quinta-feira, 9 de novembro de 2023

LGM LP - Uma idéia

Uma idéia que tem circulado na minha cabeça, o LP é de "Longo Prazo". Pode ser algo que eu venha a fazer solo se você não tiver interesse e talvez comece no início do ano que vem. O Longo Prazo é por dois motivos, que deve ficar claro na motivação abaixo.

Motivação:

Faz um tempo já, to a fim de jogar jogos mais antigos e volta e meio lembro de uma idéia sua de focar na biblioteca de um console. Ao mesmo tempo queria criar algo mais leve, que não fosse ocupar todo o tempo e nem causar cansaço.

Objetivos:
  • Jogar e fechar jogos antigos.
  • Não tirar o foco dos jogos modernos.
  • Não forçar a barra.
Possíveis regras:
  • Reservar todo mês um dia, com a possibilidade de um segundo dia opcional. O dia escolhido é cada um que escolhe e não precisa ser o mesmo todo mês, é para ser flexível.
  • Regras padrão da LGM, porém sem restringir consulta a internet depois da experiência inicial com um jogo.
  • Foco na biblioteca de um console, preferêncialmente dividido por subgrupos simples (ex.: ano, país, franquia, gênero, etc).
  • Sempre 3 jogos ativos, eles permanecem ativos até serem fechados, devolvidos ou desistidos.
  • Pode-se escolher os 3 jogos a serem ativados dentro das opções do subgrupo. Cada um tem a liberdade de escolher seus três.
  • Desde que ainda dentro do mesmo subgrupo, pode devolver algum jogo ativo e colocar outro do subgrupo no lugar até encerrar este subgrupo, porém não pode devolver um jogo que foi ativado naquele dia.
  • Existe uma exceção aos 3 jogos por dia, se pelo menos 2 dos 3 jogos foram fechados, pode-se pegar outros jogos para ter 3 novamente no mesmo dia. Abaixo deve ficar mais claro alguns casos possíveis de fechar 3 jogos tão rapidamente.

Para FECHAR um jogo:

  • O ideal é fechar nas configurações padrão, mas é possível alterá-las se necessário.
  • Jogos de esporte, ganhar uma partida já é o suficiente para marcar o jogo como fechado. Possivelmente pode ser aplicado também para outros tipos de jogos, como um jogo de cartas por exemplo.
  • Jogos do tipo arcade, que são infinitos, a meta é chegar no momento de loop, mas podem ser encerrados a qualquer momento.

Complementando a regra de exceção mencionada antes. Se não ficou claro, num caso de acontecer de pegar 3 jogos de esporte por exemplo, e fechar eles no mesmo dia, pode-se pegar mais três para jogar. O mesmo se os três jogos escolhidos eram muito fáceis e foram fechados rapidamente.

Para DESISTIR de um jogo:

  • Basta ter jogado ele.

A idéia é desistir do mínimo número de jogos, mas não acho necessário colocar regras muito restritivas, porque cada caso é um caso, e lembrando do terceiro objetivo que é não forçar a barra.

Penso em "devolver" o jogo até o fim do subgrupo, antes de desistir definitivamente. Poderia ser considerado ao fim de todos os subgrupos um remix dos desistidos para uma última chance.

Plano inicial:

Recentemente tenho estado interessado no Master System, apesar de ter jogado na infância joguei pouca coisa. Além disso a biblioteca não é das maiores, aproximadamente 350 jogos licenciados (244 no Brasil), sem contar coleções, para os subgrupos pensei algo como:

  • Sega Card (15 jogos) - Vai de 1985 a 87.
  • Jogos 1985/86 (25 jogos)
  • Jogos 1987 (33 jogos)
  • Jogos 1988 (35 jogos)
  • Jogos 1989 (31 jogos)
  • Jogos 1990 (31 jogos)
  • Jogos 1991 (39 jogos)
  • Jogos 1992 (35 jogos)
  • Jogos 1993 (56 jogos)
  • Jogos 1994 (19 jogos)
  • Jogos 1995 (12 jogos)
  • Jogos 1996 (10 jogos)
  • Jogos 1997/98 (12 jogos)
  • Jogos 99+ (6 jogos) - opcional, possivelmente não licensiados.

Obs.: Número de jogos aproximado.

Outros motivos para focar no Master System inclui jogos versão BR com nomes como "Geraldinho" e "Sapo Xulé". xD E também a presença de jogos possivelmente muito bons da Disney e presença considerável de adaptações de outras franquias.

Pela matemática leva 10 anos para encerrar o console, isso se fechar (ou desistir) dos três jogos ativos em um único dia, por isso Longo Prazo haha. Mas deixei brechas que podem acelerar isso. Primeiro opcionalmente pode ter um segundo dia no mês para jogar este composto, se a pessoa estiver motivada. Segundo, imagino que vários jogos de esporte (e outros que se encaixem nessa regra) podem ter um tempo ativo curto.

Em último caso, poderia ser filtrado essa lista de jogos e excluir algum grupo de jogos. Ou decidir por focar em algum grupo inicialmente e depois avaliar se adiciona outros grupos, como por exemplo focar nos jogos feitos pela Sega, ou jogos baseados em franquias.

Algumas listas dos jogos podem ser vistas em:

26 comentários:

  1. Um detalhe curioso. Um jogo no Master System, quando não exclusivo de um país, geralmente recebe três versões. A Japonesa, a Ocidental e a Coreana, essa última parece que sempre não licenciada. A diferente é os textos que ficam em japonês, inglês ou coreano. As vezes a versão JP se ela já é em inglês pode ir para os EUA, e a Europa ganhar outra versão, e vice-versa. As vezes EUA e Europa tem a mesma versão, mas recebe um título diferente na caixa / manual.

    Mas e o Brasil? Aqui pode acontecer de tudo pelo que vi brevemente. Tem casos que o jogo aqui recebe título diferente, e as vezes o jogo é alterado aqui. Isso sem contar que pode ter sido lançado em cartão ou cartucho, mas geralmente nesses casos não tem diferença no jogo.

    Para ficar claro isso tudo, vamos a um exemplo. Um dos primeiros jogos é o Seishun Scandal, vamos aos lançamentos:

    * Seishun Scandal - 01/1986 JP [card]
    * My Hero - 09/1986 EUA [card]
    * My Hero - 08/1987 EUR [card e cartucho]
    * Street Gang - 1989 BR [cartucho]

    Na prática são duas versões, a JP e a traduzida que é a mesma nos EUA, EUR e BR, só muda a caixa e manual.

    Tem mais alguns lançamentos esse jogo, na Australia, Portugal, etc. Mas é a mesma versão, novamente só muda a embalagem. Tem uma versão Coreana, não tenho certeza se é traduzida, mas como falei, parece que é não licenciada.

    Outro exemplo curioso é o jogo Teddy Boy Blues, o jogo foi feito em parceria com uma cantora japonesa, ai tem uma melodia de uma música dela. A versão do ocidente muda a trilha. O BR recebe essa versão do ocidente, mas anos depois relançam o jogo, com mudanças nos gráficos, com o nome de Geraldinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho ótimo o MAster System e tudo isso, mas veja meu outro comentário.

      Excluir
  2. "Jogos de esporte, ganhar uma partida já é o suficiente para marcar o jogo como fechado."
    =O
    Radical. Normalmente jogos de esporte tem um modo Championship, com final e tudo, a não ser que seja do Atari ou coisa assim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pela rápida pesquisa que fiz, tem muito jogo que ou não tem modo assim, ou é super simples, sem nada de especial. Também não quero ser exigente demais porque não quero daqui a 10 anos acessar a lista dos jogos e ver que não fomos pra frente porque ficamos trancados no campeonato de baseball. hehe

      Podemos ser maleáveis dependendo do jogo.

      Excluir
    2. Poisé, tô falando de orelhada, porque nunca joguei no Master esses jogos, mas nem um Championship tiver, bizarro, achei que era só no Atari que tinha. Então, tenho que me policiar pra não ficar trancado em uma coisa desse, e isso LGM ou não, é um vicio que eu tenho.

      Excluir
  3. ->This

    Acho a idéia ótima, eu estou na mesma situação que você em relação ao Master System, joguei um pouco na infância porque um amigo tinha ele, e no console dele, devo ter jogado uns 4, 5 jogos no máximo, e na época era super dificil pra mim, pois só conhecia o Atari antes e devo ter visto de relance um ou outro jogo super simples do Dynavision.

    Ele tinha Alex Kidd, Lemmins, um jogo de tiro que veio imbutido, e Jurassic Park que na época tinha graficos impressionantes e eu só morria. Joguei poucos via emulação depois, basicamente joguei oque vinha no ShenMue e agora no Yakuza, nunca foquei na emulação dele.

    Mas, pesquisei muito sobre a família do Master pra LGM, o fato do Master System ser o Sega Mark III, o fato de poder ativar a FM Unit que deixa o som muito impressionante nos jogos... e toda essa época da Sega e tals, e dito isso, tenho uma idéia que pode ser interessante, ao invés de começar pela Sega Mark III (Master Sysyem), começar pelo SEGA Mark I (!!!), não só é a origem sombria/esquecida do Master, mas também é bem menos jogos, bom pra começar essa idéia nova aí.
    E depois da até pra seguir pro Mark II e III.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Interessante, a principio eu topo, só tem que ver os detalhes de se as ROMs são facilmente obtidas e emuladas e tal. O Mark I e II tem os mesmos jogos, o que muda é só a aparência e o controle que não é grudado ao console no II.

      Outra coisa é que tem muito software pro Mark I e II, isso acho que não conta dai.

      "The Sega SG-1000 had 67 officially licensed games and 29 programs released. Additionally, there are 12 games and 19 programs released by John Sands Electronics."

      Até 79 jogos então.

      Excluir
    2. Sim, programas não contam, a não ser que tenha algum muito interessante pra ver, mas dificil. Inclusive esses 12 jogos adicionais, a gente pode ser se faz sentido ou não incluir, eu nunca fui a fundo nisso.

      A emulação eu lembro que era tranquila, tinha um mesmo emulador pra todas as versões da Master, Mark e Mega Drive, tudo junto era, muito bom, mas eu vou ter que fuçar meu note velho pra ver se tá lá. Inclusive tô bem por fora de roms hoje em dia, dificilmente o emu-russia ainda funciona xD

      Excluir
    3. Então, fez tempo que li sobre os Marks, então não tenho muita memória, vc tá dizendo que os mesmos 79 jogos rodam tanto no Mark I como no Mark II ? Ou eles relançaram um pouquinho diferentes?

      Excluir
    4. Mesmos jogos e versões. O hardware é praticamente o mesmo, as mudanças foram cosméticas pelo que li.

      Excluir
    5. é um Plasyatation Slim então... hum

      Excluir
  4. Eu dei essa idéia, mas ao mesmo tempo já tô fazendo um tapetão, ops, pois eu vou jogar aqueles jogos de Master System mesmo que estão no Judgment quando liberá-los, então, talvez você queira fazer um Medley aí, não sei. Ou talvez eu demore horrores e nem precise.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Provavelmente não vou antecipar, mas vamos ver.

      Excluir
    2. tranquilo, qualquer coisa eu valido depois, e nem sei se vai valer a pena os jogos q tão lá lol

      Excluir
  5. "Additionally, there are 12 games and 19 programs released by John Sands Electronics."

    Dei uma pesquisada em John Sands e ele que levou o Mark I pra Australia, a SEGA só lançou no Japão, e outras empresas que por conta lançaram em alguns lugares, então é como se fosse a Tec Toy Australiana, não acho que seja prioritário, se a gente durante achar que já tá suficiente, nem precisamos ir atrás desses, mas se tiver de boa a gente continua.

    ResponderExcluir
  6. "Jogos 1985/86 (25 jogos)"
    Não sei se onde vc achou isso tem pro Mark I, mas achei o do primeiro ano.
    O Mark I (acho mais bonito q botar SG-1000), lançou em Julho de 1983, e até o fim desse ano, lançou 21 jogos, oque é bizarro que o Famicom só teve 9 jogos nesse tempo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é pro Master System / Mark III

      Excluir
    2. sim, eu quis perguntar, se aonde vc pegou a quantidade por ano tb, tinha pra Mark I e outros consoles, ou vc que contou manualmente?

      Excluir
    3. Bah, li errado, agora reli e entendi. 😬
      Eu acho que eu contei, mas não tenho certeza.

      Excluir
  7. Atravas das fontes da wiki da lista de jogos, cheguei na página da Sega japonesa, eles tem tudo bonitinho, inclusive a lista de jogos, que pegaram de lá, dá pra traduzir no browser e dar uma olhada, achei bem legal, fala de todos os consoles, incluindo Mark I e II, a lista de jogos e a historia da Sega.
    Parte 2 interessante da historia:
    https://www.sega.jp/history/hard/column/column_02.html
    Lista do MarkIII:
    https://www.sega.jp/history/hard/segamark3/software.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nessa lista do site oficial, mostra até se e aonde foi relançado nos collections. Quando fomos para o Master System, tem que lembrar disso, a gente tem alguns jogos naquele Sega Collection do Mega Drive, já mata dois coelhos de uma vez. coitado dos coelhos =/

      Excluir
    2. eu quis dizer, do PS3. E agora não tenho certeza se era só Mega ou se tinha Master

      Excluir
    3. Legal, depois dou uma olhada. Mas será que mostra os jogos BR?

      A collection do PS3 é focado no Mega, mas tem nos extras algumas versões do Arcade e Master System, porém deve ser bem pouca coisa.

      Excluir
    4. entao tinha esses extras mesmo.

      infelizmente pro Master nao, na pagina do Mega eles ate colocaram uma lista de third party, mas acho que nesse site é só release no japao, então é mais pra curiosidade e bastante útil para o Mark I e II mesmo.

      Excluir