quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Nestopia - Info e configurações



Considerado pelo PlanetEmu um dos dois melhores emuladores de FMC/NES, junto com o VirtuaNES. É compátivel com a maior parte dos jogos, apresenta diversas opções e roda jogos do Famicom Disk System.

Porém o sistema de save é "frágil", pois o arquivo de save (sram), só é criado/escrito quando fecha o emulador, então qualquer anormalidade que encerre a execução do programa abruptamente pode causar a perda do save. Também um load-state acidental pode sobrescrever o save (mais detalhes nos comentários).

Ponto forte: Compatibilidade, fidelidade e roda jogos do FDS.
Ponto fraco: Sistema de save é "frágil".

Versão atual: 1.4 - 2008
ROMs compactadas: sim - zip 7z

Configurações:

5 comentários:

  1. Este post já serve como experimento para outros futuros. Como mencionado no tópico lista de emuladores, podemos criar links com mais informação sobre um emulador, especialmente para incluir configurações e outros detalhes.

    De uma olhada na minha configuração, acho que assim fica o mais real possível. Se tiver algo errado me avisa. Também se puder me indicar qual é aquele post com o problema que ocorreu com vocâ do Nestopia para eu atualizar o texto, ou então atualize você mesmo se preferir.

    ResponderExcluir
  2. Não cheguei a pesquisar a fundo como deixar o mais fiel possível no NES, posts deste tipo podem ser muito úteis quando tivermos essas informações.

    Quanto ao Save é o seguinte:
    1-O arquivo de save normal (sram), só é criado/escrito quando fecha o emulador, então uma queda de luz ou erro no programa faz você porder seu progresso, pois ainda não foi salvo.
    2-O Save State arrasta o Sram, então um Load "sem querer" no State, faz seu Save Ram voltar aquele passado e não tem como retornar.

    Esses 2 detalhes não acontecem por exemplo no ZSnes, ele escreve o sram na hora e há a opção do Save State arrastar ou não o Sram, e mesmo arrastando ele não vai sobrescrever o save quando fechar o emulador, somente se salvar no jogo.

    Ou, seja, explicando melhor o caso 2.
    Oque aconteceu comigo. Você tá jogando normal, e tem um SaveState de horas atrás, sem querer apertei num 1 do teclado, e ele fez Load.
    Eu não queria ter feito o Load então fechei o emulador, pensando que poderia abri-lo novamente para continuar do meu save. Mas quando fechei o emulador ele sobrescreveu meu save. E não tinha como fazer backup, pois ainda não existia o arquivo. A-do-rei.

    ResponderExcluir
  3. Eu sabia que tinha a haver com o sistema de save, mas não lembrava exatamente o ocorrido. Vou tentar atualizar o post com as informações.

    Quanto a configuração, há uma alternativa, da para deixar no modo standard e em settings marcar bilinear ON e scanline 25%. Fica parecido com a primeira opção, mas acho que a da foto deve estar mais próxima do real.

    ResponderExcluir
  4. Eu vou dar uma olhada como está o meu Nestopia, mas uma coisa que complica muito configurar, é que dependendo da resolução fica diferente o resultado, como por exemplo os scanlines, deve ser por isso que há a opção de escolher como quer fazer, pois se muda a resolução o scanlines muda o comportamento. Ou seja muito provavel que teremos 2 configurações postadas, já que vc está 1440x900 e eu 1280x720.
    Não se chegaste a testar as configuração como eu coloquei no ZSnes, quando voltarmos ao NES, vou pesquisar mais sobre as configurações, no Super foi mais facil pois eu tenho um, sei como era.

    ResponderExcluir
  5. Então, no meu PC eu estou usando a configuração da foto, já no meu note, a resolução é outra e estou usando esta dos comentários, pois senão fica muito escura a tela. Talvez não esteja perfeito, mas acho que chega perto. =)

    ResponderExcluir