sexta-feira, 24 de junho de 2011

Final Fantasy X - Primeiras impressões

Finalmente comecei Final Fantasy X. Pessoalmente considero FFX a marca do "início do fim" do composto. Este é o segundo Final Fantasy de que não me empolguei vendo os trailers na época.

Joguei bem pouco até agora, algo entre uma e duas horas. Só passei pelo tutorial do grid de esferas, mas parece muito interessante. O início do jogo em si não chegou a me empolgar, mas ainda assim me parece que vai ser interessante.

Não gostei do fato de salvar recuperar o save e ter um save a cada dois passos, também não gostei da câmera do jogo. Por outro lado, gostei da idéia de o jogo ter diferentes línguas e de ter que aprender esta(s?) língua.

Eu acho que você já jogou (pelo menos parte) certo? Bem, no jogo eu acabei de chegar em um vilarejo. Pouca coisa do plot foi revelado até agora.

Agora que comecei, acredito que eu termine os jogos do composto, pelo menos os principais, até início de Outubro.

19 comentários:

  1. Joguei bastante ontem, bem legal por enquanto. Gostei do mini-game. A câmera ainda incomoda, mas já me acostumei. Por enquanto to economizando nas esferas, usei algumas já, acho que umas 10 no Tidus e menos no restante, mas cada um ainda tem por volta de 10 passos para andar. Também to tentando não gastar comprando itens e armas. Até agora comprei uma arma para blackmage e algumas phoenix down.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom. Já são mais de 30 horas jogando, embora isso conte tempo com o jogo no pause (muito idiota o jogo contar o tempo estando em pause...) e não conte algum tempo perdido por game-over. Desse tempo pelo menos 7 horas são só no mini-game.

    ResponderExcluir
  3. É esse eu joguei bastante e tava gostando, até empacar num chefe que devo estar ate agora se o save sobreviver.
    Oq me fez parar/desempolgar é ter aumentar level para matar o tal chefe, e eu nem posso sair da regiao q me meti, por isso empaquei.

    Mas eh bem legal, eu ganhei todos os
    tournaments do blitzball, acho q eh esse o nome.

    ResponderExcluir
  4. É blitzball sim. Uma coisa que achei sacanagem é você ganhar o torneio, ver uma mensagem "seus jogadores não tem level suficiente" e você perder o prêmio e não ganhar nada no lugar, nem uma misera potion. =/

    Talvez você lembre, talvez não, mas estou caçando borboletas agora (xD) no caminho do quarto templo. Já levei uns game-overs por isso, como mencionei antes, to jogando no "modo hard" economizando nas esferas, provavelmente se estivesse full power seria bem tranqüilo esta parte do jogo.

    ResponderExcluir
  5. Atualizando... Avancei bastante no jogo, no momento estou nas terras calmas (Calm Lands) fazendo side-quests e coletando itens através do STEAL. Já cheguei em 70 horas, mas metade deve ser só de blitzball xD. Alias agora já cansei do mini-game, só tenho jogado torneios e evitado a temporada.

    A câmera do jogo ainda incomoda, é o maior defeito do jogo. Em diversos momentos uma visão área ou pelo menos a possibilidade de mover a câmera seria muito útil. Até agora não vi utilidade no item mapa.

    ResponderExcluir
  6. Eu acho que estou no final do jogo. Imagino que ainda tenha side-quests opcionais, ou pelo menos itens para coletar, mas ainda não posso voltar nos locais iniciais do jogo, então ainda devo ter um pouco de jogo pela frente, mas não muito. Estou imaginando que deve ser tipo FFVII, quando se chega na cratera e ai ainda da pra fazer um monte de coisas, mas já se está no final do jogo. Mas isso é só uma hipotese, pode ser que eu esteja errado.

    ResponderExcluir
  7. Fiz umas side-quests. Fui confirmar uma informação no google e descobri sem querer uma mini side-quest a lá mulher gorda de Zelda... não só tem que adivinhar, mas a dificuldade e chateação é enorme, nem vou tentar.

    Com uma combinação de técnicas, consegui +40000 de experiência numa luta!

    ResponderExcluir
  8. Tentando ganhar de monstros opcionais mega-fodas, e completar side-quest de caça. Vai demorar pra conseguir isso... :( Fora isso acho que só falta ir no chefão pra acabar o jogo.

    ResponderExcluir
  9. Encerrei ontem o jogo. Fiz quase tudo para um 100% hardcore. Bastante satisfeito, mas um pouco decepcionado com alguns detalhes. Farei uma review para detalhar melhor minhas opiniões a respeito do jogo, só não sei quando postarei.

    ResponderExcluir
  10. Eu tava empolgado com aquela SideQuest de capturar monstros, deu a impressão que iria longe... como foi?

    Como eu fiquei tipo 3 horas preso no mesmo lugar não pude voltar a ela até hoje.

    ResponderExcluir
  11. Até que foi tranqüilo, tem só uns 5~10 que são mais chatos de ficar capturando. As recompensas que são fraquinhas (pelo menos eu achei). Ficou faltando um Fat Chocobo para guardar os itens, o limite de 99 é pouco para esse jogo.

    O mundo do jogo em si é curto, então não tem tantos lugares que tem pra ir caçar. Lembras que você falava que o mundo de FFVII parecia gigante comparado com os anteriores, então, o FFX parece bem pequeno comparado com os anteriores (pode ser apenas impressão, mas é o que parece).

    ResponderExcluir
  12. Que pena, a impressão que eu tive é que seria enorme, que iria liberar vários outros lugares como no FF7, como no X já tinha uma boa área eu esperava que expandisse bastante.. :/

    Será que é tão dificil agradar os fãs..., é por isso que outros jogos estão ganhando muito mais adeptos, se não me engano é um Elder Scrols que o pessoal do trabalho fala tanto, o mundo do jogo é gigantesco.

    ResponderExcluir
  13. eu quis dizer.. "..no X já tinha uma boa area no inicio do jogo.."

    ResponderExcluir
  14. Eu to completando a captura e quando volto para Calm Lands, o carinha tá criando uns monstros fudidos que me tiram até 14 mil de dano wtf??
    Vc derrotou essas novas espécies ?

    Na minha caminhada decobri que não tinha feita alguns Trials, bizarro.
    E o Cloudy Mirror ainda não faz nada.

    PS.: To jogando um poquinho mais de 1 ano depois, melhor que alguns que vc tinha jogando em 2009, hehehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, eu derrotei todos os monstros. Nos últimos é meio decepcionante o esforço necessário para derrotá-los comparado com o que você ganha. No final do jogo eu estava tão forte que derrotei o chefão com um limit break. =D Na real é outra decepção, o chefão devia ser o mais difícil do jogo, mas comparado com estes monstros é facinho... =/

      Excluir
    2. Ah jah imagiava isso, ontem derrotei o Ultima e Omega Weapon, foi de surpresa, era a ultima coisa que eu esperava acontecer caminhando despreocupado com um No Encounter equipado.
      Mas foi muito fácil.

      Li na Wiki que esses Weapon na versão International, passaram de 99.999 de HP para 999.999 e todos os Elementals que ele é imune, pasarram a absorver.

      Ah sim, a camera, terrível. Logo que re-comecei a jogar eu ficava apertar todos o L e R na esperança de girá-la. Eles fizeram de uma forma que vc avança bem mas se fazer o caminho de volta não enxerga nada, muito ruim.

      Excluir
  15. Consegui acho que 4 ou 5 armas celestiais, finalmente entendi pra que existia aqueles itens estranhos, completei a de 2 chars, Auron e Rikku, a do Auron valeu a pena, da Yuna e da Lulu que mais me interessa não consegui evoluir, ficou apenas no No AP.
    Deixei pra lá os montros, apesar de estar com a AirShip, fiz um trabalho nas ultimas vezes que joguei de percorrer todo o jogo a pé novamente e pegar tudo que ficou pra trás, e com isso hoje fui com tudo para completar o jogo e é claro não teve muito desafio no meu nivel.
    Fico satisfeito de completar a historia e o jogo, é um objetivo conquistado, os extras ficam para uma outra oportunidade mas como vc disse, a recompensa não está sendo a altura.
    Ouvi que vai sair logo logo para o PS3 o FFX HD, porém só isso não me empolga, poderiam fazer isso com o 7...
    Continuando na filosofia espero que a serie seja renovada, ainda não joguei o FFXIII mas a fórmula já cansou um pouco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Logo que fechei o jogo até estava um pouco empolgado, mas é complicado rejogar, certamente não é um FF3, FF4 ou FF7.

      Se fosse só os gráficos que mudassem, não sei se me empolgaria tanto com um "remake" do 7, agora se tivesse algumas melhorias, tipo os mini-games da goldsaucer turbinados, ai sim.

      Bem, a série está se renovando, só não para melhor. Começando com o X, cada vez menos exploração, no X você só segue uma "trilha" e no XIII é ainda mais limitado, airship é só um "teletransporte", cada vez menos cidades, etc.

      Excluir
    2. É verdade, eu fiquei bem decepcionado na primeira vez que joguei o X com esses pontos lá no inicio do PS2, porém na época impressionava tudo no PS2 então gostava de jogar, mas.. é verdade

      Excluir