sábado, 29 de dezembro de 2012

Final Fantasy XII - Primeiras impressões

Comecei Final Fantasy XII no dia 23/12 a noite se não me engano. Eu estava meio receoso porque ouvi comentários bem ruins relativo ao jogo, por outro lado você já tinha me mostrado um pouco do jogo e eu estava ansioso para ver o esquema de "upgrade" do jogo. Estou bem no início do jogo, fiz as três hunts que davam para fazer antes de iniciar a história, explorei quase todo o mapa que dava, só não vi toda a parte do deserto do oeste porque teria que fazer muito level up ou ficar fugindo para poder explorar. No momento acabei de fugir de uma prisão.

A abertura é excelente. Só pelo fato de ter a música tema da série já seria o suficiente para me agradar, mas o vídeo também é muito bacana. Logo que comecei a jogar, notei que a dublagem é bem melhor que a de FFX, embora a voz do personagem principal (Vaan) é meio irritante de vez em quando. Embora este seja o terceiro Final Fantasy com um "Império" como inimigo, estou gostando da história. De fato estou gostando bastante do jogo, é cedo para dizer, mas se continuar no ritmo que está é possível que o jogo fique no meu top5 dos jogos principais da série! :-O

A dificuldade do jogo para fazer as hunts é alta, e eu gostei disso. A dificuldade do percurso normal também é boa, embora um pouco mais fácil. Destaco como ponto positivo a possibilidade de ir para áreas com monstros muito mais fortes do que você (me lembrou de FFII), as hunts e o sistema de upgrades. Muito bom também que o jogo não é tão linear como FFX. Como ponto negativo destaco a ausência de inn's como em FFX, não é algo muito importante, mas ainda acho meio estranho usar os saves como substitutos.

Decidi que, pelo menos inicialmente, vou evoluir cada personagem como se ouvessem classes, Vaan será um Thief, logo usará facas, espadas leves e armadura leve, mas fiz duas adições a categoria tradicional, meu thief também terá acesso a arcos, uma arma que é pouco usada na série e me parece que um thief poderia usar por exemplo numa emboscada. Por fim incluí white mage lv 1, pois o personagem principal por vezes está sozinho e ai não da para ficar só com potions.

Penelo já que usa white mage e facas será uma Red Mage, Fran usa um arco, black e white mage lv1, como a classe Archer foi pouco explorada na série vou imaginar que é possível um Archer usar magias básicas e considerar Fran como Archer. Balthier usa armas, não sou muito fã de usar armas nos FFs de modo geral, nem lembro se já existiu uma classe que use armas de fogo, mas já que o personagem usa vou seguir com as armas de fogo para ele. Encontrei outros dois personagens que provavelmente serão Knights ou uma de suas variações (Paladin, Dark, Magical, etc) se eles entrarem para a party.

Essas são minhas impressões iniciais, por enquanto o jogo é muito bom!

34 comentários:

  1. Começou ffxii .. :o
    Como de praxe estava nos parentes para as festas de fim de ano, mas Jah voltei pois não estou de férias.
    Eu não avancei muito justamente por querer completar uma Hunt difícil.
    E até onde fui estava gostando do jogo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A cada vez que surge uma hunt eu paro tudo até completar a hunt. Imagino eu que eu ainda esteja bem no início, pela barrinha de "completação" do bestiary devo estar em menos de 10%.

      Semana que vem eu viajo, dai é minha vez de ficar um tempo fora. :P

      Excluir
    2. Continuo curtindo o jogo, porém cheguei no primeiro ponto negativo do jogo. O funcionamento dos "limit breaks" nesse jogo é confuso e desnecessariamente complexo. Não curti.

      Fato bacana, no momento estou numa parte do jogo onde tenho que ir para uma tumba de um rei, só que em vez disso estou tentando conseguir concluir umas hunts que claramente não é para fazer agora pois estou sendo trucidado e faço dano mínimo. Acabo de conseguir concluir uma usando de muita estratégia e todos os meus Ethers. Para você ter uma idéia, estou no level 2 das espadas, mas minha recompensa foi uma espada level 4, praticamente triplicou o dano! Infelizmente a outra hunt o monstro é imune a gelo, e a espada fodona que ganhei causa dano de gelo. =/

      Resolvi ir treinar num local que tem montros de nível muito superior ao meu, mas graças a espada fodona e a configuração de cura automático tenho conseguido aumentar de level consideravelmente rápido, me lembrei de FFI quando ia treinar na peninsula. =D Espero ganhar uns levels para poder concluir a outra hunt e com sorte ganhar outro equipamento foda. Eu podia deixar pra depois as hunts, mas ai não ia ter graça. xD

      Excluir
    3. É basicamente nesse tipo de hunt que eu estava, mas não cheguei a completar, não lembro se era um monstro tipo uma galinha gigante ou se era depois desse.

      Após isso acho estávamos iniciando a LGM e eu interrompi meu progresso.

      Excluir
    4. Não sei aonde você parou, mas posso garantir que depois da galinha que a coisa fica séria. Ainda não consegui avançar nas hunts, estou quase desistindo e indo prosseguir a história...

      Excluir
  2. A essa altura você fechou o jogo?

    Eu fui vagabundo esse mês, e basicamente fiquei jogando PS3.

    Depois vou postar no post sobre 2013, pois já tenho as definições do ano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, na verdade não. Estive viajando boa parte de Janeiro e logo depois que voltei fiquei sem internet até agora a pouco, por isso não avancei muito e postei nada desde então.

      Eu ainda estou no mesmo lugar da última vez, treinei mais, adquiri umas técnicas novas, mas não consegui completar as duas hunts nível 5 que tenho.

      Para ser sincero, quando está muito quente eu nem ligo a tv, dai tenho jogado mais os portáteis, tenho tentado focar no Dissidia quando isso acontece, nos dias menos quentes ai eu jogo FFXII. Apesar disso espero completar o jogo ainda esse mês.

      Excluir
  3. Finalmente consegui completar as duas hunts. Como não queria continuar a história agora já que já estava tarde, aproveitei para comprar equipamentos (não necessários, mas para completar o inventário) e magias, comprei tudo e ainda assim tenho muito dinheiro sobrando... Uma pena que não tem mais hunts no momento, então vou continuar a história quando jogar de novo, amanhã a noite provavelmente já que trabalho durante o dia. =/

    ResponderExcluir
  4. Vou comentar aqui pois acho que só nesse post que vc citou a dublagem do X. Na epoca eu não tinha notado, pois era novidade, mas agora realmente a dublagem do X parece quase que amadora de "tão" ruim..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E FFX2 não melhora muito não... e pensar que ainda tenho que fechar X2. :S

      Excluir
  5. Minha tv queimou... ~R$400 para trocar a placa de vídeo, logo não estou jogando nada que necessite TV. :P No momento estou só no Dissidia.

    Pior que li na internet que o modelo da minha TV é meio comum queimar a placa de vídeo. Não sei se vou mandar pro conserto ou se vou comprar uma nova, já que ~400 é 1/3 de uma TV nova e melhor... Se for mandar consertar só posso mês que vem, mas só vou decidir neste final de semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. puuuuuutz.
      Como é sua TV ? Se ocorresse isso com a minha eu aproveitaria e comprava uma melhor, com mais Saidas HDMI, mais Hertz e FullHD..

      Excluir
    2. A TV não é ruim não, LCD32 FullHD, usb, 3hdmi, 2 componente e 1 AV. A freqüência eu não me recordo...

      Claro que se comprar uma nova ai vou pegar uma de LED, mas ainda não decidi o que vou fazer... :S

      Excluir
    3. É um pouco mais avançada que a minha que não é Full, e tem só uma saida de hdmi.

      E o preço que paguei hoje compra uma de 50" 3D... que eu fico babando quando eu vejo, porém no momento eu não posso mais comprar nada, to sem grana nenhuma sobrando.

      Excluir
  6. Fechei o FFX-2 e agora estou de volta ao meu save de FFXII, fico muito satisfeito quando acontece isso na LGM, é quando o objetivo acontece.
    Meu Save continha 24 horas de jogo, 69 mil passos, e apenas level 10, justamente por eu ter ficado explorando o jogo, fazendo hunts, etc.

    Como fazia tempo que eu joguei, eu lembro do inicio do jogo, um pouco da trama e alguns detalhes, porém não lembrava do menu, e o tipo de evolução, e talvez por vir do FFX2 eu gostei bastante do Bestiary e do Pirates Den, fiquei lendo toda a descrição que tenho no bestiary eu gosto disso, mas tenho pouca coisa no bestiary tb, o detalhamento das mapas muito bacana.
    Estou realmente na 4ª Hunt, e a galinha é forte para mim, morri novamente, comprei a limit break mas n tenho certeza se é, fica no comando Mist e não sei como usar tb, aparece L2 ou R2 e uma barra de tempo, o nome é alguma coisa Darkness.
    Uma coisa ruim é que não achei um tutorial nos menus pois eu não lembro de algumas coisas, como as grids de evolução.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Massa, minha intenção é voltar a jogar ainda esse mês, mas tá complicado... Antes de eu parar eu estava explorando, sempre que tenho alguma opção eu paro a história e tento descobrir alguma side-quest ou hunt. Se me lembro bem eu acabei indo num lugar onde tem um monstro muito forte, talvez seja um chefe de side-quest (não é hunt), tive que bater em retirada, por pouco não foi game over.

      Eu tenho me esforçado bastante para fazer as hunts assim que disponíveis também, o que as vezes me faz perder tempo liberando atributos, coletando loot e ganhando experiência, mas tem sido divertido a maior parte do tempo.

      O esquema do limit break é bem complicado, mas depois que pega o jeito fica legal. Só se torna útil de verdade quando o grupo tiver uns 4 ou mais limits (quanto mais melhor). Dai de inútil vira efetivo demais, eu nem uso em chefes pra não perder a graça, só uso pra brincar mesmo. xD

      Até onde me lembro já liberei todos os limits (a menos que tenha limits secretos).

      Excluir
  7. Esse jogo é muito legal no sentido de que te deixa fazer coisas que você não deveria estar fazendo no momento, me lembra muito Zelda 1 onde você pode começar indo direto na dungeon 4.

    Consegui arranjar um tempinho hoje e dei uma jogada, pouco mais de uma hora. Na teoria eu deveria estar indo para uma nova cidade, na prática eu estou indo em todos os lugares possíveis exceto aonde tenho que ir! xD

    Eu devo estar no mínimo uns 15 levels acima do que deveria estar nesse momento, isso porque fiz umas hunts que não era para ter feito ainda, mas com muito esforço, tática e sorte de achar uns equipamentos raros em tesouros randômicos. Faz um tempinho que aconteceu, então posso estar enganado, mas... numa dessas quests consegui acesso a outro lugar que me fez liberar mais uma hunt, completando essa hunt eu consegui um item que me fez liberar outro lugar onde tem uma dungeon phoda (considerando que estou no level ~38 mas com equipamentos "fracos") e no final dela tem um chefe onde tenho 5 mínutos para derrotá-lo, se não ele me manda pra fora da luta e tenho que recomeçar...

    Nessa dungeon achei uma dragon mail, pra você ter uma idéia, a armadura top de linha dispoível para comprar no momento da uns 30 de defesa (se isso), a armadura que achei da 65. O mesmo vale para as armas disponíveis pra compra, dão em média uns 30 de ataque, eu tenho um martelo (francisca) de 85 e uma espada (icebrand) de 65. =D

    Não lembro se já comentei, mas não estou pegando mapa, nem comprando. Acho mais legal ficar descobrindo os locais do que liberar tudo de uma vez com mapa, além de ficar mais difícil saber onde já fui quando libero tudo com um mapa...

    Nas licensas eu já liberei todos os limits, todos os slots de armadura que é possível usar (de todos os tipos) e mais alguns que ainda não da (pelo menos um tipo para cada personagem), todas as armas de um tipo para cada personagem (e mais alguns), praticamente todos os atributos (exceto algumas gambits), várias magias (metade talvez, mas não tenho certeza, pode ser menos) e algumas técnicas.

    Mas não se engane, na história eu avancei bem pouco. Considerando o nível das armaduras que (acho que) vão de 1 a 12 (nas licensas) eu estou pela história no nível 3 ou 4. Só estou com tanta coisa já porque o jogo deixa eu explorar, nesse aspecto (de exploração) é um dos melhores da série.

    ResponderExcluir
  8. Na parte de licensas, equipamentos e magias estou bem fraco.
    Encontrei agora um Cockatrice de classificação Rare Game de 5 estrelas, pelo seu comentarios vc já teve muitas batalhas e já deve ter encontrado varios desses raros.
    Eu encontrei uma caverna que tive que fugir tb logo no primeiro monstro q apareceu.

    As Hunts, acabei achando uma para o Flowering Cactus, e essa hunt virou a número 3, então a da Galinha que virou a 5, não lembro se já era a 5 antes, então será que essa é a quinta? Ou eu posso encontrar a mais e a numeração pode mudar de novo?

    Nessa hunt nova após completar eu falei novamente com o Pedinte e ele começou a pedir coisa e acabou que é uma side-quest não tão simples que eu não consegui completar pois ainda não tenho acesso, mas isso me fez pensar se não perdi outras, e vou atrás das outras hunts completadas para ver se não ocorre o mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, os números de algumas hunts vão mudando, não sei porque elas não são liberadas em ordem...

      Excluir
  9. Eu consegui 3 personagem com o Limit, e aí aprendi mais um pouco a usar as 3, e como vc falou fica bem mais fácil, e assim finalmente derrotei a "galinha" - Cluckatrice, e agora tenho um Hunt Rank II, Wyvern Lord.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehehehe, eu fui na raça! De qualquer forma nesse ponto do jogo eu ainda não tivesse comprado nenhum limit. xD

      Excluir
  10. Nesses dias de frio não tenho jogado nada, a noite estou tendo aulas de direção, e hoje um curso na empresa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, faz um tempinho que não jogo também, mas quero ver se jogo um pouco nesse fim de semana... =/

      Excluir
    2. Voltei a jogar!
      E to tentando jogar durante a semana também quando não chego muito tarde.

      Eu meio que tinha cansado de um detalhe no jogo que no inicio eu achava legal, as varias pessoas na cidade como se fosse um jogo online, foi avançado e eu ainda tinha esperança que melhorasse o fato dos nomes e a historias que o jogo passava, porém não melhorou. Oque eu quero dizer é que os nomes dos lugares e das coisas e das pessoas é tudo estranho, é um monte de nome nada a ver, e os textos são todos como se fosse um ingles medieval chato, e isso é bem frustante, então eu resolvi focar no jogo mesmo, para de ficar olhando cada canto e lendo tudo pois eu comecei a achar o jogo chato por causa disso e só jogando pra frente tá fazendo o jogo ficar mais legal, já to com 60 horas de jogo, level 28.

      Excluir
    3. Hum, não me recordo do dialogo ter me encomodado ou ter alguma particularidade, mas vou prestar atenção assim que voltar a jogar.

      Excluir
    4. Não é especifico de uma parte do jogo, é no geral mesmo.

      Excluir
    5. Voltei a jogar ontem. Eu passei mais tempo passeando pelo mapa do que em cidades, mas falei com todo mundo em Nabinia Fortress para ver se notava algo do diálogo. Não sei se eu me acostumei ao jogo ou o que, mas os nomes não me incomodam e tirando uma ou outra palavra mais técnica não reparei de nada que remote a "medieval" nos textos. Agora concordo que tem uns diálogos só pra encher linguiça volta e meia. xD

      Falando em diálogo, tem um vendedor de caixas em Nabinia que toda vez que falo com ele me lembro daquela fala do AVGN "oh, don't yout talk about my boxes, I like boxes!". xD

      Excluir
    6. Quando eu jogar vou tirar um print de algum trecho, quanto aos nomes, eu não consigo decaorá-los, pois são muitos e estranhos.

      Excluir
  11. Cara com o lançamento do GTA V o FFXII parou de novo, comprei o jogo um dia antes da estreia e é muito bom, jogo mais caro que o filme dos Vingadores e bateu todos os recordes de venda, é o unico jogo que eu sabia que compensaria pagar 200 reais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. To ligado, quebrou sete recordes, embora uns três sejam basicamente a mesma coisa. xD

      Excluir
  12. Então, voltei a jogar. Para você se localizar, eu estou numa parte do jogo onde você consegue (se não me engano) as hunts 11 e 12, sendo que essas hunts são no mesmo local ou no caminho da continuação da história, então eu to explorando todo o mapa, exceto essa parte. xD

    Eu cheguei no level 42, avancei num local onde não estava conseguindo e no momento tenho 3 locais para explorar no mapa. Volto a lembrar que pelo jogo era para eu estar num level 25~30 no máximo. xD Estou quase chegando a 99h! Quando eu avançar mais eu volto a postar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho a impressão q vc está a frente de mim na historia, mas fica dificil comparar sem spoilers não sei oque poderia ser referencia....As hunts podem ser um indicativo mas nem tanto.

      Excluir
    2. Cara, esse final de ano foi uma loucura... mas sem fugir do tópico...

      Para você saber onde estou, o jogo quer que eu siga para Salikawood agora. Eu comprei recentemente as magias "RA" como Fira. E pela primeira vez depois de concluir uma hunt, surgiu umas 9 novas de uma vez! O_O

      Engraçado que faz tempo que os equipamentos que compro não servem pra nada, porque os equipamentos que consegui nas hunts ou em dungeons que não era pra ir ainda são muito melhor.

      Algumas coisas que antes não me importava agora estão ficando chatas... A primeira é que o jogo fica reaproveitando dungeons toda hora, você segue a história, daqui a pouco tem uma hunt que libera uma nova parte da dungeon, ai depois tem uma side-quest que libera outra parte da dungeon... o que me incomoda mais é que você tem que ficar passando pela parte que já conhece, onde tem inimigos que você já matou milhares de vezes. Outra coisa é que o Bestiary que eu gostei no início agora tá muito chato, as vezes tem que matar um monstro muitas vezes e só tem um no mapa, ai tem que ficar indo e voltando, fora os textos que em sua maioria parecem estar ali só pra encher lingüiça... Por fim, vários NPCs ficam com o mesmo diálogo para sempre, ou muda de vez em nunca. É o 12º jogo, eu esperava que repetisse menos ou então que pelo menos não desse mais a opção de falar com o NPC, sei lá.

      Ah é! As licenças, como eu tenho ido em muitas dungeons que não era pra ir ainda, completado o bestiário, e feito hunts, eu acumulei pelo menos +3000 pontos para cada personagem, O Vaan tá com quase cinco mil porque ele estava equipado com um item que acumula o dobro! Da para eu liberar uns 2/3 do que falta do tabuleiro.

      Excluir
    3. É tb esperava mais dos npc, infelizmente com seu sumiço mais GTA V e GT6 acabei não voltando mais para o FFXII. =O Mas bom saber que vc voltou a jogar, dá mais vontade de retornar. e acabar com isso logo.

      Excluir