terça-feira, 2 de novembro de 2010

Paramêtros da LGM (letras)

Tive essa idéia ontem de tentar definir melhor a diferença entre as letras para ajudar na futura escolha de valores para o que inventarmos. Até agora já criamos para um composto: qualidade, capitão e expectativa. Para expectativa será um caso a parte, aqui foco nos outros dois pontos.

Primeiro vou tentar criar uma definição para a letra e depois uma tabela com jogos/compostos modelo para usarmos como base. Fique a vontade para melhorar/corrigir as definições.

Z
JOGO: São o que a de pior em matéria de games. Insuportáveis de jogar e/ou não parecem um jogo.
COMPOSTO: Reune só jogos ruins, considerando que os jogos ruins acumulados ficam pior, um composto com média de C ou pior já pode ser considerado Z.

C-
JOGO: São realmente ruins, mas alguma coisa no jogo faz com que seja suportável a cada 10 anos.
COMPOSTO: É o mesmo caso de Z, mas com um ou dois jogos que se destacam, seja curiosidade ou qualidade acima dos demais.

C
JOGO: O jogo é ruim não há dúvidas, mas é jogável durante algum tempo.
COMPOSTO: A maioria dos jogos são chatos ou monótonos, mas não chegam a ser Z. A média do composto fica entre C e M.

M-
JOGO: O jogo é sem sal, tem seus defeitos, mas não chega a ser ruim, apenas sem graça.
COMPOSTO: Mesmo do anterior, mas com um ou dois jogos que se destacam.

M
JOGO: O jogo não empolga, mas não incomoda na maior parte do tempo.
COMPOSTO: Mesma definição de JOGO. Média entre M e M+.

M+
JOGO: Semelhante ao M, mas algo no jogo o destaca do resto, pode ser uma idéia, uma parte específica do jogo, etc.
COMPOSTO: É um composto M, mas com alguns jogos que se destacam.

A
JOGO: É um jogo bom de jogar, na maior parte do tempo não incomoda ou cansa. Mas não chega a ser expetacular, seja porque não é original, ou porque faltou algo, ou ainda tem algum defeito marcante.
COMPOSTO: Tem bons jogos, talvez alguns expetaculares. Na média fica entre A e A+.

A+
JOGO: É um jogo muito bom, quase um S, mas por algum defeito ou por falta de algo não é possível classificá-lo como S.
COMPOSTO: Contém jogos de alto nível, e o fator Mario é baixo.

S
JOGO: O jogo é quase perfeito. Pouquissimos momentos chatos/cansativos e replay alto.
COMPOSTO: Contém jogos em sua maioria A ou superior com uma média tendendo ao S, o mais importante é o fator Mario ser muito baixo.

SS
JOGO: Não só o jogo é muito bom, mas mesmo quando se quer atingir o 100% ele raramente é chato/cansativo. É difícil diferenciar do S, mas o replay é ainda mais alto, defeitos são quase inexistentes, ou mesmo com algum defeito que o incomoda, o jogo é tão bom que você não se importa com ele desde que possa jogar o jogo.
COMPOSTO: Praticamente inexistente, consiste de compostos formados por jogos S e SS.

Outros fatores que podem ser considerados são:
Para JOGOS:
* Idade do jogo: jogos antigos podem ter seus defeitos amenizados
Para COMPOSTOS:
* Variedade de estilos: ajuda a diminuir o fator Mario e aumenta a velocidade com que jogamos os jogos.


Tabela modelo:
Para as tabelas escolha 1 ou dois jogos que mais se identificam com a letra na sua opinião. Não sabe algum pode deixar em branco, também pode-se alterar depois quando se acha um melhor exemplo. Eu mesmo acho que precisamos jogar mais algumas séries para ter isto bem definido.

Jogos












# DuzzHulk
Z Mario's Time Machine
C-Faces of Evil
C Mario is Missing
M-Super Mario USA
M The Legend of Zelda 4 Swords (NGC)
M+The Legend of Zelda II
A Kaettekita Mario Bros.
A+Final Fantasy
S SMB.4 | Final Fantasy III,IV,VII
SSChrono Trigger, Symphony of the Night


Compostos












# DuzzHulk
Z Limbo Sujo
C-USports
C ?
M-?
M ?
M+The H. of Mario*
A ?
A+The L. of Zelda**
S Final Fantasy
SSChrono Series***


* Mario causou grandes danos, melhor que M+ seria exagero, apesar de ter alguns bons jogos. M também seria possível.
** Zelda foi muito legal, mas faltou algo para ser S, lembro que até o fim ficamos esperando uma história mais desenvolvida, além disso o plot entre jogos é praticamente inexistente. Se realmente fosse S Crono Zelda estaria melhor classificado agora. (Lembre-se, replay é fator determinante para um jogo/composto S)
*** Se tem um composto que pode chegar ao SS, acho que é o Chrono, pois tem poucos jogos e aparentemente todos bons. Precisamos fechar Chrono Cross primeiro e conhecermos Radical Dreamers para termos certeza.

Um comentário:

  1. Com o tempo vamos refinando as definições e tabela modelo, fique a vontade para melhorá-la.

    ResponderExcluir