domingo, 21 de março de 2010

Final Fantasy IX - Impressões

Uau! Depois de jogar FFVIII pensei que não me empolgaria mais com um Final Fantasy do mesmo jeito que no passado, pois mesmo longe de ser um jogo ruim, FFVIII ficou abaixo da média da série, talvez por ser o primeiro a quebrar a evolução natural da série e saltar para algo totalmente diferente.

Mas tudo mudou quando comecei a jogar FFIX. Dos FFs restantes, este era o que tinha menos expectativas e por enquanto me parece que vai ser o melhor (o melhor dos restantes)! Mas o que mais gostei foi que a trilha sonora voltou a ser do mesmo nível da série. Entenda que não são ruins as músicas do oito, inclusive umas duas ou três eu gostei muito, mas é bem abaixo da média do restante dos jogos. Já o nove está, até agora, entre as melhores trilhas.

Inclusive com uma música do FF? (sem spoiler né) tocando mais ou menos no início do jogo. A história, ou melhor, o início de história me parece muito mais empolgante que o jogo anterior, tem uma boa variedade de personagens e as batalhas são muito mais divertidas que no oito.

A principio este jogo já entra nos meus top3 favoritos da série, junto com o 4 e o 7, mas vamos ver o que vai acontecer.

38 comentários:

  1. Até agora, teve a música que não deixa de ser uma referância a um jogo anterior, e a uma referância fortissima a outro jogo da série. Além disso percebi uma referência mais leve a um terceiro jogo da série.

    Reforço que esse jogo está sendo muito bom!

    ResponderExcluir
  2. Só para me corrigir, todos os FFs anteriores são referenciados neste jogo. Alguns mais que os outros, mas ainda assim... muito legal!

    ResponderExcluir
  3. Cheguei ao cd 4 hoje. Na verdade poderia já ter fechado se eu não perdesse tempo nos opcionais. Pelo mesmo motivo, deve demorar ainda algumas semanas antes de eu completá-lo.

    Há muitos extras, e no geral, são divertidos.

    ResponderExcluir
  4. Cheguei no CD3.
    A referencia seria, algo como "Um cara de cabelo espetado usava essa arma" né? hehe bacana.

    Percebi que tem uma música do VII, e acho que no 8 ela também apareceu em um trecho específico.

    Mas é engraçado como nossas opiniões variam bastante na série. O IX está com uma sequencia de jogo muito melhor que no VIII, porém acho o plot muito óbvio, com exceção do mistério do BlackMage. Eu não me empolgo com esse tipo de plot, claro que comparando com tudo que já teve, mas recem comecei o CD3, tem mais coisa para vir.
    A diferença de acontecimentos em 2 CDs parece gritante para mim, aconteceu muito mais coisa que nos 2 CD do FFVIII, apesar que passei pelos eventos em bem menos tempo, porém deve estar relacionado ao estilo em que a história é contada.
    Eu to gostando do jogo, mas tenho a péssima mania de ficar comparando-o com o 7. Coisa que não fiz no 8, ou desisti logo no inicio. Comparo o 8, com o X e com o XII devido ao estilo.

    Lembra nos primeiro ou no primeiro FF que comentei que um char morreu e o herói principal nem deu bola, tipo "Que pena.." Nesse FFIX ocorreu já duas vezes, e o Zidane logo em sequencia soltou um piadinha e se distraiu, mais uma vez a direção do jogo não investiu nisso, no NES década de 80 eu até entendia; na primeira vez quando o amigo virou pedra, ele consertou depois dizendo que sabia que conseguiria reverter, porém na segunda vez quando explodiram a nave com o Vivi e outros ele nem deu bola.

    Voltou o esquema de cada um na sua, diferente dos últimos em que todos eram Magos, Guerreiros, etc., até que tava com saudade.
    Porém o Scan agora dá Miss, e os Status Protect, Shell, Float duram meros segundos... horrível!
    O jogo das cartas está bem fácil, e agoniante não saber as regras totalmente.
    De novidade, ATE e o Synth. O ATE apesar de bobinho é bacana, e o Synth para criar novas armas é muito legal, essa função hoje em dia é ou foi comum no RPGs e MMORPGs, porém na época pode ter sido "inovador" teria que ver. Perbcebi que a Enemy Skill ou Blue Magic sempre foi uma marca da série, está quase sempre lá, eu sempre gostei dessa função, e no IX é uma das melhores, com muitos golpes úteis até agora e em uma forma boa de conseguir.

    Todos os FFs referenciados? hum... interessante.
    Acho que só percebi o que comentei acima. Seria o leilão uma referencia ao VI ?
    Eu passei por muitas referencias jogando apenas os 2 primeiros CDs ?

    Em questão de Extra/Opcional de Mini-Game está muito melhor que o VIII, que infelizmente para mim é apenas o jogo de Cartas. Os Chocobos é uma mistura de Side-Quest, assim como parece ser comer os Sapos no IX, e as Weapons não são mini-games. E o IX tem esse minigame do Chocobo que parece bem legal.
    Talvez eu tenha esquecido de mais detalhes, até agora agradável no gameplay, boa complexidade como eu gosto nos mundos personagens e eventos acontecendo, mas não memorável como no VII.
    O que eu estou gostando mesmo nessa versão é o balanceamento dele, eles acertaram a mão no Overall, eu posso não elogiar, mas não há quase nada a reclamar, a dificuldade, a variedade, o plot, os encontros randomicos, eles estão na medida. Por enquanto para mim está devendo na música, vou repetir uma frase sua, até agora "não gravou nenhuma na minha cabeça" a não ser o canto chato da mina.
    Tem uma bacana, só não consigo lembrar o som sem ser jogando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deixa ver o que me lembro, tem a música de FFVII logo no início do jogo, tem a opera e o leilão , referência de FFVI, o caminho da serpente é do FFIV e acho que no FFVI também, a história que o Ramuh conta é a história do carinha que morre no FFII, White (por um momento) e Black Mages no estilo FFI, cartas de FFVIII, e tem mais, mas não sei se vou recordar tudo agora. Estes que eu lembrei, claro. Ainda mais pra frente, se você conseguir os itens certos e fizer alguma coisa você verá a refêrencia de FFIII, alias, os próprios itens são referências. Mais pra frente no CDIII ou IV ainda tem mais refêrencias ao FFI e FFII ou FFIII.
      Ah é, o caçador de tesouros que você encontra é do FFV. ;)

      Na parte de músicas, a melhor do jogo (minha opinião, claro) vai acontecer ainda (acho) e a música do mini-game do chocobo são as que marcaram em mim. Ah e a da abertura também, fiquei com ela um tempão na cabeça.

      Sobra as cartas, eu consegui entender as regras completamente nesse, logo no início eu acho, consegui todas as cartas menos uma, já alerto que essa uma só da para pegar em um momento específico do jogo. =/

      Quando essa piada depois da morte acontece eu ri um monte e minha irmã que já tinha fechado o jogo e estava no quarto me deu bronca e estava quase chorando, então eu acho que depende da pessoa, uns chorãm outros riem e você fica indiferente! hauhauhuauhahuauha

      O problema talvez é que a personagem que morre você não liga, eu pessoalmente detestava, então é díficil fazer um aue. Mortes a parte eu achei umas e outras cenas bem tristes por assim dizer.

      Mas acho que depois de FFVI eu não acredito que venha a ter em uma cena que supere a da Celes.

      Ah sim, sobre o plot. No início não achei que aconteceu muita coisa mesmo, mas depois teve um monte de reviravolta e surpresas, pelo que me lembro eu não sabia o que ia acontecer na maior parte do tempo. Já em FFVIII o plot se resume à: alguém da party faz merda o Squall conserta, a Rinoa faz merda o Squall conserta, alguém da party faz merda o Squall conserta... xD As melhores partes do jogo eram quando você estava com o Laguna.

      Excluir
    2. Ah é, e O_O você já está no terceiro CD! Achei que nem tinha começado ainda! Se me lembro bem eu também avancei bem rápido até o terceiro CD e ai fiz backtracking e peguei um monte de coisas que tinha deixado passar.

      Excluir
    3. A história do Ramuh é a do FFII ? Putz nem me toquei, massa isso, é verdade.

      Quanto a piada após a morte, acho que foi porque eu não entendi ser uma parte de humor, talvez uma limitação técnica, talvez algum detalhe a mais, para mim ficou como se ele estivesse distraído.

      Já falei mas repito, como foi diferente minha visão no FF8 jogando agora, na época(99~2000) eu não entendia a parte da Laguna, achava estranho, não gostava, parecia legal e diferente o jeito do Squall, o jogo era corrido e doido.
      Mas dessa vez, eu adorei a parte da Laguna, achei que deveria ter bem mais, realmente tinha muito mais valor de plot do que um cara que não tava afim de nada e não sabia de nada(será que é a idade? Provavelmente)

      Eu to aproveitando a empolgação e sequencia que faz muita diferença, ficar muito tempo sem jogar é perigoso, mas nem sempre consigo jogar, porém estou perdendo um tempo e jogando sequencias perdendo um pouco o sono ou o Sabado.
      Eu cheguei no CD2 em 12 horas e no CD3 em 23 horas, um tempo bem menor que no FF8, porém me admira ter passado tanto tempo. Eu não acho que deixei muita coisa pra trás, eu gosto de jogar lentamente, vendo os cantos, porém tenho o minigame do Chocobo que só fui atrás de um item, pois eu não entendi como fazia pra ter mais e só conheço uma floresta. Tenho que ganhar e entender as cartas, e quero mais Blue Magics apesar que no momento estou sem o personagem.
      Eu não sei se jogando direto parece ser mais rápido ou os jogos PSX que são mais curtos mesmo, a impressão que tenho é que FFIV, V e VI eram enormes, sempre tinha mais e mais. Fato é que eu não perco mais tempo para evoluir muito ou muitas batalhas por metro quadrado (talvez isso).

      Excluir
    4. A minha impressão é que todos os jogos são mais ou menos do mesmo tamanho. O que talvez faça a diferença são as side-quests e mini-games. FFIX eu joguei por um bom tempo devido as inúmeras side-quests e mini-games. Agora de certeza, se excluir o mini-game do blitzball e a "side-quest" de caçar monstros do FFX, ele com certeza é o mais curto.

      Eu to querendo terminar a porcaria do freela que peguei de uma vez pra dai voltar a jogar a toda. Especialmente porque quero terminar logo o FFX-2 e voltar a jogar algo decente.

      Excluir
    5. Hehehe,

      É, eu percebi que o mini-game do Chocobo vai me consumir muitas horas, como se fosse um outro jogo.
      Ele virou Azul, achei muito legal que voltaram os chocobos coloridos e com habilidades. :)

      Excluir
    6. Eu parei um pouco na história para fazer as side-quests, afinal não é um mini-game, o jogo tem mais side-quests do que aparentava. O problema é que já gastei muitas horas com elas.
      Chocobo, Blue Magics, Cards, Frogs e outras.
      Estou repensando se vale a pena continuar na side-quests, tive pouco tempo esse mes, e não avancei mais nada na história. A unica side-quests que queria avançar mais é a do Chocobo, mas é muito tempo perdido, tentando bicar um Chocograph

      Excluir
    7. Então, eu fiquei nas side-quests um bom tempo também. Consegui fazer quase tudo por minha conta, depois de completar quase tudo sobrou uma side-quest mais FDP que não aguentava mais, acho que foi a dos estelazios, nessa no final eu olhei na net. Isso e a única carta que não tinha e descobri que aquela era em apenas um momento do jogo e já tinha passado.

      Eu recomendo o seguinte, se você está se divertindo continue nas side-quests, se não não. Pelo que me recordo as recompensas são fracas comparadas pelo esforço... (mas minha memória pode estar me enganado)

      Excluir
    8. Eu percebi que algumas sides estão interligadas.
      Eu decidi continuar com a do Chocobo, teve bons premios, tb possibilitou encontrar a caverna do mog (central de correios), tb tem um chefe q me matou na "Float Island), então é uma side-quest bem relevante.
      Percebi que estou com 66 horas de jogo, devo ter gastado umas 30h nesse CD3 apenas em side-quests e afim, e desisti de fato apenas 2 no momento, Cartas e Blue Magics(estava indo em todos lugares jah passados), e até o momento:
      1-Chocobo, Chocographs completo, mas para o Fat Chocobo faltam secrets, encontrei todos os das dicas dos outros chocobos.
      2-Frogs, 50 e poucos e contando.
      3-Mails, Deve ter bastante coisa a fazer e falta algum item para consertar a maquina da Central.
      4- Blue Magics, falta cerca de 4 ou 5.
      5- Choco Piece, todos encontrados, falta derrotar a bola, secret boss.
      6- Cards, Venci o torneio em Treno, ganho algumas cartas, mas desisti, não entendi 100%, mas parece que há um random nas batalhas de cartas, às vezes perco com cartas muitos mais fortes, e parece que após varios jogos as cartas ficam mais forte, mesmo com numeros baixos, se há um fator sorte nas battles cards eu não curti. Cerca de 6- cartas únicas, Level Adviser.
      7- Estelazzos, faltam 2 ou 3.
      8- Questions, Respondi 6 perguntas nas florestas, acertei 4 errei 2.
      9- Auction, Comprei todos os itens do leilao que apareceram.
      10- Dragão em Treno, matei 2 ou 3 e não apareceu mais por enquanto.
      11- Pular Corda, Só apareceu no inicio antes da cidade destruir, mas não fiz muito cerca de 10. No manual cita numeros bem altos.
      12- Torneio Caçar monstros na cidade, fiquei em 2º, primeiro foi a Dragon batendo o recorde.
      13- Coffee Quest, eu não consegui fazer nada, apesar de ter dois key itens , e no CD1 o velho comenta que gosta de tal tipo, talvez passou o do momento, não sei.
      14- Thief Rank, Rank A :)

      É mais ou menos isso que eu lembro, eu me surpreendi pela quantidade de coisas que o jogo inclui, e eu nem contei outros momentos, que são mini-games dentro do plot, como o teatro no inicio.

      Voltando às musicas, eu esqueci de comentar, realmente a abertura fica na cabeça, e a do World Map eu tb gostei. Eu não a tenho de cabeça só lembro quando estou jogando, mas isso não quer dizer muito, tenho memoria fraca para isso, mas são boas, há uma terceira musica que gostei durante o jogo mas não esqueci de que parte foi.

      Excluir
    9. Lembro que um ou outro item escondido destas side-quests são meio escondidos demais, quase do nível "mulher gorda" do Zelda. Acho que ia ser mais divertido sem estes super phodas. Porque no final eu demorei tanto nas side quests que comecei a desempolgar.

      Agora que você fechou, você achou o Doga's Artifact e Une's Mirror (que leva o nome de dois personagens de FFIII) e usou/ativou ou similar eles na cidade dos black mages para escutar uma música de FFIII? =D Muito massa! Eu lembro que na hora eu disse, eu conheço essa música, de que FF é? xD Depois que liguei o nome dos itens ao jogo.

      Outra coisa, o item rat tail é outra coisa que vem de outro jogo, FFI e FFIV. =D

      Cara, eu não lembro de nada random no jogo de cartas, eu perguntei pra minha irmã e ela também não lembra de nada do tipo. Não sei, logo no início eu entendi as regras e achei mais fácil de entender que o jogo de cartas do FFVIII.

      Além do que já está no status, vou puxar da memória, vejamos:

      Questions, respondi todas, não lembro o que aconteceu depois, mas acho que não foi nada crítico, e errar não causa nada negativo, então todos os resets que dei quando errei uma questão foram inúteis.

      Dragões, lembro de lutar com dragões, mas não lembro com quantos nem se tinha algum objetivo.

      Pular corda, fui muito bem, só não lembro se fui no limite. Depois do início eu acho que tem outra vez na mesma cidade mais tarde no jogo.

      Torneio de caça, 1º lugar. =D

      Coffe, acho que não fui muito longe nessa também.

      Thief Rank S também. =D

      Excluir
    10. Sim, eu peguei todos esses itens, lembro da Rat Tail, e ouvi a musica, pena que não lembrei que era de FFIII.

      Os dragões, são os monstros em treno que vc pode escolher enfrentá-lo, dentro da cidade.

      A cartas no FF8 eram regras como um jogo real, numero maios que outro, ou igual, etc.
      Pode ser que eu não tenha entendido, mas quando há batalhas de cartas em FF9, uma seta com a outra, aparece um numero na carta, que deve ser a força ou power. E pelo que eu vi na dica do jogo, se for P é contra o 3º digito e se for M o 4º, então minha carta é 5P01 e a do inimigo é 3M09, então seria um 5 contra 0, porém há a força da carta e aparece os numeros, então nesse exemplo que já aconteceu comigo, minha carta aparece com 38 e a do inimigo 9, nessa numeração as vezes ganho facil com pontuação 20 a 0 e ganho a carta. Mas ocorre as vezes de meu valor cair para 5 e a carta do inimigo de 9 para 6 e eu perco a batalha. E nessa parte que não entendo.
      Ganhar cartas sem battle é tranquilo.

      Excluir
    11. Bem, eu não lembro como funcionava, mas lembro de ter aprendido bem o jogo, não lembro de ter tido problema com algo semelhante.

      E você nem sabe o que eu descobri do jogo de cartas de FF8! Para ganhar certas cartas, primeiro você tem que perder algumas vezes para determinado personagem para que aparece cartas raras que só aquele personagem tem! O puzzle da mulher gorda do zelda agora já não é o pior atentado a lógica! x(

      Excluir
    12. E eu enfrentei todos os monstros de treno pelo que me lembro.

      Excluir
    13. O da mulher fazia parte do stotyline nao?
      pra ganhar a carta da rinoa tem q perder o ifrit para o pai dela, mas ele da a dica

      Excluir
    14. Não é disso que estou falando, pelo que eu li tem um ou mais NPCs onde você tem que perder duelos antes do NPC usar as cartas raras dele, sem nenhum aviso nem nada. :S

      Excluir
    15. Dei uma lida sobre isso e achei uma pessima ideia.

      Excluir
    16. Achei o comentário que eu procurava mais ali acima do dia 24 de outubro. Agora no PS4 tem troféus pra completar certas coisas que devo ter deixado pra trás.

      Eu disse na época que fiz cerca de 10 no pula-cordas, eu tava tentando aqui agora mesmo e sou bem ruim fiz 7, mas devo conseguir 10.

      Você disse que foi bem e não sabe se chegou no limite o0.
      Tem troféu de pular 100 e 1000!!!! Sim, fu#$ing MIL!!! Eu vou ter que programar um app pra esse minigame não é possível.

      Excluir
    17. Sim, esse troféu é infame e considerado um dos mais dificeis por alguns sites. :-(

      Offtopic mas tu reparou que tem um checkbox agora para marcar para receber notificações nos comentários?

      Excluir
    18. Eu bati meu recorde conseguindo 39 pulos, foi não olhando pra tela e só escutando o som.
      Dei uma pesquisada e acho que vc não chegou no limite não.. é só um palpite e vc me confirma
      O limite é pouco mais de 8 milhões e 380 mil saltos xD

      Offtopic, reparei tbm mas não cliquei, eu recebo aqueles e-mails por enquanto.

      Excluir
    19. Vou ter que responder no mesmo bloco, cartas. Tô tendo o mesmo problema haha, as regras eu entendo mas se vou ganhar ou perder não fazia sentido. Agora q é minha 2 run to pesquisando tudo q me gera dúvida e como eu imaginei é Random.
      Números são gerados na batalha de cartas mesmo q seja mais forte a carta ali no 1P01 a carta mais fraca pode acabar ganhando.

      Excluir
    20. Huahuahuahua. Eu acho que eu tava pensando algo mais modesto como 100. haha

      De cabeça não me recordo agora das regras e tal, mas lembro que fui bem no joguinho de cartas na época.

      Excluir
    21. Ah hoje eu consigo ver 100 com possível, mas daria bastante trabalho. Com 1000 o jogo da uma Key item desse mini game q não serve pra nada.

      Então as regras básicas são as seringas nós cantos das cartas como no ff8 acho, e cada carta tem um código como 2P10. 2 de ataque , P físico, 1 defesa física e 0 defesa mágica. Até aí tudo bem.
      Mas na hora da luta eu pesquisei e o jogo gera um número aleatório de acordo com esses valores, então tem uma Luck envolvida aí, mas também a estratégia em colocar as cartas no grid de uma forma boa. O Luck é q tá foda e me ferrou antes pelos meus comentários ali

      Excluir
    22. Setinhas* e não seringas. ¥_¥

      Excluir
    23. Com seringas deve ser a versão alternativa do camelô! huahuahuahua

      Nossa, não sabia dessa. Será que a Luck do Zidane influência?

      Excluir
  5. Ganhei a carta Namingway que me possibilita trocar de nome, uma das referencias citadas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah! Verdade, tem essa também.

      Excluir
    2. wow, ganhei o Rank S Medal das mãos de Gilgamesh! xD
      E estou aumentando a ultima ability do Zidane.

      Excluir
  6. Fechei o jogo. :)
    Foi massa a parte final e o final.
    Quebrei a cara quando vi que o CD4 mais uma vez não me deixou terminar as side-quests, e eu tava empolgadão no Mogs, também não voltei para matar a PokeBola. Faltou só 1 Estelazo, e 2 Blue Magics, tb não deu tempo de completar as Abilitys, mas a do Zidane completei.
    Tambem faltou uma Summon.

    E depois de fechar li um pouco na net, e me surpreendi ainda mais com coisas que não sabia, como a força das Summons ter a ver com a qtd jóias e algumas mudar o ataque dependendo do equipamento. Algumas partes do jogo sinto que faltou eu descobrir mais coisas como o castelo de cabeça pra baixo.
    Esse vários detalhes e secrets é uma coisa que gostei muito do IX, o jogo em si como um todo superou minhas expectativas, já que tinha minha pior primeira impressão da série.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A variedade de coisas a fazer no jogo é muito massa, mas uma pena que algumas são muito complicadas, e acho que o jogo devia dar pelo menos uma dica dizendo que determinadas quests ficaram indisponíveis após determinado evento. Uma coisa é perder tempo numa side-quest porque vc está desvendando um puzzle, outra é ficar andando a esmo porque talvez tenha uma sidequest em algum lugar. Não estou dizendo que não tem que ter exploração, só que a exploração não deveria ser algo excessivamente complicado, sem dicas ou com dica do tipo o "segredo está no nariz".

      Eu gostei tanto do jogo que combinei com minha irmã para um dia jogarmos no modo 2P. A nossa idéia seria só avançarmos na história quando jogarmos juntos, mas treinar para ganhar abilitys, mini-games, etc poderiamos fazer sozinhos. Assim talvez conseguissemos 100% hardcore.

      Outro detalhe que esqueci de falar é que o jogo deu uma travada bem no final do jogo, na cutscene, pulou uns pedaços, não muita coisa eu acho, mas seria legal ver direito. =/

      Excluir
    2. Cara... nas CGs finais, acho que não pulou, mas travou sim, travadas fortes de quase 10 segundos que achei que não voltaria, ma sempre voltava, mas parace que só travava e depois continuava sem perder partes.

      Essas travadas em CGs ocorreram no CD2 e 3, mas eram de 1 segundos e as vezes.

      Poisé, aquele castelo, Ipsen Castle, há um local com uma grande espada com raios em volta, e 2 vasos vermelhos em 3 bancos, e vc pode pegar os vasos e trocar de lugar, e se tentar sair com eles, há uma mensagem como fluxo de agua, sei lá, deve ter algo ali, mas realmente não percebi nada que me ajudasse a fazer.

      Excluir
    3. Comigo foi no no cd final mesmo, o único que tinha uma abertura personalizada, acho que por isso que travou, quem mexeu na "rom" zoou com ela. Eu tentei comprar o original na época que comprei Chrono Cross, mas no site que compro esgotou bem quando fiz o pedido. =/

      Excluir
    4. Hmmm em todos os meus cds tinha Emuparadise no canto :/

      Excluir
  7. Mais umas referências, o vilão Garland do FFI e as aeronaves de FFI, II e III acredito eu (os nomes nos quadros eu acho em algum lugar, além de cartas).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, depois eu dei uma lida na net, e realmente é muita referencia, apesar que muitos são praxe da série e várias se perderam na tradução, mas há varias que são sutis.

      Excluir