segunda-feira, 27 de fevereiro de 2023

Impressões em Street Fighter 5

Procurei pelo blog, mas não achei um post para SF5, então estou criando esse.

Antes de jogar esse jogo, minha história era a seguinte: Jogamos SF4, e no final eu meio que tive um "burnout" da franquia, em parte porque estava decepcionado pela falta de evolução em certos aspectos, como modos single-player, visual dos personagens e da história apresentada, mas o principal ponto foi mesmo o online, em especial a usabilidade ruim, com um longo tempo carregando várias telas desnecessárias e a falta de rematch. O tempo de loading provavelmente era ainda pior por causa do antigo hd do meu PS3.

Ai o SF5 é anunciado, lembro que me empolguei um pouco quando anunciaram o Nash, com um visual lembrando o Shadow dos Marvel vs Capcom, mas quando foi lançado o jogo praticamente sem nenhum modo de jogo, eu perdi completamente o interesse. Quando veio na plus o jogo, comecei a ter algum interesse, mas foi só depois de jogar o beta do 6 que eu realmente tive vontade de jogar o 5.

Eu preciso também comentar que jogo este jogo no PS5, alguns loads supostamente demorados no PS4 eu não notei. As vezes alguma luta online demora mais para carregar e desconfio que o oponente está num PS4 quando isso ocorre. O único momento demorado é quando abre o jogo, ele demora para conectar e carregar a "home" do jogo.

Então para mim a usabilidade melhorou um pouco com menos telas e um load um pouco melhor, mas ainda tem um load considerável com propagandas para as lutas online e, notei também, ao fim de cada luta offline da um lagzinho antes de prosseguir. Eu não sou fã de variações nos jogos de luta, seja o SF Zero/Alpha 3, MK10/11 ou nesse jogo com os vskill/trigger 1 e 2. Entre outros motivos, é uma coisa a mais para selecionar, o que pode gerar um tempo extra de espera, sobretudo se um dos dois jogadores se esquecer de selecionar e ai ficam ambos perdendo tempo antes de cada partida.

A jogabilidade mais lenta sei que você não curte muito, eu pessoalmente não tive problemas, me adaptei bem até. Não me importo muito se o jogo é mais lento ou rápido, o que não gosto é de "1 frame links", o que felizmente esse jogo não tem (ou é bem raro). Por outro lado, eu achei que a maior parte dos personagens ficou meio genérico e faltando algo para serem interessantes de jogar com. O design dos personagens não ajuda também, certos aspectos eu já não curtia no SF4, e nesse parece que ficam piores.

Os vários modos single-player desse jogo são o maior positivo, mas ainda assim tem seus problemas, as histórias variam de passável para horrível, eventualmente parecem ter uma boa idéia, mas sem uma boa execução. O que mais gostei foi o modo onde se joga uma adaptação do arcade dos jogos antigos, foi uma boa sacada. O online no geral é uma melhora do SF4 em quase todos os aspectos, do loading ao matchmaking, mas é um pouco brutal de mais o sistema de pontuação do ranking.

Dos trófeus, não sei se vou conseguir o do ranking gold, mas o mais chato achei o do dinheiro, sobretudo nessa reta final, deve faltar uns 22 mil para mim agora, mas desde que tive que começar a jogar o survival no hard demora tanto para completar que acabo perdendo a motivação de jogar esse jogo por muito tempo. E isso que comprei e liberei todos os chars já, não consigo nem imaginar fazendo só com os personagens base.

Apesar da minha descrição nem tão favorável, eu gostei do jogo e estou feliz que joguei. Não sei dizer se gosto mais desse ou do SF4, cada um tem seus prós e contras, possivelmente desse pela maior variedade de modos. Porém é certo que ambos ficariam na parte de baixo da minha preferência de jogos da franquia.

21 comentários:

  1. Eu joguei o online até agora com três personagens, Ryu, Lucia e Akira.

    A Akira é a que to gostando mais e não devo mais mudar.

    O Ryu achei legal, mas como você tinha mencionado acho, todo mundo parece saber jogar contra ele.

    E a Lucia eu curti o estilo dela, mas achei difícil fazer funcionar no online, talvez eu precisasse estudar mais na internet, mas não devo voltar para ela agora.

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    1. Curiosamente eu também fiquei interessado na Lúcia mas eu não a tinha, e depois acabei indo para a Akira.

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  2. Muito desses pontos eu já comentei pelo whatsapp, mas vou ver se tem algum ponto novo.

    A propaganda vc pode desativar, mas no meu caso aqui não melhora muito o loading do versus.
    O Loading do launch eh horrendo e nas lutas online são bem demoradas legal saber que é melhor no Ps5.

    - O Survival no Hard/Extreme eh muito longo mas vc pode salvar, nessas dificuldades eu fiz com dois ou 3 chars aí fiquei farmando pontos no online e trials. Espero que tenhas feito como eu falei antes sobre os pontos senão complica, esse troféu é maldito
    Fez todos os trials?

    A história eu tinha comentado, achei horrível também, depois q eu vi aquelas mini estóris do Abigail me decepcionou de um jeito que comecei a dar Skip de tão idiota q era .

    As variações também não me agradam, eu tô finalizando o MK11 e é complicado mas acabei achando uma combinação boa com o Raide. Aí fica mais legal, mas no geral também nunca gostei desse o SF3 quando tinha que escolher o Super .

    Qual rank vc chegou?

    1 frame link também acho ruim, Virtual Fighter que o diga, mas o jogo podia ser do mesmo jeito mas na hora do combo ser tipo o MK10 ou Tekken ou SF Alpha, mas rápido. Mas eu fiquei menos raivoso quando eu me adaptei com a Akira

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    1. Só uma correção, desativar a propaganda não afeta no modo Ranked, nos outros modos é essencial desativar. Então sempre q tinha uma Quest ali pra jogar no casual ou no saguão de batalha eu desativava a propaganda.

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  3. Minha posição natural é o Silver também, com esforço da pra ir até o Super Silver.

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    1. Depois de um bom tempo sem conseguir jogar seguido, voltei a jogar essa semana.

      Agora to oscilando ali entre silver e super silver.

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    2. Massa eu até queria testar sua Akira, seria Akira vs Akira, mas meu tempo livre também tem oscilado. E nem tô com o jogo instalado.

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    3. Pode ser impressão minha, mas me parece que o pessoal que joga a noite é mais difícil de ganhar do que o pessoal que joga de manhã / tarde. No caso um silver a noite joga melhor do que um silver da manhã / tarde.

      Uma coisa chata é o pessoal que só faz um match e se perde ou até se ganha apertado já não da rematch... Somando com os rage quitters são pontos valiosos que não são ganhos. :-(

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    4. Acho q faz sentido isso de manhã/noite em vários jogos.

      Cara, eu tava jogando o SF4 semana passada enfrentando um cara rank B eu com a Juri com D+ pra conseguir aquele rank C.
      E eu tava jogando bem contra um japonês, tava no fim do terceiro round ele deu ultra, e defendi e contra ataquei com p ultra, só q tem q ver toda a animação pra decretar a vitória, o fdp desconectou pra não perder e eu não ganhei nada de pontos. Uma luta a toa. Eu quase publiquei no YouTube de raiva só pra mostrar o id público dele de vacilão. Mas aí não fiz.

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    5. Eu geralmente acho graça quando alguém da rage quit, mas as vezes da muita raiva mesmo. No Dragon Ball FZ tem opção para não dar match com quem costuma desconectar, devia ser algo presente em todos os jogos.

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    6. Essa semana eu fiquei estável no super silver, subi uma vez pro ultra, e no momento to a uma vitória de voltar para lá.

      Eu não lembro se comentei, mas to bloqueando todo mundo que tem lag constante na partida, porque perdi pontos preciosos por causa disso e 99% de certeza que o problema não é do meu lado.

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    7. Eu já deixava filtro para 4+ , tinha um outro q era pegadinha do malandro.

      No rage quit, se o jogo tá na ativa, blz. Mas jogo morto q poca gente joga e só viciado tá online, é ridículo o cara se rebaixar a isso e são pontos importantíssimos. No V acho q vc ganha os pontos, n lembro

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    8. Pois é, eu to no 3+, mas acho que vou trocar, não ta dando mais.

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  4. O negócio é fazer as Quest pra ganhar o FM mesmo, foi assim q fiz no final, fazia umas 3 lutas onlines por dia e as quests/missões.

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  5. Acho que vou começar a focar no ranking agora, fazendo como você disse, até porque quanto mais próximo do SF6, menos players vai ter jogando o SF5.

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  6. Com microfone da fazer boost desse troféu. Sem Mic a chance de dar errado é grande porque vc precisa saber se o popup apareceu na mesma hora. Mas se o online ficar mais vazio aí fica mais fácil.

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  7. Achei que tinha que ver 30 replays, mas são 50. :-O

    De troféu falta o ranking gold, 300 wins no ranking e esse do replay. Uma coisa legal do PS5 é que você pode ver apenas os troféus que faltam de um jogo.

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    1. Massa, no PS4 eu deixo ordenado então sempre mostra os que falta primeiro enquanto tô com jogo aberto, então é quase a mesma coisa.
      Mas oq me incomoda são os troféus escondidos, eu queria sempre deixar tudo liberado.

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    2. Hum, tenho que verificar como fica com troféus escondidos, não sei dizer se tem alguma opção no PS5 pra mostrar.

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    3. Pra ver um por um deve ter. Apertando quadrado no troféu. Mas seria bom um "Show All"

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