quarta-feira, 27 de abril de 2016

Launch Titles - W.I.P.

Quando jogamos Fighting Street, também comentei que joguei o Monster Lair, ambos são jogos lançados com o Turbografx-CD, e me interessei por esse tema.
Seguir cronologicamente esses jogos dão uma boa visão da plataforma e da evolução dos sistemas. O lado ruim é quantidade de emuladores para se ter e configurar.
Com toda a "LGM-retro" em pausa, vou trabalhada na pesquisa dessa lista.

November/1982
Atari 5200
*Super Breakout (pack-in game)
-Galaxian
-Space Invaders

15/07/1983
SG-1000
-Borderline

15/07/1983
Famicom
-Donkey Kong
-Donkey Kong Jr.
-Popeye

29/10/1988
Sega Mega Drive (JP)

14/08/1989
Sega Genesis (US)
*Altered Beast (pack-in game)
-?
-?

29/08/1989
TurboGrafx-16 (US)

01/08/1990
TurboGrafx-CD (US)
-Fighting Street
-Monster Lair
Comments:
Fighting Street, péssimo jogo como launch title. Monster Lair é bacana, mas não faz sentido para promover o CD.


21/11/1990
Super Famicom
-Super Mario World: Super Mario Bros. 4
-F-Zero

01/07/1991
Neo Geo AES (US)
*NAM-1975

23/08/1991
Super Nintendo (US)
*Super Mario World (pack-in game)
-F-Zero
-Pilotwings
-SimCity
-Gradius III
Comments:
SMW debulhado antes e na LGM. SimCity joguei consideravelmente. F-Zero até joguei mas nunca para valer. Pilotwings e Gradius III nunca joguei, porém considero a lista do Super Famicom a mais oficial para o sistema.


12/12/1991
Sega Mega-CD (JP)
-Heavy Nova
-Sol-Feace

04/10/1993
3DO (US)
-Crash 'n Burn

20/03/1994
3DO (JP)
-Ultraman Powered
-The Life Stage: Virtual House
-Wacky Races
-Fire Ball!!
-Pebble Beach Golf Links
-Yamamura Misa Suspense: Kyoto Kurama Sansou Satsujin Jiken

21/11/1994
Sega 32X (US)
-Doom
-Star Wars Arcade

17 comentários:

  1. Mesmo quando seu PC estava funcionando, eu sei que não te agradaria por precisar usar vários emuladores, então é mais um post pessoal. Futuramente não quero disparar no WT, e nesse tema costumam ser jogos fora da LGM ou bem remotos, caso eu embarque.

    ResponderExcluir
  2. Interessante, mas qual é a idéia, jogar tudo de uma vez ou cada console seria meio que um composto?

    ResponderExcluir
  3. Penso em algo mais livre assim como é a wave PS3. Jogar tudo de uma vez não, pois seria muito.
    Porém cada console ser um composto seria muito pouco, alguns tem só 1 ou 2 jogos, e também porque Composto para esperar sorteio também não.
    Em resumo está em aberto não pensei muito sobre como jogar.

    Por isso oque está aqui é apenas a coleta de dados e não oque estaria no composto de fato, mas com a lista feita fica mais fácil identificar por exemplo escolher a lista de jogos do PSX no Japão ao invés da Americana ou vice-versa, ou até algo diferente.

    Escolhi começar pelo Atari 5200, pois antes disso é o Atari2600 que já foi bastante jogado e outros jogos muito pré-histórico, o 5200 também é inédito para mim, e acho que seguir as datas parece ser interessante.
    PCs antigos não tem como padrão jogos na lonçamentos, afinal são computadores, então basicamente será videogame de fato. Mas ainda está bem incompleto e não é fácil encontrar quais são os jogos lançados, mesmos com listas por aí estou checando se está correto, e já achei erros no da wiki.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim sim, por composto me referia apenas ao agrupamento para ser jogado individualmente, não para um sorteio.

      Excluir
  4. Meu deus como foi difícil achar essa minha postagem, isso que dá não usar os marcadores. xD

    Então, acabei só jogando os dois jogos do Turbografx CD na época desse post.
    Eu estava procurando musicas de PSX pra adicionar na playlist, caí em alguns sites de listagem de jogos de PSX como esse: https://psxdatacenter.com/ntsc-u_list.html

    E aí já viu né, essa vontade voltou com tudo. (Mas eu sei que é foda jogar agora com o PS4 em andamento, e ainda por cima reconfigurar emuladors, cabos, etc)
    Eu estou pasmo desse post já fazer 4 anos.

    Mas precisamente, vontade de jogar no PSX, seguindo uma ordem SCUS ou SLUS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, o tempo voa... Saudades de quando não trabalhava. xD

      Eu estou pensando seriamente em comprar um raspberry pi para montar um sistema dedicado para emulação. Eu acho que ia facilitar a jogatina destes jogos.

      Excluir
    2. Não lembro se comentei ou não, eu comprei um "controle de SNES" com cabo usb esses tempos, usei pouco por enquanto, mas sempre quis ter um pra computador. O ideal seria um daqueles bluetooth, mas o preço aqui é muito alto dai.

      Excluir
    3. Massa, acho que não comentou não.

      Pior que eu pensei o mesmo nesses ultimas dias sobre esse rasperry, eu sempre fui muito resistente a isso e nunca me aprofundei muito.

      Mas fiquei pensando nisso ou em bombar meu Snes mini, porem uma opção raspberry tem mais vantagens, sobre controles, e espaço.

      Pensei muito em montar um completão, talvez com o Hyperspin. E aí poderia levar pra qualquer lugar e jogar com qualquer controle. Já que ate Notebook é chato ficar levando pra lá e pra cá, e uma hora sempre estraga essas porcarias.

      Excluir
    4. Ah, massa! Hyperspin é legal também, mas ele não tem suporte aos troféus né? O Retro pie parece que tem.

      O legal é que a empresa que vende oficial aqui no Brasil é de SC, então o frete não deve ser dos piores.

      Se quiser dar uma olhada, nesse link https://www.filipeflop.com/produto/kit-raspberry-pi-zero-w-basic/ tem uns kits que já acompanham com case, fonte, etc. Penso em pegar um desses. Pelo pouco que pesquisei o modelo 3B é o suficiente para rodar emuladores até PSX mais ou menos. Já o 4B roda mais coisas. Seleciona um kit e na tela de detalhes tem a opção de escolher o modelo e ai da pra ver o preço.

      Excluir
    5. Hyperspin eh so um frontend visual. Eu não entendo muito bem ainda sobre retropie mas tenho certeza q todo mundo fala errado sobre isso. Troféus só existe no RetroAchievement, e eles modificam o Snes9x por exemplo para se conectar com os troféus, se o retropie não permitir eu configurar quais emuladores eu posso usar e como usar eu já perdi o interesse.
      Mas voltando ao Hyper, eh só vc colocar o Snes 9x do RA no Hyperspin e ele funciona com os troféus. Apesar que depois de jogar bastante lá e fazer vários troféus, os diversos bugs não me importa tanto se vai ter ou não troféus.

      Excluir
    6. Ah legal.

      O negócio é que você precisa de um S.O. no raspberry, pelo que eu entendi, o retropie já serve como.

      Excluir
    7. Eu quero entender melhor isso, qualquer coisa q vc encontra no tema, vc pode postar no blog que vai ser interessante.

      Excluir
  5. Eu vou começar a botar referencias nos meus posts, kkkkkk
    Eu lembro que eu tinha achado um site que mostrava os jogos de PSX em ordem de lançamento, isso faz tempo e outro PC, quero ver pra achar esse site agora.

    ResponderExcluir
  6. https://www.google.com/amp/s/www.kotaku.com.au/2020/06/playstation-launch-titles/amp/

    Caramba eu tô jogando dois jogos no PS4 que foram lauch titles, Injustice e N4S Rivals. Oo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eita, quais as chances disso acontecer por acaso? xD

      Excluir
    2. então, ajudou o fato da lista do PS4 ser enorme, de lauch titles, agora é mais facil nessa era digital. E o injustice ter ficado free, hehe.

      Excluir