quarta-feira, 1 de maio de 2013

Final Fantasy & objetivos próximos, e uma idéia nova

Então, vi que você atualizou o status.

Com o problema da minha TV estou impedido de continuar FF12 no momento, mas vou aproveitar pra avisar que estou mudando um pouco a ordem do que vou jogar e quando jogar.

Como já discutimos algumas vezes, no início da LGM o foco era jogar tudo e fazer tudo, mas como já percebemos não da. Além de problemas com o tempo, acabamos cansando do composto e desviando a atenção para outras coisas. Em vez de seguir uma ordem cronologica de lançamento ou de relação entre os jogos eu acho que será mais benéfico seguir uma ordem por objetivos.

O meu objetivo principal com o composto Final Fantasy sempre foi jogar FF1 ao FF12, objetivo este que quase completei. Claro que eu quero jogar todo o resto, mas o principal são estes. Como objetivo secundário gostaria de jogar alguns poucos, seria esta ordem FFIV (DS), FFVII:CC (PSP), FFIII (DS), Dissidia (PSP).

Então não faz sentido eu jogar FFX-2 ou FFXII-2 por exemplo antes dos que quero mais, até porque se depois resolvermos terminar de repente o composto (como aconteceu com Zelda e Mario) prefiro não jogar estes do que os outros. Então para um melhor desempenho no composto, minha ordem a partir de agora será FFIII (DS), FFIV (DS), FFVII:CC (PSP) e então Dissidia. Depois desses se ainda estivermos no composto eu jogo o que sobrou.

Claro que acho importante considerar uma ordem que não faça jogarmos um jogo recente antes de um super antigo, até porque é bacana ver a evolução dos jogos e tal, mas acho que na reta final dos compostos, quando começa a aparecer remakes e spin-offs, nessa parte acho que devemos ordenar mais pela nossas prioridades, pelo menos quando não há plot que ligue os jogos.

Com isso escrito eu divulgo agora minha idéia (que eu acho que até já mencionei anteriormente, mas reforço agora). É simples na realidade, estou propondo apenas para acontecer uma vez, mas nada impede que façamos isso no futuro se necessário. Com o passar dos compostos alguns jogos não conseguimos jogar ou são lançados novos, para recuperar isso o que proponho é que após a finalização de Final Fantasy, Castlevania e Plot ocorra uma recapitulação onde selecionamos alguns jogos destes e de Zelda e Mario que ficaram pra trás ou surgiram depois e jogamos. Isso ajudaria também no caso de querermos pular determinado jogo para avançar pro próximo composto já que podemos jogar ele então nessa recapitulação.

Podemos fazer uma lista grande, o importante é estabelecer uma ordem de conjunto pequenos de jogo, assim jogamos o que consideramos o mais importante e se ainda quisermos jogar mais destes jogamos o próximo grupo de jogos na ordem definida. Por favor também não entenda que temos que colocar todos os jogos possíveis, por exemplo eu não penso em incluir nenhum jogo da sub-série "Mario & Luigi", e pra ser honesto nem da sub-série "New"

Teriamos a nossa disposição toso os jogos que ficaram para trás e lançados posteriormente dos compostos Zelda e Mario, também teremos possívelmente algum jogo de Final Fantasy, Castlevania e Plot que ficarem para trás ou forem lançados posteriomente. Isso incluí remakes que decidimos não jogar no composto para não saturar ele mas podemos achar interessante depois. Castlevania é um bom exemplo, tem muitas variações e remakes do primeiro jogo, mas o melhor é jogar pouco no principal que já tem vários jogos e se acharmos necessário quando estivermos montando esta recapitulação, ai incluímos algun(s) dessas variações/remakes.

O que eu já posso dizer que gostaria de jogar nesta recapitulação seria:

  • The Legend of Zelda: Wind Waker
  • The Legend of Zelda: Twilight Princess
  • The Legend of Zelda: Phantom Hourglass
  • The Legend of Zelda: Spirit Tracks
  • Super Mario Galaxy (e se eu gostar o segundo também)
  • Mario Sunshine
  • Paper Mario (Game Cube)
  • Super Paper Mario (Wii)

Note que estes seriam os que quero incluir no início, mas não necessariamente jogariamos todos estes, exemplificando o que escrevi anteriormente, formariamos grupos, por exemplo, o primeiro grupo teria Wind Waker, Super Mario Galaxy, um castlevania que ficou pra trás e o recém lançado Super Street Fighter V Double Dash Turbo. Depois de jogado este primeiro grupo nós veriamos se queremos continuar jogando esta recapitulação ou partir para um composto fresquinho.

4 comentários:

  1. E desde antes da nossa última reunião eu ainda tenho vontade de começar o plot duma vez, nem que atropele tudo... =/

    ResponderExcluir
  2. É verdade tem o plot, ele seria agora antes mesmo do Castlevania né? Nesse ponto eu não lembro mais...

    Bom, sobre o assunto acho que conversmos há muitos ciclos atrás e após Castle, FF e Plot está de bom tamanho para mim, e isso deve demorar um pouco sendo realista.
    Eu entendi quanto aos jogos pulados e pós-lançados, porém o termo deixados para trás, incluiria mais algum tipo? Como os desistidos, realocados, 2nd quests, etc?
    Logo de cara, já comunico que todo Zelda é super bem vindo para mim, e como é de se esperar é muito cedo para querer colocar um FF na lista, mas com o tempo a vontade volta, tenho certeza.

    Sunshine e Galaxy eu iria validar, porém o Galaxy 2 me interessa, é bom eu ter essa vantagem visto meu histórico. Então sua idéia é boa e faremos conforme vc falou.

    Quanto à ordem do FF eu concordo em parte, porém não contesto sua escolha apenas vou comentar oque vc escreveu. Em relação à dividir para não conflitar gerações muitos distantes estamos de acordo, porém eu penso um pouco diferente em relação a jogar antes oque eu mais quero. Eu queria muito jogar a nova geração PS1 e PS2, por isso inicialmente fazia sentido jogar todos os remakes e depois ir para o FFVII, ou para o X iniciando a era recente do PS2, pois assim eu jogaria as pendencis e ficaria focado no fim do composto para jogar sem pressão o que eu mais queria, claro que faz sentido no caso que vc realmente não tá afim daquele jogo e preferia que nem estivesse no composto, isso ocorreu no Mario, não chega a ser meu caso no FF.
    Conforme vc foi jogando em outra ordem eu tentei acompanhar, então se eu tb fui para o X, eu iria para o X-2 e XII(e XIII) para seguir a linha e depois voltar para o remake é outro "mundo". Então nesse quesito não importa muito a data, pois ficam em anos próximos e plataformas diferentes, mas dá para fazer de varias formas no FF.
    Na minha cabeça é estranho jogar outros jogos entre as continuações, a não ser claro que o composto se encerre e não precise jogá-los, porém de minha parte não vai ocorrer.
    O Crisis Core até agora não estava no composto, se combinamos me avise-por isso é bom sempre deixar o status atualizado com os integrantes, porém recomendo que vc jogue-o, é muito bom. Na epoca em que eu jogava eu estava rejogando em uma dificuldade mais alta com pretenções perfeccionistas olhando todos os cantos, porém é mais sábio de minha parte, com vc jogando, apenas validá-lo como completado.
    É engraçado pois na lista original estaríamos ou já teriamos jogados O III e IV do DS, e como vc já foi pro XII e está em andamento nele, me faz também continuar para o X-2, XII, XII(DS) e XIII(não oficialmente) para só depois ir para o remake. Outra opção seria eu sair do X-2 para remake para depois voltar a sequencia de lançamentos. Pelo que eu estou entendendo vc vai deixar o X-2 e XII na metade, não entendi se vc terminar o XII primeiro e depois ir para o III, nesse caso vai depender de como vai estar a situação, se vc ficar mais tempo sem poder jogar e eu achar que consigo te açançar no XII eu vou fazer isso, pois acabo de fechar o X. :), e na minha lógica eu devo jogar o X-2, de maneira nenhuma vou pulá-lo, o risco de não voltar nunca mais é enorme, se eu fechar o X-2 e vc estiver se preparando para iniciar o III aí mudo meus planos e inicio contigo, então vai depender dos acontecimentos.

    ResponderExcluir
  3. Ah, sim, incluímos o Crisis Core faz tempo, se você olhar naquele meu post com o meu cronograma vai ver que o jogo está lá. Originalmente não tinhamos colocado ele pois na época jogos de PSP não entravam.

    No passado eu concordaria com você, jogar as seqüências logo após os jogos, mas hoje, até onde sei, com exceção do Crisis Core, as seqüências são no mínimo fracas comparadas com os originais e outra, mesmo elas foram lançadas depois de outros jogos. Eu só mudei minha ordem porque o composto está se esgotando comigo, eu acho até que a culpa é do X-2, e quero garantir que eu jogue os jogos que mencionei enquanto ainda estou com alguma vontade.

    Minha idéia é jogar FF12 e depois os mencionados acima, porém como estou sem TV eu já comecei o FFIII pra não ficar perdendo tempo. Voltando a TV eu pauso o 3 e continuo o 12 (se não tiver fechado até lá).

    Oficialmente a ordem é Castlevania depois Plot. Cogitamos no passado inverter essa ordem, mas pelo que lembro deixamos pra definir isso após o fim de FF. Mas de minha parte é improvável eu não querer jogar o plot antes. Até porque podemos jogar online de 2p o plot, especialmente o IV! =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É porque realmente não são sequências, a única sequência que vi ou joguei até agora é o Filme Advent Children, os outros jogos estão no mesmo mundo ou a sequencia de um personagem e não dá historia original em si, e tem os Prequels, o CC é realmente o prequel do VII, diferente do Before Crisis que é um prequel porém dos Turks, ou seja, focando mais uma vez em um personagem ou grupo.

      Pena que não deu pra sincronizar mais uma vez. Eu até to gostando do FFX-2, a história é quase nula em relação ao FFX, a unica coisa que poderia se chamar de sequel é avançar mais no tal do Tidus, mas como vc disse tb não avanço a historia pois temos que fazer 500 sub-stories e side-quests, mas não está me cansando ainda.

      Eu ver o post e coloco no Status o Core então.

      Excluir