domingo, 2 de maio de 2010

LGM アーケード Extra

Este é o local para informações adicionais, curiosidades e comentários variados.

Hall da LGM
Os melhores jogos Arcade da LGM.

Aqueles jogos que mesmo com idade avançada ainda são divertidos de jogar entram aqui, os 10 melhores ficam a mostra, o restante é escondido posteriormente abaixo.

01 Galaxian
02 Lunar Rescue
03 Space invaders
04 Asteroids
05 Cosmo
06 Cutie Q
07 Cosmic Guerilla
08 Lunar Lander
09 Tail Gunner
10 Boot Hill
11 Frogs
12 Ozma Wars




Jogos por empresas


Jogos Descartados


Regras


Configurações

46 comentários:

  1. Então, se incluirmos os collections, eles entram mais lá pra frente quando já tivermos jogado boa parte dos jogos em sua versão arcade*.

    * sei que 99% dos casos a rom é a mesma, mas como o controle é diferente ainda vale a pena (acho) jogar posteriormente os collections. Lembrando que a idéia é simular os controles do arcade com o analógico sempre que possível.

    ResponderExcluir
  2. Eu também achava isso, mas depois de várias descobertas como a que vc fez do MegaMan Collection, mesmo não sendo Arcade, acho que está longe de ser 99%, hehe, a maioria parece ser port ou emulação. Jogar no MAME dá uma verdeira sensação de estarmos jogando o original, mesmo assim é interessante conferir os collections.

    ResponderExcluir
  3. Você tem toda razão.

    Uma fato estranho:
    As roms de Mario Bros. são incompatíveis entre as versões 130 e 137. Baixei as roms novas e o engraçado é que o som do Mario derrapando na versão 130 (com a rom antiga) parece melhor do que a 137 (com a rom nova). Seria a versão 130 erroneamente melhor ou a emulação deste jogo piorou na versão 137? :S

    ResponderExcluir
  4. Só se a ROM nova for referente a um release mais antigo que eles acharam, sei lá...

    ResponderExcluir
  5. Bem, eu baixei no planetemu, e diz no site que é a versão 0.137. Hum, talvez tenham esquecido essa, vai saber.

    ResponderExcluir
  6. 18 Wheeler é um jogo que tinha curiosidade, não sei se tem alguma ligação mas a série atual com esse nome é bem bacana. Pena que não foi possível encontrar/emular.

    ResponderExcluir
  7. Não sei se mencionei isso antes, mas provavelmente todos esses não encontrados não usam microprocessadores, Gun Fight foi o primeiro a usar essa tecnologia e por isso o jogo mais antigo que podemos jogar. Mas mesmo depois de Gun Fight alguns jogos ainda foram feitos sem microprocessadores e esses são, pelo menos pelo MAME, inemuláveis (essa palavra existe? xD).

    ResponderExcluir
  8. Vi seu comentário no Boot Hiil (hehehe), e o jogo realmente é bem mais difícil do que parecia. Baixei a meta para 5 pontos de vantagem, será que agora vai? :S

    ResponderExcluir
  9. Originalmente a meta de Breakout era 200, como eu consegui rápido chegar a casa de 200 eu mudei para 220 (embora não tivesse posto minha pontuação atual na hora), mas eu me enganei, desde então não cheguei mais a casa de 200 e vou voltar a meta antiga.

    ResponderExcluir
  10. Hehe, acabei comentando sobre o Breakout no outro tópico, é foda controlar aquilo, consegui passar de 200, pois em uma das jogadas a bolinha atravessou a primeira barreira e ficou pipocando lá em cima, hehehe

    5 no Boot Hill parece maisl possível que vc conseguiu um 7x3, bastaria morrer uma a menos, ou fazer 5x0, 10x0 acho impossível pelo tempo.
    Não sei como vc conseguiu um 7x3, a soma pelo menos fecha em 10.

    Os sem microprocessadores que vc diz, seriam os Arcades Mecânicos?

    E eu acho que nem a palavra Emulável existe, kkk

    ResponderExcluir
  11. O 7x3 não foi fácil, devo ter usado umas 20 fichas e já tava desistindo quando consegui. Tem um truque de atirar para baixo e a bala ricochetear, as vezes ajuda (mas não pode bater na carroça).

    O meu duzentos do breackout também foi assim. hehehehe

    Não sei, eles usavam circuitos TTL, acho que tipo o nosso cronometro de sistemas digitais lembra? Só que com uma tela, obviamente. xD

    Sobre as bizarrices das roms do MAME... lembra que uma vez a gente comentou como podia a rom principal de alguns jogos ser a EUA se o jogo tinha sido feito no Japão? Então, eu desconfio que seja quem for que prepara as roms pro MAME, escolhe uma aleatóriamente para ser a principal. A rom principal nada mais é que os arquivos base da rom mais os arquivos específicos da versão. As outras versões só carregam os seus arquivos especificos e usam a base presente na principal. Tanto é que existe lugares que você acha as roms agrupadas, todas as versões de um jogo numa só rom (mas isso não é a recomendação da equipe do MAME). Então a principal não é a original, é só a escolhida por alguém utilizando algum critério por nós desconhecido. Pelo que me parece, geralmente eles escolhem a última versão EUA para ser a principal. Se duvidar, da até para extrairmos as roms e transformarmos a versão que jogarmos em principal. hehehehe

    ResponderExcluir
  12. Hahahahaha, cosmic guerrila travou, parece que os avisos de problemas são reais. xD O engraçado é que a nave vermelha que aparece de vez em quando continua a aparecer. huahuahuahuahuahua

    ResponderExcluir
  13. Putz, achei que tinha batido o recorde no Cosmic Guerrila, mas fiquei 100 pontos atrás de você. -_-' E ele travou mais vezes...

    Esses joguinhos são mais difíceis do que aparentam.

    ResponderExcluir
  14. Ow, não tinha/tem um jeito de manter os placares no MAME?

    ResponderExcluir
  15. No jogo Cosmo, qual a tradução para イオ-タ? Meus dicionários e Internet não ajudaram... Está em katakan, então pode ser palavra estrangeira...
    E também クプ クプ, ou talvez seja ワプ ワプ?

    ResponderExcluir
  16. Acho que o primeiro jogo que poderia entrar no Hall é o Cutie Q, eu acho ele bem divertido e não fica tão repetitivo com o tempo como os jogos antes dele. O que você acha?

    Adicionado (lá em cima) estatística de jogos por empresa.

    ResponderExcluir
  17. Esse ultimo que vc escreveu tipo Wab-Wab ou Wap-Wap, tá com cara de onomatopéia, é o som de um tiro talvez, hahahaha

    Esse Cosmic Guerilla tá sem som aqui, é normal?

    Uma vez li sobre esses placares, e parece que depende do jogo, o MAME não salva ou até tem um hack pra fazer isso, mas se o Arcade original não salva, então no MAME não vai salvar. (A não ser que use o 'trick', eu li um pouco sobre e não parece valer a pena).

    IOーTA, hum.. esse é dificil, posso jogar algumas teorias:
    1-Letra Grega
    2-Modelo de carro Toyota
    3-Letra Jota
    4-Nome de alguma coisa que eles colocam no jogo.
    hahahaha

    Eu vou lá no jogo pra ter uma idéia melhor.

    ResponderExcluir
  18. Tenho que ver, ainda não joguei o Cutie Q.

    ResponderExcluir
  19. Você tem certeza que pegou os Samples do MAME? Sem os samples alguns desses jogos mais antigos não vão ter som. Cosmic Guerilla é um deles.

    ResponderExcluir
  20. Putz não peguei não, ah! eu confundi Samples com CHD (acho que eh isso), achei que um jogo Sample não funcionaria sem isso, mas na verdade Sample é som, claro.

    Beleza, valeu, hehe

    ResponderExcluir
  21. Eu adoro a série Gala(xian)/(ga), o jogo que fiquei mais tempo jogando até agora, talvez junto com Cutie Q. Acho que também merece menção no Hall.

    ResponderExcluir
  22. Hall é melhores Arcades da LGM ou melhores da "LGM Arcade", até agora dentre os que estão nessa lista realmente o CutieQ é bom, diferente mas com certeza jogaremos mais que 10 melhores...

    caraca vc falou do breakout, eu fui jogar de novo e não consegui mais fazer 200 pontos!! Que coisa!!! Tentei várias vezes.

    ResponderExcluir
  23. O hall é para os jogos jogados aqui. Não é só 10, os 10 primeiros ganham destaque, mas a idéia é por no Hall todos os jogos que agradarem mais.

    É a maldição do Breackout. huahuahuahuahua

    ResponderExcluir
  24. Eu pensei que na próxima inclusão iriámos para os anos 80, mas me enganei, ainda tem alguns jogos dos anos 70.

    Em tempo, já tenho jogos preparados para até o fim do ano, talvez mais. A previsão é que entremos em 1981 só em 2011.

    ResponderExcluir
  25. Pus os jogos do mês já na lista! O jogo de 76 (Blockade) é 2P only, e tinha outro muito parecido de 4P, como não sei qual é o original e qual é o clone, optei pelo Blockade.

    Já os jogos de 1977, todos foram licenciados para a Taito no Japão. A única dúvida é Sub Hunter, que talvez tenha sido desenvolvido pela Taito. Todos esses jogos que entraram agora (de 77) foram pegos em uma lista japonesa que, inclusive, falava desse fato do licenciamento, exceto do Sub Hunter, por isso minha dúvida.

    Alguns foi uma luta para traduzir os kanas, e muitos jogos que achei nessas listas japonesas não tem roms, são de tecnologia anterior aos microprocessadores, ou não consegui traduzir do romaji para o inglês.

    ResponderExcluir
  26. O mame foi atualizado... saco.

    Agora toda rom que baixarmos pode não funcionar na nossa versão.

    ResponderExcluir
  27. Um fato curioso. Estava jogando asteroids e as fases iniciais do dinosaurs e hiragana simultaneamente (pc e notebook) quando bati a meta do jogo (já estava considerando até então quase impossível passar a barreira dos 15000). Pior que o dinosaurs tava ficando rápido e no final acho que teria até ido mais longe se tivesse focado no asteroids... mas a questão que não sei responder é, teria chego tão longe focado apenas no jogo? Pois acabei adotando uma estratégia diferente do que costumo usar. Ou talvez tenha sido apenas sorte. hehehehehe

    ResponderExcluir
  28. Jogando os 2 ao mesmo tempo? Ö Loco!

    Eu vi que apareceu o ranking do mes, aqueles jogos era só do mês? Esqueci que faltava eu jogar os outros....

    ResponderExcluir
  29. Sabe como é o início é muito lento... hehehehe

    O ranking é mensal, jogar os jogos pode ser a qualquer hora. Também a entrada de novos jogos é mensal, mas só agora no início que ainda tem poucos.

    ResponderExcluir
  30. Mais um mês se foi, mais um ranking ganho =D.

    Falando sério, esse mês temos mais quatro jogos da Atari, mais um da Gremlin e o primeiro jogo que a Namco produziu, GeeBee. Mas não é o primeiro Namco na LGM Arcade porque eu achei este jogo depois de outros...

    Nos próximos três meses (talvez quatro) os jogos serão de 1979, e depois para o período de 1980, quando os famosos* começarão a aparecer, a entrada de jogos vai passar a ser bimestral.

    * Sem contar os 3 que já apareceram, Galaxiam, Asteroids e Space Invaders. : )

    ResponderExcluir
  31. Eu instalei o Ubuntu com sucesso no Netbook, e to procurando o emulador de MAME, aí vou poder ser mais regular aqui.

    ResponderExcluir
  32. As últimas semanas tem sido corridas, mas vou começar a montar o hall em breve.

    ResponderExcluir
  33. Conforme escrito, comecei o Hall. Tendo a não escolher os jogos de tempo, pois acho injusto ter o tempo de jogo tão limitado, mas alguns passaram.

    ResponderExcluir
  34. Consegui alcançar a meta de Boot Hill! :)

    ResponderExcluir
  35. Uou, esse é um grande feito!
    Caramba, esse tópico também já está grande, quer fazer um terceiro, tipo um tópico rascunho para aquela outra discussão?

    ResponderExcluir
  36. Hehehehe
    Acho que não, se ficar ruim de acessar aqui, movemos o Hall e os outros para outro tópico, mas aqui é pra discutir mesmo.

    Eu sou extremamente competitivo, não pelo melhor placar, mas de não fazer feio ficando longe, por exemplo quando você falou que fechou Mario & Wario, eu quase voltei a jogar, tudo de novo, desde o início, para tentar fechar também. Ainda hoje as vezes penso nisso apesar de ser um jogo muito ruim após um curto tempo jogando.

    Voltando ao Arcade, a idéia de ter um ranking é motivar a continuidade dos jogos mesmo depois da meta, e se você passar minha pontuação, ou encostar, as chances são grandes de eu ir jogar o jogo, salvo exceções de algum jogo muito ruim, algo que dificilmente terá aqui.

    Então o que você está propondo eu já faço e tentei deixar implicito através do ranking. Não vejo problema algum então de tornar isso uma regra para validar os jogos, pelo contrário.

    Para tornar oficial, podemos criar um novo tópico onde transferimos o Hall daqui e colocamos a lista de jogos validados também. No tópico principal podemos marcar o título com alguma coisa para dizer que já foi validado.

    ResponderExcluir
  37. Eu entendo perfeitamente suas indagações e também concordo, mas às vezes um ou outro pode acabar passando batido até por nós dois.
    Se tiver um comentário do tipo joguei pra caramba esse, já conta.

    E pode acontecer de se jogar umas 3 vezes, conseguir a meta e acabar não jogando mais. Nem tenho intenção em alterar o ranking ou Hall, como vai ser feito o tópico também te deixo livre para escolher, só acho que devemos fazer essa validação já que como esse não é um composto sorteado, acaba correndo o risco de ir entrando muitos jogos.

    Eu acabo vendo esses jogos Arcade antigos um pouco diferente dos Mario que vc citou, pois as vezes dura 20 segundos um jogada.

    "Então o que você está propondo eu já faço e tentei deixar implicito através do ranking. Não vejo problema algum então de tornar isso uma regra para validar os jogos, pelo contrário."
    -Então, regra até parece uma coisa forte aqui, mas a idéia é meio que deixar claro, já que não tópicos por jogo por exemplo, ou, muito tempo neles, são simples. Mas sim, esse tipo de alcanço seria uma sub-meta, apenas para se ganhar mais um tempinho nos jogos, e proponho isso até para mim também,
    ~ eu joguei um pouco no Arcade, talvez vc jah tenha jogado pacas todos os da lista e já deveriam ser validados.~
    E se não conseguir a sub-meta, beleza, ele tb é validado, basta dizer que tentou, tentou e não deu.
    Saca?

    ResponderExcluir
  38. É só pra ter certeza que a gente não jogou muito pouco do jogo. (Ou eu pelo menos, hehe, pode ser que vc jah tenha horas em todos. xD)

    ResponderExcluir
  39. Eu acabo de pensar uma coisa, se tu tem jogado muito todos os jogos, então esquece tudo isso, se bem que a sub-meta é legal, rsrs
    Mas se vc tah com tudo nesse composto, então deixa que assim que eu for jogando eu vou validando eles. Aí pelo menos eu sei os que estão restando. Senão também vc chega aos 1000 de Arcade sozinho hehe.

    ResponderExcluir
  40. Okay, alguns jogos eu já joguei bastante outros não. Acho que ficaria mais interessante usarmos uma marca para dizer qual jogo já joguamos bastante. ★ e ☀ Eu fico com a estrela.

    Assim validamos quando ambos marcarmos o jogo. Até porque mesmo já tendo jogado bastante, em alguns casos continuo jogando o jogo.

    Em vez de passar lá pra lista um de cada vez, também acho melhor passarmos de bloco em bloco, tipo 5 em 5, para não precisar editar lá frequentemente.

    ResponderExcluir
  41. Estou reduzindo o número de novos jogos esse mês para dois, pois eles me parecem melhores que os anteriores (por anteriores me refiro aos últimos que entraram). Para o próximo mês pode ou não entrar um maior número de jogos.

    ResponderExcluir
  42. Em vez de duas marcas, ambos podemos usar a estrela. Só por ao lado do seu nome no jogo.

    ResponderExcluir
  43. Interessante aquele "sol?", nunca tinha visto, mas usamos a estrela então.
    Como o "bastante" é uma coisa meio que indefinida e interpretativa, eu vou utilizar aquele método de sub-meta só para eu me organizar.

    A lista que vc diz, é o de JogadosXPlataforma ? Se for isso é tranquilo, o importante é não deixar muitos meses desatualizado.

    ResponderExcluir
  44. Eu descobri recentemente que a codificação UTF8 tem diversos símbolos, então em vez de ficarmos usando imagens, quando precisarmos podemos usar estes símbolos.

    Isso mesmo.

    ResponderExcluir