segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Contra³

Eu estava lendo sobre Choplifter, ai fui baixar a versão do Famicom para ver como é, e reparei que a versão JP de Contra tinha inúmeras traduções, inclusive inglês. Obviamente isso 99% das vezes significa que a diferenças nos jogos, e nunca é pouca coisa. Ai fui me informar e acabei vendo que tem inúmeras versões de Contra.

A original é do Arcade, e as fases são meio que um labirinto. Há várias versões para computadores antigos como o Commodore 64. Esses ports na Europa recebeu o nome de Gryzor. Depois ainda teve o port pro Famicom e pro NES. Nestes ports o jogo é mais linear, sem os labirintos, com isso foi removido uma funcionalidade de ver os mapas das fases. A versão Famicom recebeu um chip especial na Konami, que faz com que o jogo tenha gráficos melhores, e além disso, cada fase tem cut-scenes e um mapa que mostra a posição do jogador (deve ser semelhante aquele de castlevania). O jogo ainda conta com mais códigos, que permitem seleção de fases e um modo sound-test! Tem até um easter egg após os créditos! A versão NES não tem nada disso que escrevi. huahuahuahuhuauhua

Na Europa a versão NES foi renomeada para Protobotector, com algumas modificações nas pessoas para parecerem robôs.

E tem mais! Há uma versão para o MSX2 (only JP), que devido as limitações do console, tem um sistema de flip-screen (aquele de Zelda e ... SMB. Special nãaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaao). Ainda tem uma barra de vida, ou seja, o jogador não morre com apenas um hit e possui 19 fases em vez das 10 do Arcade e 8 do Famicom/NES, sedno 9 baseadas na versão Arcade e as outras 10 totalmente novas.

Uau! Eu nem imaginava que havia tantas versões! E agora, o que entra no Contra e o que vai ser espalhado para os outros compostos?

Ah sim, na versão de Contra 4 do DS, está incluído Contra 1 também, seria a oportunidade perfeita para oferecer a versão completa do jogo (a do famicom) para o ocidente, mas provavelmente não foi feito isso! =/

2 comentários:

  1. Por isso que antigamente eu não conseguia achar os jogos Contra.

    Oque eu comecei a fazer no Cinematic, é que os jogos que tem essas diferenças tb entram, pois não é só fases a mais, são com jogabilidade diferente, e ainda por cima deve ter uma diferença tecnica considerável. Mas como a gente passou por aquela fase negra na LGM, é aquela coisa... dependendo de como está, pode acabar entrando todos no Contra ou só os principais, a principio eu sempre escolho todos, quando o composto tem uma boa referencia como esse.

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  2. Eu concordo, quanto mais melhor, mas depois de Mario temos que ser mais cuidadosos. hehehehehe

    Por exemplo, seria perigoso incluirmos todas as versões FMC, NES-EUA e NES-EURO, pois caso empaquemos no jogo, vai ser que nem as 15 versões de SMB. no composto do Mario. xD

    Todos os ports para versões pc da europa também parece exagero, embora talvez não sejam tantas.

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