domingo, 15 de janeiro de 2012

Final Fantasy X-2 - Impressões



Comecei a jogar na semana passada. Não avancei muito até agora, mas já deu para ver muita coisa de como será o jogo. A primeira coisa que se nota é que o jogo não tem nada haver com FFX. Ok, tem alguns personagens remanescentes, monstros e cenários, mas fora isso não tem mais nada. O jogo na realidade parece mais um RPG de três espiãs demais do que uma seqüência de FFX.

O sistema de batalha é legal, mas não é o mesmo do FFX, o que é estranho, imagine jogar FFVII-2 sem materias. As músicas não tem nada haver com as músicas do jogo anterior e o pior, a personalidade da personagem principal foi alterada.

Minhas impressões iniciais é que o jogo como seqüência é horrível. Já se considerarmos o jogo como não relacionado a FFX, ele é razoável, com algumas coisas boas e outras fracas ou horrendas.

34 comentários:

  1. É isso mesmo, quando comprei esse jogo, joguei uma vez, tive essa mesma impressão, e nunca mais joguei.
    Tá certo que na época eu me enganei com : "Quero fechar o X primeiro", mas a verdade é que não espero muito dele, na epoca apenas as CGs que achava legal.

    ResponderExcluir
  2. Algo interessante, o jogo te mostra os locais que da pra ir e a dificuldade deles. Eu resolvi começar o jogo com uma side-quest para aprender a linguagem dos Al-Bhed e quando eu fui seguir a história já estava no level 24! O_O Resultado, a dificuldade de TODOS os locais está como 1 estrela (o mais baixo acredito eu).

    É engraçado, mas o jogo é mais legal quando não tem história rolando do que quando acontece algo da história.

    ResponderExcluir
  3. E quando você pensa que não pode ficar pior...

    Esse jogo é dividido em capítulos e existe contador de porcentagem (geral), cada vez que vocẽ avança na história ou faz algo que o jogo considera importante, o contador avança. Até ai ok, eu adoro contadores em jogos. Mas adivinha só, a cada capitulo você deve visitar todos os locais do mapa e encontrar uma pessoa randômica e falar com ela, pois o jogo vai achar importante aquilo e aumentar a porcentagem e não é só isso! As vezes alguém pode perguntar qual o sorvete favorito dele e se responder errado adeus 100%!

    Se você não fizer isso todo capítulo, no capítulo seguinte não poderá mais falar com a pessoa randômica.

    Acha isso ruim? Tem mais! Ainda no primeiro capítulo o jogo vai te dar a opção de escolher um "partido" na história, o que seria muito interessante pois aumenta o replay e cria fatos novos na segunda vez que jogar o jogo, mas adivinha! Somente escolhendo um dos partidos é possível atingir 100%! E não é como se o jogo te desse pistas dizendo qual o partido correto a escolher ou que é uma má escolha escolher tal partido.

    Ainda por cima eu li (bem por cima, pois eu não queria ver spoilers de qualquer tipo) que se você pular as CGs você também não vai conseguir 100%! WTF?

    Descobri tudo isso pois quando acabei o capítulo 1 olhei na internet para ver se não tinha perdido nada de importante, pois o capítulo é bem curto... Tão curto que não visitei todas as cidades pensando que ainda tinha tempo, alias não imaginei que precisasse obrigatóriamente visitar tudo ainda no capítulo 1...

    ResponderExcluir
  4. Tsc, o que que eu vou dizer.... kkkkk

    ResponderExcluir
  5. Embora eu ache difícil conseguir 100% nesse jogo sem um walk through pelos fatos já citados e por sempre ser difícil em qualquer Final Fantasy, recomecei o jogo.

    Outra coisa que embora não seja muito importante eu ainda não entendo... até agora achei uns 5 mini-games, destes, 2 são razoáveis, e três são muito chatos. Como é que o mini-game do primeiro Final Fantasy pode ser melhor que os presentes num jogo da época de FFX2?

    ResponderExcluir
  6. Você ri agora, mas vai sofrer também depois. xD

    ResponderExcluir
  7. "Como é que o mini-game do primeiro Final Fantasy pode ser melhor que os presentes num jogo da época de FFX2?"

    o0

    ResponderExcluir
  8. Eu dei mais uma chance aos mini-games e... realmente eles são chatos. xD
    Mas um dos três que falei que são muito chatos até que é jogável, eu que não tinha entendido a dinâmica dele. Não é uma maravilha, mas é aceitável.

    Cheguei agora mais ou menos aonde estava no primeiro save. Consegui uns 9% a mais nesse segundo save não seguindo a história e explorando muito todas as possibilidades.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente são fracos, fico curioso se vc lembrar de quais vc estava se referindo. Esses mini-games de Calm Lands e as side-quests de achar uma noiva e fazer publicidade não dá vontade nenhuma de fazer.
      Aquele mini-game tipo Slot Machine com bichos achei horrivel e varias vezes é roubado fazendo vc perder dinheiro, o de apostar corrida de Lobos é trivial, e tinha a mesma coisa no FF7 de PS1 e era muito melhor, aquele outro de atravessar com um crocodilo(?) é o melhorzinho, mas bem lamentável.
      Tb tem a mission de Besaid, porém é triste saber que até hoje a Gold Saucer ainda é a melhor disparado da série, e ela poderia ser muito mais melhorada e turbinada. Depois de tanto tempo eu não espero mais que isso aconteça tomada que durante a LGM conheçamos uma nova série com tal funcionalidade.

      Excluir
    2. E agora... xD Pior que não lembro, quando eu voltar pro jogo talvez lembre... O do "crocodilo" é o melhozinho mesmo.

      Falando em mini-games da série, eu estava vendo uma "semi let's play / semi review" de FFXIII esses dias e o cara comentava que tem uma baita parque de diversões onde o tema é chocobos e não tem nada, nem uma lojinha de camisas. Ele fala ainda que no XIII-2 eles colocaram mini-games no parque, mas é tão ruim que você prefere o parque sem. :S

      Excluir
    3. Por isso que não tenho mais esperanças nesse quesito com a série FF.

      Excluir
  9. Voltando ao assunto... como vai o X-2 ?

    O post do FF Status tá desatualizado e agora to tentando me lembrar como ficou a sequencia do composto, vc fez um pulo nos remakes né?
    Vc lembra oque tinhamos decidido? Vc vai voltar depois para o remales do DS?
    Abs,

    ResponderExcluir
  10. Estou com o jogo parado pois peguei um trabalho por fora pra ajudar um "amigo". Eu espero concluir no início desse mês, mas ta brabo o negócio.

    A ordem originalmente era FF do 1 ao 6, dai remake do 1 ao 6, exceto DS, dai FF7 ao 12 + sequels e por fim os remakes do DS.

    Eu joguei 1 ao 6, fechei o remake do 1 e joguei o 2 até quase o final, quando decidi esperar você jogá-los tb. Dai joguei 7 ao 10. Tá meio bagunçado o negócio, tinha começado a jogar o remake do FFV simultaneamente com vc jogando o FFV, mas dai vc sumiu do blog e quando voltou já tinha fechado o jogo.

    De minha parte acho melhor ir logo pros mais recentes e deixar os remakes (todos) pro final. Vou dar uma olhada lá no status depois pra ver se atualizo.

    ResponderExcluir
  11. É, fiquei alguns meses na correria do trabalho na epoca do FFV, nem joguei tb, porém quando fui jogar de novo, "corrompi" o save. Só faltou um status no blog do progresso, eu nem lembrava que vc tava jogando o remake junto.

    Eu pergunto porque depois do X-2 vc vai para o XII e aí acabou o recentes, não? hehehe

    ResponderExcluir
  12. Bem, os jogos do DS para mim vão ser a cereja do bolo pra fechar a série, então até o fim vou estar motivado ao máximo. =D

    ResponderExcluir
  13. Cara comprei FFXIII.
    Eu joguei a demo do XIII-2 não me empolguei muito, mas sabe como é, direto dos states e por $19 dólares, aí é fácil né.
    Só postei aqui pois, dessa forma com certeza irei jogá-lo após o FFXII, então to pensando se jogo até o 12 e vou para os remakes como vc, ou deixo o 12 para o final.

    ResponderExcluir
  14. Beleza, FFXIII é sem dúvida o que menos me interessou até hoje, mas se eu tivesse um ps3 e conseguisse por um preço baixo eu daria uma chance (só para poder criticar depois xD). Mas acho que meus 25 dólares gastos em Chrono Cross, FF4 e Chrono Trigger-DS foram bem melhor gastos. =D

    Hum, mas pelo meu racíocinio os 30~35 dólares gastos em cada jogo da série Phoenix Wright foram melhor gastos tb. hehehehe

    Já que você vai jogar um joga por fora do composto, vou jogar Final Fantasy Mystic Quest no lugar do seu.

    ResponderExcluir
  15. Hahahaha ok ok.

    Então... Os jogos que eu queria mesmo de PS3 estava em falta na loja em questão, então enviei as ultimas possibilidades com 5 jogos, e a informação: O que tiver traz. E veio FF13.
    Não gosto de criticar antes de jogos, mas a primeira impressão, em vídeos e no Demo como falei antes é que é bem fraco, mesmo assim é PS3, e eu to precisando de um pouco de novidade.

    ResponderExcluir
  16. Voltando ao FFX-2, e de fato segundas impressões.
    E não é que quando iniciei o jogo tinha um save? Porém Yuna level 2 e meia hora de jogo, justamente a primeira impressão que tinha até hoje, nessa epoca eu comprava varios jogos e jogava uma vez só... e pensar que sei lá quase 10 anos depois para eu jogar esse jogo de fato, existem no minimo mais uns 50 jogos de PS2 nessa situação (que eu já comprei ou gravei).
    Iniciando o jogo dessa vez a impressão começou um pouco pior, os gráficos são bonitos ainda? são. Porém achei a apresentação dessa vez muito fútil para terminar com o logo do FF, e as músicas horríveis, aquela primeira parte do jogo ruim como achava antes, e então veio a primeira missão com o tempo correndo... mais uma vez eu pego o caminho sem querer correto e deixo de ver outros lugares, mas tudo bem.. completei a missão e fui para a nave, percebi que foi até ali que tinha jogado, e então daí para frente vi como é o jogo e tinha uma feliz surpresa, eu achava que seria o jogo todo naquele estilo inicial, mas não, existe uma trama que ainda não sei se vai ser boa, e eu consigo visitar lugares conhecidos "de boa", e com missões sem contador de tempo. Fiz mais 2 missões, a batalha é um pouco diferente porém mais movimentada oque achei bom para não ficar no mesmo ritmo do que já conheço do X, finalmente entendi a transformação e li todo o tutorial que assim como vc jah comentou os fatos podem mudar de acordo com o caminho que se encaminha.
    A fato de poder escalar dá mais opções para lugares já conhecidos do X. Estou bem no inicio, mas já to achando o jogo bem mais agradavel, e vou ficar ligado no seu depoimento sibre as missões, eu tb tive a impressão de ter que ficar indo nos hotpoints e não visitar tudo...
    Porém o caminho que der eu vou continuar, agora a fama do "-2" na série está na lama, mas eu gostaria de ver mais jogos em que se pode fazer esse revival visitano locais e personagens conhecidos tempos depois. Porém será bem melhor se não tranformarem Barret, Cloud e Seph em backstreetboys...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Huahuahuahuhauuahua.

      Minha maior reclamação é: fazer 100% nesse jogo é chato. Eu quero focar na história mas não posso, no lugar tenho que ficar visitando tudo e ter certeza de checar tudo... e cedo ou tarde você vai cometer algum erro e deixar passar algo, e se der o azar que nem eu tive de só perceber bem depois de salvar, ai já era, depois de 30 horas no deserto (pela segunda vez) procurando coisas, eu não vou reiniciar o jogo uma terceira vez...

      E quando finalmente posso seguir a história acontece alguma cena tão ruim que chega a doer.

      Excluir
    2. Hehehe, cara esse esquema de 100%, eu na LGM faço oque o jogo me mostra, se não mostra paciência mesmo...

      Atualmente minha 2 ou 3 hotspot fica em Zanarkand ultimo item da lista de cidades, estou aproveitando para ir uma por uma e assim não perder nada...{já termino o comentário}

      Excluir
    3. Eu liberei a hotspot no deserto, mas não aguentei e fui na hotspot de zanarkand, sem ir em Calm Lands, Bikanel e Bevelle.
      E... foi como vc disse... acabou o capitulo, pelo menos a hotspot do deserto voltou...
      No mais estou com varias spheres aumento a porcentagem, jah devo ter perdido alguma coisa, afinal o jogo é cheio de detalhe, já li no manual que depois aparece um New Game+ para completar oq ficou para trás.
      A quest de calibrar as torres em Thunder Plains foi foda pacas, em alguma deles, porém consegui. :)

      Excluir
    4. Se você não foi em algum lugar você já perdeu porcentagem. Segundo li, você perde porcentagem até se pular cutscenes.

      To ligado no New Game+, mas ainda assim você tem que jogar todo o jogo de novo. E se você acha que vou fazer isso... http://www.youtube.com/watch?v=H47ow4_Cmk0

      Já sobre as torres, tenho quase certeza que elas não dão porcentagem, eu calibrei acho que metade delas, mas só porque gostei dos mini-games. hehehehe

      Excluir
    5. Após seu relato no jogo e no Composto, não há motivo para vc não seguir direto com a história até o fim, vai ser melhor que deixar o jogo na metade tentando porcentagem.

      Percebi que no capitulo seguinte, os baús voltam para serem pegos novamente, e alguns deles somem.
      Quem pula cutscenes merece perder porcentagem mesmo..

      E me ferrei mesmo, pois agora não consigo mais entrar em Bevelle pois entreguei a esfera para os rivais, eu imagino que no inicio dava para entrar na cidade, não sei. Mas enfim vou tentar seguindo com o máximo que ainda der.

      Excluir
    6. Eu vou terminar, mas só depois que terminar FFXII, e pra isso eu preciso da TV... o cara ligou esses dias e disse que a segunda placa que ele tentou também não deu certo, pelo que ele disse, a TV funciona, mas para pegar os canais demora uns 5 minutos...

      Excluir
    7. Bom.. essa sua TV estragada é minha chance de recuperar o meu atrasado, acho que se formos montar um gráfico eu já estou bem mais perto do que antes., hehehe.

      Nos ultimos dias, eu tenho sempre jogado o FFX-2, eu durante a semana eu to conseguindo jogar cerca de 1h ou 1h30m a noite, isso acaba fazendo eu dormir menos, mas paciencia, eu parei de jogar Gran Turismo no PS3 desde semana passada, e nas ultimas 3 vezes, só fiquei no Deserto de Bikanel.
      Já consegui umas 5 palavras do Al Bhed e estou com 85 escavações e 7 erros. Classificação de Zen Master alguma coisa, kkkkkk

      Excluir
  17. Agora estou para entrar em Bevelle em uma missão obrigatória.
    Ganhei a Sphere de Alchemist, é um bom objetivo completar essas abilitys, já estou com a Yuna em 100% de White Mage, e a Paine com 100% em Warrior, e quem diria a Songstress é bem útil...
    A partir de agora posso capturar chocobos tb.

    ResponderExcluir
  18. Bom... vi a identidade do ???? que parece o Tidus, essa é a parte que vc deixou a entender que foi uma bomba?
    Estou no Capitulo 4 e a história teve uma queda considerável, praticamente levando o jogo a 0% de continuação com o jogo principal, de acordo com o que eu tinha comentado antes...

    Tive uma dificuldade absurda para derrotar o Yojimbo, sacanagem tem que fazer a side-quests toda hora... E pior! Aonde estavam os 3 perdidos que não encontrei...sei lá. Outros que matei, incluem Valefor, Ifrit, Ixion e Bahamut

    A side-quests do Cactus sou uma desgraça, comecei bem mas os seguintes só me ferrei do tiroteio, porque ele se esquiva e eu n peguei a manha da minha esquiva.

    E o mini-game em primeira pessoa em Besaid, o0, chatinho mas me deixou chocado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. NÃO! Não vou mais ler seus posts, pois não estou cheguei onde você está, parei no início do capítulo três fazendo as inúmeras side-quests, procurando uma esposa pra um cara, fazendo propaganda para uma das empresas de "parque de diversões", etc.

      Excluir
    2. Hehe,Beleza agora já sei até onde vc jogou, pode ler que não vou mais postar spoilers.

      Eu continuo fazendo essas 2 propagandas tb, em ambos eles apenas dizem que minha pontuação ou status aumentaram e agora estão com x pontos, bem mau esse sistema...

      Falta bem pouco para eu completar o dicionário Al Bhed, as letras. Sinceramente poderia ser um pouco mais util saber oque eles estão falando em outra lingua... não serve pra nada até agora.

      Excluir
    3. Quanto ao dicionário, pensei isso também. Infelizmente o jogo todo é cheio de coisas inúteis. Para ser sincero a única coisa que é boa no jogo é o sistema de batalha, fora isso é no máximo ok.

      Minha TV finalmente chegou, como to mega ocupado, acho que vou evitar voltar a jogar esse mês, vou tentar resolver as coisas aqui pra voltar com tudo em Junho. Acho que vou voltar ao FF12 e só depois vou terminar o X2, mas vou ver ainda.

      Excluir
    4. Eu fiquei uma sequencia aí de varios dias sem jogar nada, tava com bastante projeto para entregar no trabalho, e agora é a ultima semana antes de minhas férias. Porém joguei ontem.
      Fui para o capitulo 5 forçosamente, não queria, mas chega uma hora que o jogo não te deixa....
      Com isso fiquei muito prejudicado na porcentagem, 65% ainda...
      Falhei na missão de encontrar a noiva pro cara.
      Parece que tá no perto do fim, mas não tenho idéia, se estiver acho que eles fizeram o jogo numa tentativa de Majoras Mask, para se jogar varias vezes...

      Excluir
    5. A diferença seria que Majora apesar das diferenças ainda parece conectado ao jogo anterior e é um excelente jogo, enquanto X2 não parece em nada com o anterior e é no máximo passável.

      Excluir
    6. Sim, sim, é como se fosse uma tentativa fracassada.
      Joguei bastante nos ultimos dias, e fiquei até impressionado com a quantidade de detalhes ou side-quests, porém falta muito no enredo.

      Excluir