sexta-feira, 26 de julho de 2024

Registro dos jogos (Backloggery)

Este post é sobre a forma como registramos os jogos, em especial, mas não limitado, aos jogos fora da LGM. Inclui detalhes sobre a utilização pessoal do site backloggery.com e possívelmente outras formas usadas. Criei duas seções separadas para fácil acesso as definições pessoais de cada jogador, se quiser fazer seu registro.

Rodrigo

Uso principalmente o Backloggery, mas conforme mencionei anteriormente, a forma como uso mudou bastante.

A principal "regra", que agora estou seguindo é a de cadastrar boa parte da coleção, jogados ou não. Como exceção são os jogos digitais que não penso em jogar, a maioria adquiridos gratuitamente ou via assinatura. Antes usava muito mais para registrar o que foi jogado.

Com a nova opção de marcar como "shelved", posso facilmente arquivar os jogos que completei ou que desisti "permanentemente". Um requisito meu é que, para arquivar um jogo, primeiro tenho que dar nota e fazer uma review, ou pelo menos um resuminho do que achei.

Estou usando também a opção de marcar um jogo como prioridade. Assim, é criado uma lista com os jogos marcados, que acho bom para lembrar o que quero dar atenção a seguir. E tem ainda um outro benefício, naquela opção de sortear um jogo da para limitar apenas com os jogos prioritários.

Além disso, também estou usando a opção de marcar um jogo como pausado. Este jogos também aparecem na lista de prioridades, acima dos demais. Achei muito útil isso e deixa mais limpo a lista de jogos sendo jogados.

Um outro detalhe. Em casos onde jogos "portados" são iguais ou praticamente iguais, possivelmente apenas usando de emulação, estou cadastrando com a plataforma original e sub-plataforma onde joguei. É o caso dos PS Classics no PS3. Nos demais casos, cadastro com a plataforma jogada e na sub-plataforma a versão original, que foi o caso do Crisis Core por exemplo.

No caso de DLCs de jogos, mantenho como tenho feito. Não gosto de cadastrar a DLC a parte, faço apenas anotações relacionadas no campo "notes".

Em resumo, quero não só registrar o que joguei, mas também o que tenho, para poder consultar facilmente se tenho certo jogo, e se joguei ou não. Quero ter organizado as prioridades e também quero poder consultar jogos jogados conforme suas avaliações.

Como auxílio penso em manter minha tabela no Google Drive, como forma de pré-filtragem de jogos que devo ou não cadastrar ou definir como prioridade.

Marcelo