sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Final Fantasy VI - Post-Game

Estou abrindo novo post, para não poluir o anterior que já é bem antigo.

Como comentei lá, fechei o jogo. Não vou preencher notas pois perdi a referência e quero otimizar o tempo, foram mais de 70 horas de jogo de FFVI, e tirei algumas screens para ilustrar; porém as notas seriam muito boas.

É difícil dizer o que vou falar, mas acho que meu amigo não era tão maluco quando comentou que FFVI poderia ser melhor que CT, realmente nos últimos 25% do jogo eles vai muito além em complexidade e exploração do que poderia ser um RPG 2D clássico nos 16bits.
Apesar que CT tem seu próprio estilo, talvez não tão hardcore no RPG como FFVI mas talvez do mesmo nível no todo.

Logo após o ínicio do Mundo em ruínas e na busca pelos personagens desaparecidos eu me incomodei com o jogo e os encontros aleatórios, porém isso mudou e foi um limiar quando decidi que deveria deixar a história um pouco de lado e evoluir os personagens, coletar Magias e pensar em boas estratégias, e dali para frente o jogo voltou a ser divertido.

Percebi que o jogo tem bastante detalhe tanto em itens e magias como habilidades e estratégias com os Stats e Espers, como fazer um dos Stats aumentar bastante e ganhar vantagem em cima disso, também o Colosseum que possuir muitos desses itens raros, acabei desistindo de tentar pegá-los venci apenas uma batalha. As cenas de jogo, eu assisti várias, muitas sem querer, completei várias side-quests, algumas também sem querer ou com dicas sutis como o Pai de Gau e tentei não ler muito por aí sobre os extras restantes afinal há remakes que jogarei um dia, usei muito pouco o Shadow e não devo ter visto todos os sonhos dele.

Como já falei a parte final é muito boa, a transição dos 3 sub-chefes antes do Kefka é muito bacana, achei melhor que no FFVII, comparando com as transformações do Seph.
A música no fim também é muito boa e o final é longo, não tem mais memória para dizer com certeza, mas pode ser uma dos melhores e maiores finais que já vi no NES.

Algumas considerações sobre in-game da série:
-Pela primeira vez nos que eu tinha jogado a magia Ultima realmente faz jus à fama.
-Não entendi ter várias magias que prejudicavam os chars, normalmente fazia estrago.
-As Relics são muito boas, só 2 lugares para cada é agoniante na parte final.
-Ainda prefiro a trama de FFVII em torno de Cloud, Aeris e Sephiroth.
-A Relic Economizer que ganhei do Brontossauro faz com que todas as magias e Espers custem apenas 1MP, parecia que estava com GameShark, mas gostei já que não era cheat.



Nessa parte me lembrei de FFVII, a primeira impressão é ter conseguido uma parte de 200 de uma réplica da nave, assim como em FFVII eu ganhava 1/35 Soldier e na época eu ficava indignado de não conseguir as outras partes, pensava até em bug no jogo. Mas dessa vez após ver a foto e entender que era a nave completa confirmei na internet que isso é uma medição de tamanho ou proporção, ou seja uma miniatura da nave, assim como era uma miniatura de Soldier no 7.... =/


Quando vi isso juro que pensei:
-"Wtf! Isso é KOF??" hahaha

Abaixo, minhas Espers ao final do jogo, percebe-se que deixei passar 3.


Momentos antes do fim do jogo, screen informativa de tempo, passos, GP e levels deste que é o 3ºGrupo. O Grupo 1 foi liderado pelo meu char mais forte, Terra, e o grupo 2 pelo 2º mais forte, Celes.
É curioso como no inicio e na metade do jogo meus principais personagens eram outros como Locke, Edgar e Cyan.


A equipe reunida, Gau e Setzer de fora, queria ter evoluido as habilidades desses 2, mas não deu.


Lista final dos mais fortes.


Sub-chefe com Locke equipado com Cursed Shield, não deu para tirar a maldição.


THE END

6 comentários:

  1. Deixa passar uns meses e volta a pensar o que achou do jogo. Pelo menos comigo o jogo caiu bastante depois do momento de empolgação. Eis meus pensamentos finais na review que fiz do jogo na LGM Reviews:

    "É um bom RPG, que tem duas cenas memoráveis, uma por ser diferente e a outra por ser muito, muito triste. De modo geral a história não tem nada de especial, não achei envolvente, talvez por esperar muito do jogo pelo que falam dele. Mas jogaria o jogo de novo apenas pelas cenas memoráveis que mencionei. Se tivesse algo para distrair um pouco, algum extra (decente), acho que os defeitos do jogo seriam compensados, mas infelizmente não tem nada do tipo no jogo. Sem querer ser redundante, Final Fantasy I continua sendo até aqui o Final Fantasy com o melhor extra e este era quase inacessível! WTF?!"

    Não quero dar uma de fanboy mas esse jogo não chega perto de CT. Talvez você tenha uma maneira diferente de analisar os jogos, mas pra mim o mais importante em um RPG é a história, seguida da música. No primeiro fator CT é S e esse jogo talvez um M+.

    O que eu destaco no jogo é o vilão, a cena da opera e a parte do jogo em que a Celes está sozinha naquela ilha, a cena mais triste que eu recordo de todos os jogos que eu já joguei.

    Não sei se vi todos os "sonhos" do Shadow, mas vi vários, o jogo da a entender que ele é o pai da Relm.

    O Coliseu talvez tenha sido a maior decepção do jogo. Ao contrário de você eu venci muitas lutas e depois de um tempo você não ganha mais um item superior ao que você tem. De repente talvez até tenha um modo obscuro, onde você consegue coletar todos os itens do jogo, mas eu não consegui, e como cada vez fiquei mais decepcionado, desisti de continuar tentando.

    Eu não me recordo exatamente qual foi minha estratégia, mas sei que o Shadow estava com a reliquia de dois golpes, e cada golpe eram 9999 na maior parte dos inimigos. No chefão eu acho que usei as estrelas e tirei também 9999.

    Ah sim, não sei se você chegou a perceber, mas a única summon que dava pontos de speed (odin) se transforma em outra summon e já era. =/

    Deixa eu ver que mais... Não sei se você concorda, mas eu fiquei com a impressão que esse jogo não tem um personagem principal, no início eu pensei que seria a Tina, mas eu não joguei tanto com ela depois que ela sai da party. Meus personagens favoritos do jogo são a Celes e o Shadow. Tenho certeza que fechei o jogo com eles, só não me recordo quem era o terceiro do grupo, teria que olhar meus arquivos...

    Em resumo, o jogo é bom na minha opinião, um dos mais memoráveis devido as duas cenas que citei, mas eu gosto mais do 3, 4, 7 e 9.

    ResponderExcluir
  2. Sobre o Coliseu eu olhei na internet a relação de itens, e é horrível, tem excelentes e raros itens mas vai acabar perdendo itens valiosos, se não ficar eternamente dando Load quando perde, concordo que foi decepção, quando eu tava forte no final nem deu vontade de tentar de novo e fui direto para o Kefka. Eu tava com a Terra fazendo 4 ataques seguidos(Offering eu acho) com a Atma Weapon de 9999 de dano, pois ela ficou com Level 89 e o dano é baseado no HP dela.
    Apesar desse Extra falhar, interpreto como os vários fatos alternativos também como extras, as várias side-quest e puzzles, ou quase isso.

    A Odin virou a Raiden, foi tão rápido que nem percebi que era a única com Speed, conseguisse todas as Espers ?

    Vc usou a Magia Quick?

    Escolher entre os FF é cada vez mais dificil, sempre que termino de um, eu gosto deles. Mas até concordo com sua comparação com CT, mas acho que eu conto no mesmo peso a jogabilidade e o modo não-linear que no caso o VI possui. Um história boa com certeza faz diferença, mas se um jogo me agradar no Gameplay como me agrada FF8 e em outros não-RPG também faz diferença.

    Personagem principal.. realmente o foco muda mas com uma leve preferencia na Terra por ser meio-Esper, sendo afetada em várias cenas obrigatórias do jogo, os outros se o jogador bobiar vê bem pouca coisa, então não fiquei com um char preferido nesse sentido, mas no gameplay gostei de vários, os não convencionais Cyan, Sabin, Edgar, Ream, Gau, Strago apesar dos 2 ultimos serem fracos em batalha. A habilidade da Terra achei fraca, Locke, Shadow e outros são personagens normais, já os 3, Cyan, Sabin e Edgar, além do Attack tinha as Skills muito boas e dominaram a maioria do jogo, curiosamente no final devido a magias e Relics Terra e Celes + GOGO fecharam o jogo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem olhar minhas fotos eu acho que ficou faltando umas duas espers.

      Eu certamente usei a magia, agora se eu usei intensamente eu não me recordo, difícil puxar da memória já que fazem quase três anos.

      Até FFX não encontrei nenhum que eu diga que não é um bom jogo, parece que o primeiro a ser considerado ruim será o FFX2.

      Excluir
    2. Esse X-2 é uma aberração da natureza, e só ajudou os anciões da Square a nunca fazer continuações... =/

      Excluir
    3. É porque como eu comentei em algum lugar, a Quick+Economizer+X-Magic acabou com o jogo, no bom sentido.

      Outro comentario que esqueci na parte principal,
      -Também foi o jogo em que mais foi útil Osmose e Rasp, me salvou de várias dungeons. Assim como uma Dungeon exclusiva para fazer utilidade do Reflect.

      Excluir
  3. A unica comparação que consigo fazer de cabeça é ficar no SNES, para mim, mesmo adorando o IV:

    VI > IV > V

    E tb acho o V um jogaço, dói deixá-lo como o pior do SNES.

    ResponderExcluir