGN, com essa cena aparecendo toda hora, kkk.

    ResponderExcluir
  5. hahahahaha

    Mas acho que ele só usaria se fosse relacionado com Street Figther.

    ResponderExcluir
  6. Agora eu estou jogando, e realmente você vai jogando, e chega uma hora que estou cansado porque o jogo é longo, mas to achando muito legal, apesar de várias coisas eu lembrar, eu não dava muito bola pros detalhes, muita coisa que vejo aqui deveria estar no World também, mas não foi.
    O que eu gostei é que quando morre, pode continuar no mesmo mundo e com os itens ainda. :) Já cheguei no World 5.

    ResponderExcluir
  7. "O que eu gostei é que quando morre, pode continuar no mesmo mundo e com os itens ainda. :)"

    Pra mim não fez muita diferença já que nas raras vezes que isso ocorreu, eu já estava nas últimas fases do mundo e não tinha saco para continuar, ai desligava.

    Você não vai achar legal quando passar por 15 fases díficeis (como no mundo 6 e 7) e estar no castelo quando der GAME OVER e você recomeçar tudo...

    ResponderExcluir
  8. Cara, não até que não foi ruim não, eu até agora joguei todas as fases, cheguei no World 8, mas quando eu morria aconteceu bastante no mundo 5, 6 e 7. Aí eu não jogava tudo de novo, afinal já tinha jogado, e pegava os atalhos, com túneis, quebrando as rochas, nuvens,etc.
    Então não me encomodei até agora e fiz questão de jogar todos os stages.

    -World 8
    Caraca esse é sacana! Primeiro deixa eu dizer que no castelo do mundo 7, eu fiquei acumulando vidas, e cheguei a quase 60, já tava cansado e achei que era suficiente. Os primeiros inimigos, tanque e navio foram dificeis, mas o pior é na outra tela depois que passa os MMMMM tem um pedaço de navio, antes de ir pra fase escura, cara...., eu perdi mais de 40 das minhas vidas, tava indignado!!
    Mais quando eu já tinha verdido 35 eu comecei a me sentir na época quenado jogava o Snes, eu já tava jogando melhor aquela fase fazendo os pulos no tempo certo, eu vi era questão de vidas pra eu passar, e aconteceu depois de umas 8.
    E então cheguei na fase escura sacana, e ainda não passei da 1, agora com umas 9 vidas.

    -Itens
    Peguei e joguei com vários que nunca tinha jogado, eu já esperava isso, mas tenho algumas ou comentários sobre alguns.
    -A flauta dessa vez eu não vi.
    -Wing, tem a P-Wing ok. Então tem uma folha verde e uma folha marrom, tem a roupa de castor, pra quê?
    Não vi diferença.
    -O martelo destroi a pedra, a musica faz o bixo dormir, a nuvem atravessa a fase, e a estrela? Não faz nada, e se for nada fase fica 5 segundos, é inútil!!

    Tava relendo seu post, e vendo o mundo 8, e se fosse jogar tudo de novo, valeria a pena fica no mundo 7 morrendo de proposito, pra lotar de itens bons no inventário, e depois acumular milhares de vidas, e depois ir pro Mundo 8. ;}

    ResponderExcluir
  9. Sem explicar muito, eu não podia usar itens para cortar caminho, eu guardo eles para o mundo 8 ou para outros objetivos. MAS pelo menos começa com 5 vidas em vez das 3 de SMB.1.

    Não vejo sentido em ficar pegando vidas e morrendo na fase para joga-la de novo, isso é simplesmente CHATO! Se ainda pudesse re-jogar uma fase passada seria um pouco melhor.

    Se preciso fazer isso é porque o jogo não é tão bom... oooou eu sou muito ruim no jogo (não acho que seja este o caso).

    Já expliquei a roupa de "castor" (na verdade tanuki), com ela você pode virar uma estatua (coisa da mitologia japonesa). E a estrela é na maior parte dos casos inútil...

    Um jogo é para ser divertido, possivelmente desafiador, mas principalmente divertido. Até o mundo 8 está tudo ok, agora o mundo 8... Não vai ser divertido ter que me preparar por horas antes de ir para o mundo 8, além disso quando cheguei no mundo 8 eu já tinha lotado a "caixa" de itens, na maioria bons como p-wings, nuvens, roupas de tanooki e folhas (tinha porcaria também, mas pouco). Vidas não tenho certeza, tinha umas ~15.

    A melhor estratégia acredito eu é passar de todos os navios e o castelilho sem usar nenhum item importante, com isso se abre um caminho direto para a última fase (acho), mesmo com Game-Over. O problema é que o castelinho é insano! Nunca passei... E a fase 2 se passei foi uma ou duas vezes... Com isso concluído o melhor item seria a p-wing pra última fase, e alguma sorte. Mas isso é muuuuito díficil.

    ResponderExcluir
  10. É..., o negócio é que MArio Bros. é um jogo hardcore, tem que ser bom para jogar no mundo 8, eu acho que os japoneses se divertem com isso, como eu disse depois de perder 30 vidas no mesmo navio eu comecei a me acostumar, aí ficou melhor, mesmo assim insano.
    Não sei como é o Japa, mas pareceu que deixa o jogo divertido, mas no final não podemo quebrar a tradição Mario Bros./Nintendinho, vamos ferrar com eles e dar a risada diabólica, ahahahahaha

    ResponderExcluir
  11. A versão JP é hard lembra, ai você não tem essa falsa impressão que vai fechar o jogo! hehehehe

    O meu problema não é perder 30 vidas numa fase, é ter que jogar fases que já passei.. O ponto crítico aqui é não ter um sistema de password ou save!

    Eu sou a favor de dificultar no final, só não quero ficar morrendo na fase 1 que já passei.

    ResponderExcluir